terça-feira, 22 de maio de 2012

Um vídeo com pouco mais de um mês...(13 de Abril de 2012)



Marvão:Candidatura a Património da Humanidade deverá ser entregue à UNESCO em 2013 - Ray Bondin

13-Abr-2012
O Embaixador Ray Bondin, coordenador do dossier de candidatura de Marvão a Património Mundial apontou hoje o ano de 2013 para a entrega do documento à UNESCO.

Em declarações exclusivas à Rádio Portalegre, Ray Bondin, afirmou que se trata de uma “candidatura forte” e que Marvão tem condições para ser eleito Património da Humanidade.

O município de Marvão avançou com uma candidatura a Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1996, mas acabou por retirá-la 10 anos depois, na sequência de um parecer negativo, para evitar que fosse anulada.

Em fevereiro do ano passado o município decidiu iniciar um novo processo de candidatura, sob a coordenação de Ray Bondin, embaixador de Malta na UNESCO e presidente do Comité Internacional das Cidades Históricas (CIVVIH), organismo integrado no Conselho Mundial de Monumentos e Sítios (ICOMOS). - Rádio Portalegre

..........................................

... e agora as notícias do abandono da Candidatura já têm eco na Visão /Lusa/ TVI entre outros....


Declarações de Vítor Frutuoso hoje Agência Lusa

"Nós queremos continuar com a candidatura, contudo apercebemo-nos que temos tido alguma contestação por parte da oposição e na blogosfera, onde se discutem assuntos relacionados com Marvão", disse Vítor Frutuoso, em declarações à Agência Lusa.

Nesse sentido, o autarca eleito pelo PSD, partido que detém a maioria no executivo da Câmara e na Assembleia Municipal, anunciou que a autarquia vai desenvolver um conjunto de reuniões com a população para "auscultar" a sua opinião sobre o tema.

«Achámos que seria de bom senso clarificar junto das pessoas quanto é que se gastou até ao momento com este processo e que benefício vai trazer para Marvão. Por isso vamos fazer uma consulta pública normal. Na realidade investimos com esta segunda candidatura cerca de 50 mil euros.»

Vítor Frutuoso adiantou que espera “ouvir”, nesta fase, os empresários da região, nomeadamente os operadores turísticos."

3 comentários:

Jorge Miranda disse...

Segundo o que diz a TVI, se a Câmara Municipal de Marvão realmente pondera a desistência, existem vários motivos para questionar.

1º Foi o Presidente da Câmara Municipal de Marvão assombrado por uma aragem de Democracia?
- A mim pessoalmente não me parece...

2º Há dias eram 36 mil euros na assembleia Municiapl, hoje já são 50 mil euros, num mês gastaram-se 20 mil euros?

3º Desde quando, quem acredita num projecto se preocupa com a opinião da blogosfera? Quando muito preocupa-se com a opinião dos munícipes.

O problema é que mais uma vez não se avaliou os prós e os contras, e voltamos a estar num impasse, andamos ao sabor do vento, neste4s dias soprou de Espanha...

Será bom que um dia alguém seja responsabilizado por tanta irresponsabilidade.

Quem souber a resposta faça favor de nos elucidar.
Obrigado

Jorge Miranda

Helena Barreta disse...

Quando se acredita num projecto e se fazem esforços para que esse projecto chegue a bom porto, não me parece, e na minha humilde opinião, que as vozes da blogosfera sejam motivo para retroceder.

João, disse...

Nem da Blogosfera, nem de quaisquer outras, desde que se acredite em Projectos e desde que os ditos não sejam fruto de caprichos pessoais, ou estratégias mal delineadas. Como parece ser o caso.

As opiniões da Blogosfera, não têm menos importância que outras, dependem da sua coerência, da razão que lhes assistem e de quem as faz.

Ao contrário do que se tenta fazer crer, quem escreve e usa a Blogosfera, não têm que ser nenhum grupo de malfeitores. Quem assina e se responsabiliza pelo que escreve deve merecer o respeito como outra qualquer forma de expressão.

Mesmo aqueles que às vezes se escondem no “anonimato”, temos é que perguntar à sociedade e ao sistema político implantado, porque será?

Por isso aqui no Fórum, mesmo esses continuam a ter voz, desde que respeitem os princípios e os valores que este espaço defende.

João Bugalhão