segunda-feira, 5 de abril de 2010

Gato Preto (José Gomes), por mail...

Os Recursos Humanos do Município de Marvão


Dirijo-me a este Fórum na qualidade de marvanense afastado do seu concelho por motivos laborais mas também enquanto técnico da área dos Recursos Humanos.

Na ausência de um jornal ou rádio no concelho de Marvão, dou os parabéns aos impulsionadores do projecto Fórum Marvão, que têm conseguido geri-lo de forma adequada, principalmente tendo em conta outros blogs que existem noutras terras, onde o baixo nível e a difamação são uma constante.

Estive em Marvão recentemente e vim de lá de boca aberta com mais uma notícia relativa à gestão de recursos humanos do Município. O senhor Vice-Presidente vai ter um assessor. Ora, tal facto não me espantaria se Marvão fosse um concelho de dimensão média ou grande, mas não é o facto. Não querendo fazer considerações sobre a escolha do assessor, este facto serviu de impulsionador para estas minhas linhas.

Há mais de um ano atrás o Sr. Presidente da Câmara subiu na posição remuneratória, o chefe de divisão passou a técnico superior, e mais alguns funcionários viram também alteradas as suas posições em termos de carreira. Sei bem que tal facto não é de forma alguma ilegal, uma vez que o Presidente da Câmara, por ser também funcionário do Município, não deve ser prejudicado. A questão aqui não é a legalidade, mas sim a imoralidade do facto, já que o Sr. Presidente preocupou-se com a sua situação mas não fez o mesmo para todos os funcionários em igual situação, deixando muitos para trás.

E isso, num estado de direito democrático, é uma vergonha. Não obstante tal facto, em Setembro passado ouviu-se muito falar, não só em Marvão como noutros concelhos do distrito, que os funcionários do Município tinham direito a revisões ao seu salário, previsíveis por lei, a que o Sr. Presidente alegou não conseguir fazer face por falta de orçamento.

Esta situação mantém-se até hoje! Mais de cinquenta funcionários do município estão em posição de subir na tabela remuneratória mas tal não acontece inexplicavelmente.

Não há pois dinheiro para dar mais uns tostões ao pedreiro ou ao cantoneiro que não chega a ganhar 500 euros por mês, mas há dinheiro para assessores, para um técnico superior no apoio ao presidente (aqui até concordo, se o Sr. é incapaz para determinadas tarefas, alguém tem que fazer o trabalho por ele), para numerosos engenheiros sem obras (veja-se o que falo na página do município, em que está aberto mais um concurso para um engenheiro), e pasme-se ainda, está previsto para este ano, mais um chefe de divisão, desta vez para a acção social.

No Município de Marvão há funcionários com contratos a prazo há mais de cinco anos, há cinquenta e tal funcionários em condições de subir na carreira que não o fazem, mas para estes o dinheiro nunca chega, e porquê? É natural que não chegue, se é gasto em Engenheiros, assessores, chefes de divisão e afins...

Mas atenção, mais uma vez, tudo isto é legal! Tudo isto está bem, já que o Sr. Presidente da Câmara viu-se legitimado no passado mês de Outubro com maioria absoluta e portanto...o povo agora não se venha queixar, foi assim que o povo quis.
Fico espantando, sinceramente, fico espantado, com a falta de massa crítica, com a falta de matéria humana opinativa que vejo na minha terra. Mas é isto que temos, e não creio que haja tendência para melhorar, muito pelo contrário.

Acabou esta semana o prazo de inscrição para os estágios profissionais na Administração Pública. Sei que há mais de 2000 ofertas na Administração Local. Estou curioso para saber se o Sr. Presidente da Câmara de Marvão se lembrou dos numerosos jovens marvanenses que têm que procurar trabalho fora por falta de oportunidades na sua terra. Estou sinceramente curioso e expectante.

A ver vamos.

Gato Preto
(José Manuel Sequeira Gomes)

Nenhum comentário: