sexta-feira, 4 de maio de 2012

Correspondência dos Visitantes do Fórum

O Fórum inicia hoje uma nova rubrica, que é a de dar voz a todos os Visitantes que nos contactam através do nosso email: forum-marvao@hotmail.com.

As questões aqui ficam, sempre que depender de nós, procuraremos dar resposta. Se de nós não depender, esperemos que aqueles a quem se dirigem nos lêem e tomem a iniciativa de responder. É uma espécie de serviço público, uma das funções do Fórum.

Se alguém dos visados quiser responder aos Visitantes que põem questões, enviem a resposta para o nosso endereço, que nós lhe faremos chegar.

Convém ainda esclarecer os Visitantes que caso queiram manter o anonimato da sua identidade, basta que refiram.

Então aqui vai:

2/5/2012

Sou seguidora do vosso Blog e venho por este meio fazer uma denuncia, e, achei que o vosso Blog seria o mais apropriado.

Segundo o que sei (o que é suposto acontecer), é todas as carrinhas e carros que estão ao serviço da Câmara têm obrigatoriamente de estar em Marvão às 16h. A partir daí seria suposto não haver trabalhador nenhum "andar-se a passear" nos carros ou carrinhas propriedade da Câmara. Pois hoje, 2/5/2012, deparei-me com um caso bastante bizarro nessa área.

Perto das 18h da tarde, vi uma carrinha da câmara chegar à propriedade do meu vizinho. Não querendo ser coscuvilheira, fiquei admirada e espreitei para ver o que se passava: Um trabalhador da câmara vinha numa carrinha de serviço com o seu filho, fazer o que eu julgo ser um serviço particular e pessoal (se bem que aquele serviço deveria ser feito por uma pessoa especializada).

Quero dizer eu, presumo que meter a "madre" de uma cadela para dentro, não seja propriamente o serviço de um trabalhador da Câmara para que se ande a passear com o transporte da mesma e fora das horas de serviço!!!

(Visitante identificada)


29/4/2012

Parabéns e felicidades para o Fórum Marvão. Quero dizer, para as pessoas que a este concelho se encontram ligadas.

Marvão não é só o castelo, o penhasco, uma pedra que se atira do alto, que deixa de aparecer e volta de novo a aparecer-nos. Marvão dos castanheiros, da Portagem, mas também das grutas calcárias labirínticas, onde desci em 1966...que medo ao ser içado, já noite.

(Silvestre Aranha)


15/4/2012

Possuo uma choça no concelho de Marvão, que requer reparação. Para além disso, gostaria de fazer uma segunda. Conhecem alguém na região (Barretos - Beirã - Marvão) que se dedique a esta arte?

Se sim, pedia-vos o favor de me facultarem os contactos.

Obrigado, Com os melhores cumprimentos

(Carlos Almeida)


9/4/2012

Apesar de ser de Lisboa, gosto de Marvão (e de Castelo de Vide), concelhos que tenho vindo a visitar por algumas vezes, ao longo dos últimos anos. Fruto da minha actividade profissional, tive a oportunidade de desenvolver um estudo de arquitectura em Beirã-Marvão.

Tenho procurado descobrir o mítico regulamento municipal de urbanização e edificação de Marvão. Sem sucesso. Ao ler o vosso blogue, deparei-me com este artigo: http://forummarvao.blogspot.pt/2012/02/fatos-por-medida.html (autoria do utilizador "João,").

Será que me podem auxiliar a encontrar o dito regulamento? É que a página da CM Marvão parece ser insuficiente, não contendo link para o documento em causa.

Com os meus melhores cumprimentos,

(João Veríssimo)


5/4/2012

Olá boa tarde

Já fiz esta pergunta a câmara várias vezes mas não tive resposta.

Gostaria de saber se tem alguma notícia de quando chega a água canalizada ao Vale de Ródão. Pois já estou farta de carregar baldes da fonte. A minha sorte é que não é sempre, só em férias e alguns fins-de-semana.

Obrigado e bom trabalho.

(Céu Costa)


26/3/2012

Boa tarde, Vou visitar o Marvão e gostaria de saber quais os locais que valem a pena ser vistos nesta zona. Obrigada.

Cumprimentos

(Filipa Lindo)

Resposta do Fórum a Filipa Lindo:

"Minha cara Filipa, talvez a nossa resposta chegue atrasada, mas só hoje li o seu email.

Se ainda for a tempo, talvez lhe possa ser útil; se chegar atrasado, saiba o que perdeu se algumas das minhas sugestões não fizeram parte do seu roteiro.

Dentro da vila de Marvão deve visitar tudo, disponha pelo menos de 4 horas.

- Dentro do Castelo não deixe de visitar: A Torre de Menagem e a Cisterna (um local demasiado edílico, não aconselhável a quem não se queira apaixonar).

- Fora do Castelo: Dê uma volta pelas ruas (se tiver bom pé vá pelas escadas das muralhas), visite o Museu Municipal e a Casa da Cultura (se estiver aberta).

Fora da Vila, aconselho um passeio a pé (mas também pode ir de carro):

- Desça pela Calçada Medieval (a que chamam “romana”) junto à Santa Casa da Misericórdia pela encosta sul do monte e dirija-se à povoação da Portagem, seguindo o percurso assinalado visite aí a Ponte Medieval e a Torre onde eram cobradas as “portagens” da idade média; dirija-se ao longo das margens do Rio Sever no sentido norte-sul até às ruínas da cidade romana de Ammaia e visite-as. Dirija-se de seguida em direcção a Castelo de Vide e delicie-se com as árvores centenárias da chamada “estrada das árvores-fechadas”; quando chegar ao fim visite as antigas Caleiras da Escusa.

- Em alternativa, pode fazer um passeio pelas calçadas da encosta norte do monte. Não há problema de se perder porque a vila fica sempre lá em cima, onde se vêem os pássaros pelas costas (não se esqueça que há o descer e o subir...).

- Se estiver cansada, pegue no seu carrinho e dirija-se à localidade de Beirã (10 Quilómetros para norte), e visite os Painéis de Azulejos da Estação de Caminhos-de-Ferro.

Tome as suas refeições em qualquer Restaurante do concelho, todos têm uma gastronomia óptima. À noite observe as estrelas e, namore, é sempre reconfortante!"

Nenhum comentário: