domingo, 27 de maio de 2012

Zona Industrial em Marvão

O concelho de Marvão vai ter, após mais de 20 anos de espera, a sua Zona Industrial. Situada a sudoeste de Santo António das Areias, contígua à Fábrica de Conservas da Nunes Sequeira.

Chega assim a bom porto uma das aspirações dos marvanenses (talvez o único concelho que não possuía um espaço destes), prometida em todos os Programas Eleitorais, por todas as forças políticas, mas só agora concretizada. Infelizmente chega com 30 anos de atraso e chega numa altura de crise de grave recessão económica, mas chegou, e por agora há que saudar, no futuro faremos a avaliação da sua criação.

Não posso deixar de felicitar aqui Vítor Frutuoso (tantas vezes aqui criticado por outras opções), por esta obra. Arriscar-me-ia mesmo a afirmar, que ele, é o grande responsável por este feito. Ele adquiriu, ele desbloqueou alguns entraves, planeou e construiu esta infra-estrutura, que põe à disposição dos empresários marvanenses um espaço que pode e deve contribuir para o desenvolvimento de Marvão. Para já são 11 Lotes com 500 m2 cada, que permitem Pavilhões com cerca de 300 m2 de construção, como se pode ver nos documentos aqui publicados.

Esta infra-estrutura para pequenas empresas, em conjunto com o Ninho de Empresas e o Gabinete de Desenvolvimento Local, dota o concelho de Marvão de um conjunto de ferramentas complementares para o desenvolvimento ou manutenção do concelho, que deverá abranger 3 Eixos fundamentais: A pequena agricultura, as microempresas e o turismo.

Certamente que as críticas, quer sobre esta opção, quer sobre este meu artigo não se farão deixar sentir. Ele será a localização, o investimento, a época, etc., etc.!

No entanto, convém esclarecer, que esta aspiração vem de longe, de muitas discussões púbicas e colectivas de um grupo de marvanenses, no tempo em que ainda existiam espaços e tempos para reflectir e discutir Marvão, e os "Yuppies" ainda não tinham tomado conta dos destinos do concelho.

Com todas as opiniões e possíveis contestações, a Obra aí está. Que a Oposição partidária saiba a partir de agora, pelo menos distinguir a diferença entre "Ninho de Empresas" e "Zona ou Parque Industrial", porque são duas Obras diferentes e estão aí visiveis; pelas quais, da minha parte sempre me bati, e por isso, felicito Vítor Frutuoso e o seu Executivo.

É a opção pelo “trabalho” em oposição ao “lazer e ao ócio”. Oxalá o tal tão propalado empreendedorismo privado saiba e queira aproveitar...

Zona Industrial 



Ninho de Empresa


(Para ler: Clicar no botão direito do "rato" e Abrir Hiperligação)

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Que a zona industrial de Marvão depressa se encha de empresas, de trabalhadores e de entusiasmo.

Unknown disse...

Vai-se encher é de "moscas"!
Acordaram tarde.