quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PEDRO SOBREIRO NO "CONTA CORRENTE" - IGUAL A SÍ PRÓPRIO

O meu amigo Ílídio Pinto Cardoso sentou hoje à mesa do seu programa "Conta Corrente", da Rádio Portalegre, os dois "kids" da política local norte alentejana, António Pita e Pedro Sobreiro. Numa conversa brilhante, de noventa minutos, os dois vice - presidentes de Castelo de Vide e Marvão, colocaram as cartas encima da mesa e provaram que têm qualidade mais que suficiente para desempenhar as funções que presentemente exercem. IPC, velho raposão nestas andanças, foi-lhes sacando confissões bastante curiosas, algumas das quais contarei de seguida.
No capítulo de relações humanas, ao passo que António Pita reconheceu que, pese a algumas diferenças de opinião, o seu relacionamento com António Ribeiro foi sempre altamente satisfatório, Pedro Sobreiro mencionou as dificuldades de relacionamento com Vítor Frutuoso, algo que, aliás, já nem é notícia nos meandros mais atentos a esta coisa da polítiquice local. O jovem autarca marvanense, fez questão de deixar claro que, apesar de tudo, sempre respeitou o seu Presidente e sempre jogou limpo com ele, pese ao relações mais ou menos frias que mantêm.
Questionados quanto ao "melhor prémio" que lhes proporcionou a sua passagem pela vida política, António Pita escolheu a relação de proximidade que mantém com os seus munícipes e o "nosso" Pedro foi peremptório em preferir o tratamento que recebe das crianças, sobretudo nas escolas, em consequência das actividades que organiza, no ãmbito do seu pelouro da Educação.
Se Pedro Sobreiro considerou que a sua travessia pela passarelle da política poderia ser considerada uma tragédia felliniana, já António Pita não dramatizou tanto, considerando-a, simplesmente, um melodrama.
Munido daquela "curiosidade doentia" que caracteriza os bons jornalistas, IPC quis saber que pensam estes dois políticos fazer num futuro próximo e já numa perspectiva das próximas eleições. Pedro Sobreiro não confirmou nem desmentiu que tinha sido convidado por Madalena Tavares para integrar o projecto independente da vereadora marvanense, mas deixou claro que permanecerá fiel aos laranjinhas, pese a reconhecer que não está de acordo com o facto da concelhia do "ninho d' águias" ser manipulada por algumas pessoas que barram a participação de outros cidadãos na vida política do concelho. A vida política activa não parece estar no horizonte do jovem Pedro Sobreiro, pelo menos nos próximos quatro anos. Já António Pita não disse que sim nem que não, antes pelo contrário, tendo referido que ainda é "muito cedo" para assumir posições neste apartado.
À solicitação de uma ideia vital para o desenvolvimento do Norte Alentejano, António Pita não hesitou em escolher a Regionalização, tendo até referido o modelo espanhol como exemplo a seguir. Neste apartado, Pedro Sobreiro considerou prioritária a união entre os Municípios na elaboração de projectos comuns.
Já no final do programa, Ilídio Pinto Cardoso lamentou que estes dois jovens políticos venham a abandonar a vida política activa, salientando que todos ficaremos a perder se tal facto se consumar.
Eu concordo com o Ilídio. Mas a política é assim de purca...

Um comentário:

Bonito disse...

Assim tipo comentário, partilho convosco o sms (agora "aberto") que enviei ao Pedro logo após a entrevista:


“Ouvi a entrevista. Estiveste ao teu nível. Correu muito bem, parabéns!

Gostei muito de te ouvir falar sobre o desenvolvimento empresarial, só faltou dares ênfase à tradição industrial de SAA… mas o directo é assim!

O jornalista foi amigo: não vos confrontou sobre a falta de cooperação entre os dois concelhos.

Abraço