sábado, 14 de junho de 2008

FÓRUM INFORMAÇÃO

NOTA: A parte final do original deste Post foi retirada. Embora não existindo qualquer intenção de atacar pessoas ou instituições, o Fórum Marvão reconhece, que o último parágrafo podia ser susceptível a essas interpretações, pelo que pedimos desculpa se alguém se sentiu visado, pois não era essa a finalidade desta rubrica.
O Fórum Marvão inicia hoje uma nova Rubrica denominada, “Fórum Informação”.

Neste espaço pretendemos informar os nossos visitantes, acerca de notícias que nos vão chegando sobre Marvão ou consigo relacionadas, quer através de pesquisas nossas, quer através do que outros tenham noticiado e que cheguem ao nosso conhecimento. Simultaneamente, pretendemos lançar o debate sobre essas notícias, por todos aqueles que frequentem o Fórum.

Este espaço pretende ser isento de opinião, deixando essa parte para todos aqueles, que caso queiram usá-la, o façam através de “comentários”.

Para 1º tema escolhemos a notícia hoje divulgada pelo Jornal Fonte Nova:

NUNO LOPES É O CANDIDATO DO PARTIDO SOCIALISTA À CÂMARA DE MARVÃO, NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EM 2009


Em reunião do Secretariado da Concelhia do Partido Socialista de Marvão, foi aprovado por unanimidade o candidato à presidência da Câmara Municipal de Marvão: engenheiro Nuno Filipe Sernache Gonçalves Lopes. A escolha do candidato teve a aprovação da Federação Distrital do Partido Socialista de Portalegre.
Nuno Filipe Sernache Gonçalves Lopes tem 33 anos. Natural de Portalegre, reside actualmente no Porto da Espada, é licenciado em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico, e possui Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho.
Actualmente desempenha funções na Câmara Municipal de Marvão, é docente da Licenciatura de Engenharia Civil na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, pertence à Corporação dos Bombeiros Voluntários de Marvão como Equiparado a Adjunto de Comando e é vice-presidente da Associação de Parapente da Serra de São Mamede.”
Nuno Lopes perfila-se assim como o 1º Candidato à presidência da CMM.

19 comentários:

Clarimundo Lança disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rasteirinho disse...

estava-se mesmo a ver...
os senhores nem deram tempo para ser uma desilusão,até porque nunca enganaram ninguém.
Passado um mês cá ficou expresso ao que vinham...a política, sempre a política...
São defensores do dar a cara e de assinar a autoria dos comentários, no entanto, se a conversa vai para a política, e para a crítica política, logo surge assinado por um tal de "Fórum Marvão"????
Então é para isto que vai servir este blog daqui em diante, certo? Para dizer mal deste candidato, para fazer críticas ao partido tal, para fazer campanha encapuçada por outro.
O apelo da proximidade das eleições é forte demais não é? Já se começam a chegar À frente as conversinhas do costume, fala daqui, fala dali, que somos sempre muito melhores do que os outros...
Mas não são, senhores, não são...

Luísa Garraio disse...

Boa tarde Sr. rasteirinho, não percebi a aplicação do vocábulo “desilusão” no seu comentário…poderia explicar-me?
Os propósitos deste fórum estão a ser alcançados, basta ver a análise feita ao “primeiro mês” do nascimento do mesmo…

Quanto a essas acusações de candidato “encapuçado” também poderia explicar-me a quem se refere??
Isto de fazer comentários deve também implicar “clareza” e veracidade nas afirmações , sobretudo esclarecimento dos factos.

Já agora tem alguma coisa contra a notícia que foi publicada pelo Jornal Fonte Nova e aqui transcrita?

Acredito que nos próximos tempos, neste espaço se fale de candidatos, de eleições e será que não é mesmo urgente falar/debater?

Muitas vezes lamentamos os nossos “atrasos” em relação a tantas áreas, sentimos por vezes , falta de informação,… não lhe parece pertinente que nos preocupemos com o futuro do nosso concelho e com o seu destino?

Faça uso do seu nome e chute rasteiro…

Gostava de acrescentar, que aqui ninguém se julga melhor que ninguém, e essa mentalidade tão pequena passa- me mesmo ao lado, eu tanto digo que isto é bem feito como o contrário e pouco me importa se foi um Rosinha, um Alaranjado ou Independente que o fez… a diferença passa por aí… e por isso MARVÃO continua a perder a olhos vistos…

Bonito disse...

Aquilo que será o “Fórum Informação” está claramente expresso na sua introdução.

E ponto!

Querer daí tirar outras ilações é pura imaginação e especulação. E essa especulação fica com quem a emite.

A notícia transcrita é importante para o concelho e, portanto, parece-me pertinente a sua divulgação nesta nova rubrica. Penso que esta atitude em nada prejudica o candidato. Até me parece que a mesma poderia, eventualmente, “irritar” os apoiantes incondicionais do PSD, pela publicidade dada ao novo candidato opositor.

Por isso, surpreende-me a “irritação” dos apoiantes incondicionais do PS perante esta divulgação!

Achar que falar de política do concelho neste espaço é incorrecto, parece-me descabido. Política, fazemos todos, todos os dias. Mesmo inconscientemente! Por isso, a política é muito importante.

Por outro lado, considero que, aquando das eleições, tem existido sempre um fraco ou inexistente debate de ideias entre os vários projectos que vão a votos. Emitem-se, apenas, simples “programas” eleitorais, copiados dos opositores ou de eleições anteriores e, depois, a escolha faz-se simplesmente pela linhagem familiar do candidato, ou pelo seu aspecto exterior ou, ainda sobretudo, pela sua simpatia e firmeza do seu aperto de mão.

Dirimir argumentos, apresentar ideias e debater projectos é fundamental para que as pessoas façam escolhas baseadas naquilo que é realmente importante: o projecto, as opções e a estratégia!

E para isso, o Fórum Marvão pode dar uma ajuda. Por muito que custe àqueles que não gostam de ser postos em causa, nem dar explicações aos cidadãos/contribuintes sobre o seu trabalho e as suas opções. Nem gostam que as pessoas meditem!

Concretamente sobre esta primeira notícia veiculada pelo “Fórum Informação”, direi que é cedo para afirmar se a opção apresentada pelo PS é boa ou má. É preciso conhecer o candidato e perceber quais são as suas ideias e estratégia para o concelho. E, mais importante, conhecer os outros nomes da lista. Saber qual é a sua equipa! (mesmo, correndo o risco que, depois, os mesmos sejam postos na prateleira, na medida em que fez o actual presidente).

A mais importante decisão do gestor de topo de qualquer organização é a escolha da sua equipa. Isso fará, posteriormente, toda a diferença porque se trata do capital mais importante da organização: as pessoas e a sua inteligência!

No entanto, diria também que escolher, novamente, um candidato de fora do concelho, não me parece, à partida, boa opção…

Mesmo nada boa!


Grande Abraço
Bonito Dias

rasteirinho disse...

ao que parece fui bastante mal interpretado na minha declaração, mas não me importo nada de esclarecer:

- acho muito útil e profícuo serem debatidos temas de política neste espaço, acho indispensável mesmo, condeno sim o modo como foi feita a CRÍTICA política

- sou da mesma opinião que o sr. clarimundo lança, falar de política sim, mas com isenção

- Forum INFORMAÇÃO e depois emite-se uma opinião? Chame-lhe então outra coisa

- Defendem o dar a cara e o assinar o nome e depois LOGO NESTE TEMA assinam como "Forum Marvão"?

- Não sou nem nunca fui filiado nem sequer simpatizante de nenhum partido. Assumo até que desde os 20 anos que não voto nem pretendo voltar a fazê-lo

- Agrade-me o debate de ideias e quero ver o concelho debatido, acho sim que este blog assumiu à partida uma posição, embora não assinada, e é isso que me desilude, a falta de isenção

Cumprimentos a todos, que vai começar o jogo e é a Selecção que eu quero ver chutar rasteiro!

Maria disse...

A propósito de “informação”, eu que até nem sou muito dada a este tipo de bate-boca acho-me no dever de emitir a minha modesta opinião.
Informar, tal como o nome indica passa por isso mesmo: comunicar, dizer, contar…
Desta forma e independentemente da “pigmentação politica” a que cada um tem direito /dever, o post nada mais tem do que se refere no título, senão vejamos:
- A notícia publicada está em itálico e entre aspas, certo! Não é preciso dizer mais nada.
- O seguimento da informação, nada diz de novo acerca da situação institucional do município; e se, por ventura tivéssemos que fazer um balanço, não sei para que lado penderia o fiel da balança.
Mas, e só para acabar, eu utilizo o meu dever/obrigação cívica que me permite votar desde os 18 anos, senão, de outra forma como poderia opinar, apoiar e ou contestar algo, para o qual não “botei água nem sal…”

Beijos e abraços

rasteirinho disse...

pois é, cara maria, mas cada um usa a liberdade como bem entende!

Luísa Garraio disse...

Agradeço os “esclarecimentos” dados pelo Sr. Rasteirinho… apetece-me apenas acrescentar …

Parece-me precipitada a sua conclusão sobre “ não isenção”, uma vez que esta foi apenas a primeira notícia desta nova rubrica. Quando forem apresentados os outros candidatos , cá estaremos para informar, comentar, criticar, opinar…

Parece-me também um pouco estranho, para uma pessoa que não exerce o seu dever cívico (como fez questão de dar a conhecer), tanta preocupação manifestada pelo modo como foi dada a conhecer esta notícia pelo fórum…

Mas posso estar a interpretar mal as suas palavras, é que isto de se escrever o que se pensa, sendo um exercício de liberdade, corre-se sempre riscos, no entanto, sempre que se contribui para um sério confronto de ideias o propósito é válido.

Claro que estamos preparados para as críticas, de outra forma não teríamos arrancado com este espaço…venham elas, conscientes, realistas… e Marvão só terá a ganhar…

João, disse...

Ora vivam meus caros amigos e amigas do Fórum. Permitam-me os parabéns a todos estes entusiastas e animadores da coisa, assim é que é: debate, discussão, cada um a defender aquilo em que acredita e no fim algumas conclusões. Este é sem dúvida um dos objectivos deste espaço.

Permitam-me também que apareça por aqui de vez em quando em contra-mão, mas às vezes é necessário. E sendo assim, começo por dar os parabéns a este visitante que assina como “rasteirinho”, sobretudo pela coragem de não ter virado a cara à luta e ter insistido nas suas ideias. Pelos vistos com alguns “resultados”.

É pena o meu amigo (a), ter feito logo à partida alguns julgamentos que me parecem injustos (por enquanto), a este espaço e aos seus Colaboradores, porque, sinceramente, gostava que estivesse enganado, assim como pensar que nos queremos esconder atrás de “pseudónimos”! Como deve ter concluído teve aqui um grupo de pessoas logo dispostas a dar a cara e a servirem-lhe de interlocutores.

Quero-lhe ainda dizer, que para mim, pessoalmente, não me incomoda nada o seu pseudónimo, embora gostasse de conhecer com quem estou a discutir. Mas percebo que a liberdade e a democracia da nossa terra deixam ainda muito a desejar e assim compreendo os seus medos. Não deve é acusar outros daquilo que são as suas fragilidades, isso em Psicologia, denominam-se “projecções” e estão há muito explicadas.

Por último gostava de lhe formular um convite: venha para este espaço e seja um dos colaboradores participando activamente, já que lhe agrada o “debate de ideias e quer ver o seu concelho debatido”. Este Fórum também pode ser seu, para isso, basta dirigir-se a qualquer um dos Colaboradores e mostrar a sua disponibilidade.

Para mais tarde fica a minha opinião sobre o Candidato, que é o essencial deste Post…

Um abraço

jbuga

Luís Bugalhão disse...

bom amigos, agora sim! política pura e dura, na pior vertente.

tive um prof de introdução à política que dizia que a política é a disciplina que se exerce para buscar a felicidade do homem e da mulher, enfim, das sociedades. claro que a consciência, essa bendita evolução do universo, tinha que perverter o conceito original (ia dizer etimológico, mas não tenho a certeza), transformando o importante em... xaropada.

e é disto que se trata neste post.

primeiros: muito boa ideia em falar dum candidato à cmm. será cedo, é certo, mas o sr tem que começar a dar-se ao conhecimento;

sigundos: é da oposição! questão conjuntural, que os que agora estão em funções tb já o foram;

a seguir: é bem que haja pluralismo, mas (ai, ai, ai que me tiram o poiso);

o qu'é isto?: sondagem? enquete (cm diz o lança, olá companheiro)? sobre se é boa ou má? a nomeação??? boa ou má???? sim ou sopas??? oito ou oitenta??? deixa lá o homem dizer alguma coisa caraças! dp logo faremos a pergunta. ou será que tb vamos ver uma pergunta parecida qd aparecer o candidato dos 'outros'?

atão não era mas é de dar a notícia (ou citá-la) e prontos?

acho que se borrou a escrita desta vez...

e este post devia ter sido assinado por quem o fez, mm que tivesse sido o '... grupo de pessoas logo dispostas a dar a cara e a servirem-lhe de interlocutores.'. era só pôr os nomes, todos, de quem fez o post e pronto.

é que assim temos que dar razão ao rasteirinho, qd diz que faz da liberdade o que quizer fazer com ela. ou então não se punha lá a tal pergunta maniqueísta... a coisa ficava mais frouxa (mais consentânea com o 'terreno'), mas não dava azo a comentários de anónimos.

o rasteirinho será bem recebido qd se identificar. mas tb é bom que o tal de 'fórum marvão' se identifique. é que eu tb sou 'fórum marvão' e não concordo com o post lado a lado (nesta janela temporal) com o tal inquérito. e do mm modo que não ligarei ao rasteirinho (até pq o raparigo nem vota, embora eu tenha quase a certeza que é por não se falar de futebol aqui), tb não ligarei ao tal de 'fórum marvão' enquanto postador. é que não vem na lista de autores pois não?

mais! relembro que 'O “Fórum Marvão” não se identifica com qualquer formação política e a responsabilidade das opiniões aqui expostas serão dos seus autores.'. mas quais autores?! ê nã fui! ou será que eu, não me identificando com nenhuma formação política (apesar de ser comunista), não sou autor tb? cum catano, estou mm cm a florisberta, mt confuso...

triste companheiros, quase tão triste cm a estória do guarita/munícipe.

abraço, e vejam lá (os 'fórum marvão') se mudam de rumo. é que eu pensei, lá no saudoso jantar do 'pino', que já não houvesse carreiros desses. em Marvão.

lbuga

Luísa Garraio disse...

Boas pessoal do fórum

Espero que o Luís já estejas menos triste, se te anima veres o número de visitantes do fórum, a julgar por ontem…a coisa aqueceu… muitos “mirones”…e alguns votos na tal pergunta algo incomodativa para uns, para mim quando a li também , achei que seria cedo de mais, mas numa segunda leitura acho que foi oportuna: só vota quem entende em consciência que o deve fazer(penso eu…) portanto para mim que ainda não sou conhecedora do candidato, do seu projecto e da sua equipa, só me resta não responder.

Por outro lado, apenas senti que devia questionar o sr. Rasteirinho, uma vez que enquanto colaboradora deste espaço, achei injusto a forma como “julgou” os colaboradores ( não tendo eu directamente responsabilidade por este post do “fórum Informação”) deste espaço.
Considero prematuro tecer conjecturas e conotações políticas quando se deu a conhecer uma notícia de um primeiro candidato e se acrescentou que seria útil “aparecer” uma oposição à maneira, falando do “terreno actual”…que mal tem opinar dessa forma?? Somos livres de o fazer ou não? Se fosse emitida a opinião num comentário já não se diria nada, o problema residiu na inclusão dessa mesma opinião no post…quanto a mim a única falha aqui foi cometida foi da “assinatura”…mas quanto a isso, ao aceitar colaborar neste espaço, conheci as pessoas que levaram a ideia por diante, e em espírito de equipa, estou solidária com as mesmas, emitindo a minha opinião sempre que entender que o deva fazer.

Não duvido que quando surgirem novas noticias de apresentação de candidatos, o fórum cá estará para dar a conhecer e renovar as perguntas, como é seu dever…

Luís Bugalhão disse...

pois é luísa, mas o problema é o, ou os autores terem-se escondido. seria o primeiro a congratular a coragem por incluir neste espaço a citação da notícia. não posso é concordar que se coloque um inquérito com uma pergunta de sim ou sopas sobre a notícia, ou sobre a 'nomeação', sob a capa do anonimato, vinculando quem aqui opina cm autor à posição dos que se esconderam. eu sei que já esclareci que não acho bem, mas é o princípio de achar que se pode usar uma coisa que é de todos os autores, para disfarçar que não é de nenhum em particular, que está profundamente errado. que pobreza minha cara!

e depois, e esta é muito boa: o rapaz foi nomeado, não é? não foi escolhido, nem terá havido debate entre os socialistas do concelho nem nada não é? nem terão falado com ele para que ele, corajosamente decidisse avançar num 'terreno' minado à partida (cm se pôde, infelizmente, ver por este pobre exemplo). foi nomeado e ponto final. ah, e depois é de fora, não é? cm é de fora, apresenta-se e julga-se logo a seguir. que grande pluralismo! que grande pintarola para debater! é boa ou má, hein? que dizeis marvanenses? não vale dizer que é assim assim, nem que poderá ser uma boa aposta embora com algumas reservas por ser de fora, não é? tendes que dizer, marvanenses visitadores do fórum, se é boa ou má, a nomeação. linda maneira de perverter o debate de ideias que se quer livre, sim senhor, mas com coragem tb. com frontalidade. e isso não foi feito, e não é uma coisa de somenos. é muito grave, e foi uma coisa baixa.

é isto que condena ainda hoje a nossa terra, este... ainda agora apareceste e já estás a levar nas orelhas: é bom ou mau? que dizeis nossos caros visitantes? é isto que nos faz um dos mais tristes e pobres concelhos do país, este sentimento de casta, condimentado com intriga de pacotilha...

bem podes dizer, cara amiga, que com os próximos vai ser diferente. mas eu não acredito. e digo mais, olhando para o que ali vem postado, e à distância que me deixa livre para dizer o que acho, é uma hipocrisia! é cm eu disse a política no seu pior, é rasteiro (talvez tenha sido por isso que apareceu a rapazinha 'rasteirinho', para condizer com o que ali se postou ao lado do inquérito).

não falo do que foi retirado, pq não cheguei a ler. mas se era para retirar, que se apagasse o inquérito. e eu não sou daqueles que pense que não se pode opinar sobre tudo e mais alguma coisa que diga respeito a Marvão. acho é que as coisas devem ser feitas com alguma ética, ainda que possam polemizar. por exemplo, pq é que o tal de 'fórum marvão' (e não informação, isso é a label) não colocou a seguinte questão, que estava quente do post do boletim municipal: concorda que o presidente da cmm, contra tudo e contra todos, até os do seu partido, tome decisões unilaterais? sim ou não? e assinavam, sei lá, 'fórum do escondidinho', para não correrem o risco de ficar de fora na lista do ano que vem. hipocrisia por hipocrisia, sempre mostravam alguma coragem...

sempre disse o que pensava aqui, e espero continuar a fazê-lo. mas se é para andarem com galinhices de política de merda, vou ali já venho. ou então vou arranjar um pseudónimo tb, e digo tudo aquilo que me apetecer, ainda que sem ofender ninguém, com é regra postada em editorial e tudo. mas tb lá vem que os posts são da responsabilidade dos autores, e isso parece que foi esquecido pelo tal 'fórum marvão'. volto a dizer que isto é muito importante. é cobardia! é cuzinho apertado!

eu tb sou autor do fórum e não quero nada saber de condutas destas. recuso-me terminantemente a suportar baixarias destas.

e é só amiga luísa.

qt à rubrica, muitos parabéns, mas eu achava que a organização era outra. ainda agora qd aí estive disse que era má a ideia de por as rubricas, ou labels, por nomes. o jbuga disse-me que era assim que estava decidido, logo ia continuar-se a fazer assim até decidirmos o contrário. já houve decisão? de quem? estás a ver cm a coisa é mm cobarde?!

beijoca, e desculpa seres tu a levar comigo. é que não posso debater com o tal de 'fórum marvão' (ao menos que tivessem escolhido outra merda de nome): não sei quem é.

Luís Manuel Marques Bugalhão

Clarimundo Lança disse...

Assino por baixo.

Luísa Garraio disse...

Bem Luis penso que não precisarás de arranjar um pseudónimo para opinares livremente, acho que sempre o fizeste e farás, cortas a direito e pronto...
Essa coragem de quem está de fora do "terreno" e portanto mais imparcial...
Enquanto colaboradora deste fórum, penso que pouco tenho feito a não ser tecer alguns comentários que me apeteceu fazer de vez em quando e espero que mais pessoas participem...e que os assuntos que venham à baila sejam na verdade interessantes para Marvão.
P.S.Espero que futuramente a informação que circule seja veículada por autores identificados, em principio "Forúm Marvão" seriamos todos os colaboradores...

João, disse...

Meu caro amigo e sobrinho Luís, desta vez sou eu que não concordo na totalidade com a opinião por ti revelada no comentário do Fórum relativo ao espaço “Fórum Informação”.

Parece que todos estamos, mais ou menos de acordo, em que trazer a debate notícias que tenham a ver com a nossa vida em comum, é bem vinda, tu mesmo pareces estar de acordo.

E é nesse finalidade que se insere este Post.

A ideia de criação deste espaço “informativo” foi minha, e após consultar outros Colaboradores, não todos (por ser difícil), pareceu-nos que a criação dum espaço destes era importante, para termos mais conteúdos e, simultaneamente, uma maneira de trazer visitantes ao Fórum, como forma de alargarmos a nossa função.

É intenção desta rubrica, tal como está definido na introdução, procurar ser um espaço isento de opinião, deixando isso para quem “comentar”. Que tal como se encontra transcrito nos princípios que traçámos, não se destina a favorecer nem prejudicar seja quem for, nem politica, nem de outra forma qualquer. Logo por isso não me parece que deva ser “personalizado”.
Qualquer um de vós pode ter a iniciativa de “arranjar” uma notícia e enviar-ma, que eu a publicarei. A não ser que a desconfiança, já se tenha instalado no nosso grupo, e aí…

No que parece estares mais em desacordo, que é sobre a “sondagem”, tal pode ser discutível e eu próprio não tenho a certeza de ter sido o melhor caminho. Mas foi o que nos pareceu melhor e avançou-se. Crê que com os meus 50 anos já não me sinto sempre dono da razão ou da verdade!

O que parece é que, bem ou mal, os visitantes ficaram “curiosos”, pelo menos a julgar pelos visitantes, mais de 100 num só dia (e, no que a mim se refere, não penses que ando com deficit de auto estima). No que se refere ao Candidato, este também deve estar satisfeito, pelo menos a julgar pela “opinião concordância” que obteve até agora.

Por fim, o Fórum Marvão faz parte da Lista, e para além deste Post, já tinha postado 2 anteriormente!

Um abraço e nada de “donos da bola”, isto é da razão. Tolerância qb para com os “erros dos outros”. E já agora um pouco de modéstia, porque sei que não te agrada o termo “humildade”. Todos andamos por cá para aprender e muito poucos para ensinar.

AQUELE QUE QUISER QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA (COMENTÁRIO)…

Um abraço

jbuga

Luís Bugalhão disse...

devo então presumir que o 'fórum marvão' é o jbuga...

não estava à espera doutra coisa, até pq coragem nunca lhe faltou. mas então, tio e amigo, pq não assinaste? esta é a primeira estranheza.

por outro lado, que raio de pergunta é esta, numa dicotomia de tudo ou nada? pq não fizeste a coisa de modo a haver flutuações analógicas, em vez da secura digital do zero ou um? é que uma questão destas tem a ver com a política, com a vida, enfim, com a felicidade das pessoas. e isso implica que as perguntas se façam com a possibilidade de obtenção de respostas com gradiantes. lembras-te concerteza do que pensámos e escrevemos para fazer uma das perguntas mais recentes, de modo a respeitar todas as ideias e a obter as respostas que realmente dessem uma imagem do que os visitantes pensam do assunto versado. então cm é que largas uma coisa destas, sabendo ao que irias, com uma pergunta de sim ou não? não vez que começou imediatamente o cortejo dos acusadores de falta de isenção, de falta de pluralismo, de 'já estava à espera disto', e etc? e pior, com muita razão?!

falas de modéstia, para me trazeres ao lugar. conheces-me bem e por isso sabes que eu tenho que ser chamado à razão para não me esticar. reconheço que na maior parte das vezes tens razão, mas neste caso, desculpa-me, mas quem acho que precisa de alguma modéstia são aqueles a quem deste voz, e que têm estado mt caladinhos, e tu tb. é que o debate quer-se com ética, não com rasteiras destas. se o 'fórum marvão' já postou mais vezes deve ter sido no editorial, ou em outro assunto menos complicado (ainda tenho que ir ver qd foi). este não era um desses assuntos. este era um dos que impunham uma assinatura. ou várias.

leio nas entrelinhas que terá havido alguma falha. és tu que tens que a assumir, uma vez que foste tu a dar a cara. e se o tal parágrafo foi retirado, por ser ofensivo, digo-te que tb a sondagem devia ser retirada e os seus resultados deitados fora. e por uma simples razão: ainda que sem intenção, duma penada puseste uma data de visitantes a falar da coisa (lá fora, não aqui), colocando o anátema de anti-ps no blogue. e isso não é admissível. pelo menos para mim. até pq o blogue não demonstra a mm coragem quando se fala de probs que afectam o psd (e todos sabemos que os há. são é para falar à boca pequena). por isso, se houve alguma falha, que o tal de 'fórum marvão' venha a terreiro, com a modéstia que me aconselhas tomar, emendar a mão, e recolocar as coisas no lugar donde nunca deviam ter saído. não custa muito, pois não? e acho que a malta que nos visita iria gostar.

para te dar a ideia correcta do que quero dizer, vou-te pôr a seguinte questão:
- serias capaz de colocar uma pergunta assim:

acha boa ou má a nomeação do sr engº frutuoso para próximo candidato do psd à cmm?

ainda que fosse eu a propô-la, fá-lo-ias? e a este sr já todos os marvanenses conhecem, para o bem e para o mal, mas eras capaz? ainda que sob a capa do tal de 'fórum marvão'?

contudo, queria deixar aqui uma nota final de apoio ao post e à rubrica. desde que não se substituam às sondagens dos grandes jornais, tb acho que se podem fazer perguntas. mas cuidado, não deixes que a ética do editorial deste blogue seja beliscada por tendências...

espero que me tenhas entendido.

grande, grande abraço.

luís

Bonito disse...

Boas, amigo luís,

Embirras-te com a coisa e… perdeste a capacidade de meditação e ponderação! E, assim, vens dizendo, na minha opinião, um rolo de “enormidades”.

Como é possível pores em causa, de uma forma tão determinada, a isenção das pessoas. Como é possível afirmares que este post é anti-PS? Em que te baseias? Pões em dúvida que surja, futuramente, a pergunta se o Eng. Victor Frutuoso é boa ou má escolha, quando este for apresentado (por ele próprio, já que se tornou presidente da concelhia)! Porquê? O que te levou a pensar assim?

Sugerires que alguém se “esconde” por estar à procura de lugarzinhos!!?!!?!!

Tens estado desatento!

Se há gente eleita pelo PSD que não tem tido problemas em pôr em causa as coisas, se considera que estão erradas, são os elementos colaboradores deste blog nessa condição.

Com toda a independência! A qual se tem podido verificar, aliás, no sítio certo: Nas Assembleias.

Que injusto, portanto!

De facto, o comentário no fim do post, após a notícia, foi reconhecido como inadequado neste tipo de rubrica. E, portanto, foi retirado, numa atitude de quem sabe ouvir os outros e, mais importante, de quem tem a capacidade de mudar de opinião perante certas evidências.

A pergunta da “sondagem” poderá ser algo inadequada neste “timing” e algo redutora por não dar hipóteses a opiniões intermédias. Mas todos, tal como eu fiz, têm a hipótese de não votar. Não é?

Trazer este assunto foi muito oportuno. Não foi feito de forma tendenciosa. E se alguém saiu a ganhar foi o PS e o seu novo candidato. Pela publicidade e pela mobilização…

E, sobretudo, acrescentou valor ao blog. Acrescentou interesse. Acrescentou visitantes.

E, isto tudo, sem cair na maledicência e falta de elevação!

Criticares, sarcasticamente, a opinião de o facto de o candidato ser de fora não ser positivo, parece-me que te faz tropeçar em contradição. Visto que a opinião foi frontal (coisa que tu também, muito bem, gostas de fazer) e assinada. E surgiu após ser dado todo o benefício da dúvida ao candidato, por alguém que fica na expectativa sobre a equipa, as ideias e estratégia a apresentar futuramente.

Finamente, diria que o assunto resvalou para uma questão completamente descabida (de acordo com o que já disse) e perdeu-se, de alguma forma, o essencial:

O debate sobre algo muito importante para o futuro do nosso concelho. Sobre a candidatura de alguém que pode ser o futuro presidente da Câmara!


Grande Abraço
Bonito Dias

Bonito disse...

E mais!

dizer que: “…e assinavam, sei lá, 'fórum do escondidinho', para não correrem o risco de ficar de fora na lista do ano que vem…”

É que é uma afirmação baixa. Alem de injusta, roça a ofensa gratuita visto ser consubstanciada numa mão cheia de nada…

João, disse...

Carta aberta ao meu sobrinho Luís:

Ponto 1 – O Fórum Marvão não é o João Bugalhão. São todos aqueles que queiram participar e que se revejam nos princípios deste espaço, independentemente das coisas que fazem bem e às vezes menos bem.
Os “perfeitos”, não são deste espaço (nem sei se existem).

Pontos 2 – Não existem “questões fechadas” perfeitas. Em minha opinião a pergunta em causa, não permite outras respostas. Ou é considerado “bom candidato”: porque quem o considera, acha que tem possibilidades de ganhar; ou é considerado “mau candidato” porque quem isso opina acha que não tem hipóteses de vencer. Não fazem sentido, no momento actual, perguntas “assim a assim”.
Trapatoni: foi um bom treinador para o Benfica: ganhou; Camacho: foi mau porque não ganhou nada; António Amaro: foi um mau candidato do PS em Marvão, perdeu; Vítor Frutuoso: foi um bom candidato do PSD, venceu; Nuno Lopes será um bom candidato para o PS, se vier a vencer. Vítor Frutuoso terá de ser candidato do PSD, porque ganhou, foi legitimado pelos marvanenses, e só por decisão própria, justiça, ou por decisão dos marvanenses (em eleições universais) deverá ser afastado desse direito de candidato, nunca por uma vintena de militantes.

Ponto 3 – Se o cortejo de “acusadores à pluralidade”, são 3 pessoas, não me parece significativo. E sabes muito bem que não sou pela “UNANIMIDADE”, foi por isso que estou neste Fórum.

Pontos 4 – Esperando não estar a abusar da opinião das pessoas que se manifestaram em oposição à tua opinião, aqui ficam várias citações, talvez mais que três, mas isso também não me importa, que tal como já disse: Estou de consciência tranquila, de cara lavada e cabeça levantada…

“Muitas vezes lamentamos os nossos “atrasos” em relação a tantas áreas, sentimos por vezes, falta de informação, … não lhe parece pertinente que nos preocupemos com o futuro do nosso concelho e com o seu destino?”

(Luísa Garraio: 15/6/2008)

“A notícia transcrita é importante para o concelho e, portanto, parece-me pertinente a sua divulgação nesta nova rubrica. Penso que esta atitude em nada prejudica o candidato. Até me parece que a mesma poderia, eventualmente, “irritar” os apoiantes incondicionais do PSD, pela publicidade dada ao novo candidato opositor.”

(Bonito Dias: 15/6/2008)

“… acho muito útil e profícuo serem debatidos temas de política neste espaço, acho indispensável mesmo, condeno sim o modo como foi feita a CRÍTICA política.”

(rasteirinho: 15/6/2008)

“Informar, tal como o nome indica passa por isso mesmo: comunicar, dizer, contar…
Desta forma e independentemente da “pigmentação politica” a que cada um tem direito /dever, o post nada mais tem do que se refere no título (…) o seguimento da informação, nada diz de novo acerca da situação institucional do município; e se, por ventura tivéssemos que fazer um balanço, não sei para que lado penderia o fiel da balança.”

(Maria: 15/6/2008)

Parece-me precipitada a sua conclusão sobre “ não isenção”, uma vez que esta foi apenas a primeira notícia desta nova rubrica. Quando forem apresentados os outros candidatos, cá estaremos para informar, comentar, criticar, opinar (…) Claro que estamos preparados para as críticas, de outra forma não teríamos arrancado com este espaço…venham elas, conscientes, realistas… e Marvão só terá a ganhar…”

(Luísa Garraio (15/6/2008)

“É pena o meu amigo (a), ter feito logo à partida alguns julgamentos que me parecem injustos (por enquanto), a este espaço e aos seus Colaboradores, porque, sinceramente, gostava que estivesse enganado, assim como pensar que nos queremos esconder atrás de “pseudónimos”! Como deve ter concluído teve aqui um grupo de pessoas logo dispostas a dar a cara e a servirem-lhe de interlocutores.”

(João Bugalhão 15/6/2008)

“ muito boa ideia em falar dum candidato à cmm. será cedo, é certo, mas o sr tem que começar a dar-se ao conhecimento;”

(Luís Bugalhão 17/6/2008)

“Espero que o Luís já estejas menos triste, se te anima veres o número de visitantes do fórum, a julgar por ontem…a coisa aqueceu… muitos “mirones”…e alguns votos na tal pergunta algo incomodativa para uns, para mim quando a li também, achei que seria cedo de mais, mas numa segunda leitura acho que foi oportuna: só vota quem entende em consciência que o deve fazer (penso eu…) portanto para mim que ainda não sou conhecedora do candidato, do seu projecto e da sua equipa, só me resta não responder.”
(…), Considero prematuro tecer conjecturas e conotações políticas quando se deu a conhecer uma notícia de um primeiro candidato e se acrescentou que seria útil “aparecer” uma oposição à maneira, falando do “terreno actual”…que mal tem opinar dessa forma?? Somos livres de o fazer ou não? Se fosse emitida a opinião num comentário já não se diria nada, o problema residiu na inclusão dessa mesma opinião no post…quanto a mim a única falha aqui foi cometida foi da “assinatura”…mas quanto a isso, ao aceitar colaborar neste espaço, conheci as pessoas que levaram a ideia por diante, e em espírito de equipa, estou solidária com as mesmas, emitindo a minha opinião sempre que entender que o deva fazer.

(Luísa Garraio 17/6/2008)

“contudo, queria deixar aqui uma nota final de apoio ao post e à rubrica. desde que não se substituam às sondagens dos grandes jornais, tb acho que se podem fazer perguntas. mas cuidado, não deixes que a ética do editorial deste blogue seja beliscada por tendências...”

(Luís Bugalhão 17/6/2008)

Como é possível pores em causa, de uma forma tão determinada, a isenção das pessoas. Como é possível afirmares que este post é anti-PS? Em que te baseias? Pões em dúvida que surja, futuramente, a pergunta se o Eng. Victor Frutuoso é boa ou má escolha, quando este for apresentado (por ele próprio, já que se tornou presidente da concelhia)! Porquê? O que te levou a pensar assim? (…) De facto, o comentário no fim do post, após a notícia, foi reconhecido como inadequado neste tipo de rubrica. E, portanto, foi retirado, numa atitude de quem sabe ouvir os outros e, mais importante, de quem tem a capacidade de mudar de opinião perante certas evidências. (…) Trazer este assunto foi muito oportuno. Não foi feito de forma tendenciosa. E se alguém saiu a ganhar foi o PS e o seu novo candidato. Pela publicidade e pela mobilização…
E, sobretudo, acrescentou valor ao blog. Acrescentou interesse. Acrescentou visitantes. (…) Finamente, diria que o assunto resvalou para uma questão completamente descabida (de acordo com o que já disse) e perdeu-se, de alguma forma, o essencial: que pode ser o futuro presidente da Câmara! (…) O debate sobre algo muito importante para o futuro do nosso concelho. Sobre a candidatura de alguém.

(Bonito Dias 18/6/2008)

“O que parece é que, bem ou mal, os visitantes ficaram “curiosos”, pelo menos a julgar pelos visitantes, mais de 100 num só dia (e, no que a mim se refere, não penses que ando com deficit de auto estima). No que se refere ao Candidato do PS, este também deve estar satisfeito, pelo menos a julgar pela “opinião concordância” que obteve até agora.”

(João Bugalhão 18/6/2008)