domingo, 25 de janeiro de 2009

Este presépio no alto de uma rocha plantado – 1º NO RANKING DOS JARDINS PÚBLICOS PORTUGUESES

Quem em Marvão contacta directamente com turistas está habituado a receber os mais variados comentários, felizmente quase todos positivos. Comentários que não precisam de ser falados: pode ser uma expressão gestual, um transparecer de sensações de qualquer outra ordem.
Se não fosse o meu maldito desleixo com as coisas, já tinha arranjado um bloco de notas onde registar todas aquelas “frases épicas” sobre Marvão de que me é conhecimento, substituindo assim este disco rígido mal arrumado que se aloja por baixo das sobrancelhas.
Lembro-me por exemplo, aquando da I Feira de Gastronomia de Marvão, (já lá vão anos, e eu cada vez menos novo) levei o José Salgueiro, dos Gaiteiros de Lisboa, a ver o pôr-do-sol nos baluartes ocidentais do Castelo. Ele não disse nada que se aproveitasse, mas chorou. Chorou por ver tamanha beleza.

Há, no entanto, uma frase que jamais esquecerei. Passeando pelos Jardins de Marvão, à noite, uma pessoa amiga diz: Isto é como um presépio.
Marvão é de facto um presépio. Um presépio natural, não falemos dos restantes protagonistas do presépio, porque agora não vem ao caso mudar de assunto.

E é um presépio graças ao extraordinário trabalho do meu colega Dionísio Gomes, cujo trabalho artístico não há dinheiro que pague (e das suas ajudantes, como é óbvio). Como o tempo é que “amadura” os figos, veremos se o futuro me dará (ou não) a razão.


Certamente já repararam que o meu poder de síntese não existe, pois a única coisa que eu queria era chamar-vos a atenção para a página:



http://www.floreseplantas.com.pt/

Entrem e votem, sff. Marvão merece.

Onde está a decorrer um concurso dos melhores jardins públicos nacionais.


António Garraio

6 comentários:

Anônimo disse...

Também já votei no Jardim, e estou de acordo consigo em tudo o que diz sobre Marvão! Como diz e bem o merito nao é só do seu Colega, mas também das ajudantes!
E as ajudantes não tem nome? Ou não são suas colegas?

Isabel I disse...

Não posso deixar de aproveitar esta oportunidade para dar mais uma vez os parabéns ao Sr. Dionisio ( já lhos dei de viva voz) à minha vizinha Maria João e às outras duas senhoras que tratam dos jardins da minha terra do coração.E sim, já votei ( várias vezes!). Isabel I

Goyi disse...

Eu jà também votei, nao sem antes dar voltas e voltas sem encontrar o lugar onde erao as votaçoes. Isto da informática nao é para mim.

Meus parabens ao senhor Dionisio e as senhoras que o ajudam. Só quería pôr um mais: As fotografías que vocês mandaram nao sao as melhores que eu conheço dos jardins de Marvao... Esa Primavera em flor!!!!!, ese paisagem ... a mais bonito do mundo mundial!!!!

Garraio disse...

Esclarecimento a morador(a):

No meu post, não houve a mais pequena intenção de menosprezar nenhuma das pessoas que trabalha no serviço mencionado, antes pelo contrário.

Para dar todos os nomes desses funcionários teria de saber quem faz as substituições nas férias, se há substituições ou não, etc, etc.

E seria muito injusto, se me esquecesse de algum nome, não acha?

Seria quase tão feio, como se de mim dependesse dar informação à Câmara Municipal sobre as horas extraordinárias feitas por estes trabalhadores e, de repente, me esquecesse da folha de algum deles...

os meus pontos disse...

Parabéns ao Jardineiro e as suas ajudantes!

Robson Lima disse...

Já votei em Marvão e anseio por sua vitória no concurso.