domingo, 18 de abril de 2010

S. Marcos 2010

No próximo fim-de-semana realizar-se-ão mais umas festas de S. Marcos em SA das Areias, das quais aqui deixamos o Programa.




Realçamos do Programa, o espectáculo agendado para dia 24 de Abril, pelas 22 horas, na Sede do GDA, com o Grupo Pedrinhas de Arronches, que se desloca pela primeira vez ao nosso concelho. Um espectáculo a não perder.



O Grupo das Pedrinhas de Arronches surgiu por acaso nos anos oitenta, quando um grupo de amigos decidiu fazer música com as pedras recolhidas nas margem do Rio Caia e ribeiras que banham a Vila de Arronches.

No início a intenção era apenas a mera participação em concursos de televisão. Recolheram, junto da população mais antiga, alguns conhecimentos desta primitiva arte de executar música e apresentaram-se ao público com enorme sucesso saltando para a realização de centenas de espectáculos de norte a sul de Portugal, Espanha, França e comunidades Portuguesas do Canadá, bem como se tornaram em visitas habituais em estações de rádio e televisão nacionais e internacionais.

De forma a preservar este velho saber alguns jovens passaram a integrar o Grupo das Pedrinhas, dando provas do conhecimento adquirido na difícil arte de executar música com simples pedras da ribeira, em regulares actuações ao vivo.

Actualmente alguns seus membros fundadores já não acompanham o grupo mas a sua constante renovação faz acreditar que jamais se perderá a tradição de acompanhar as “belas” (modas de saias), ao som das pedras lisas do rio Caia.

Elementos: 9 * Som: Pedrinhas do Rio, bombo, guizos, acordeão, ferrinhos, castanholas e harmónica

Um comentário:

E. Moitas disse...

Certamente o grupo das Pedrinhas vai ser uma mais valia para as festas de S. Marcos em S. A. das Areias.
Pena essa foto do grupo estar tão desactualizada, algumas das pessoas que aparecem nessa fotografia já são falecidas.