quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sinais de preocupação…


Comunicado de imprensa n.º 01/2012: Um dia triste e negro para a história das Pousadas de Portugal

A primeira Pousada de Portugal, construída em 1942 na sequência da Lei n.º 31.259, de 1 de Maio de 1941, por iniciativa de António Ferro, foi definitivamente encerrada.

O Grupo Pestana Pousadas comunicou hoje, simultaneamente, à Comissão de Trabalhadores e ao Sindicato de Hotelaria do Sul o encerramento definitivo da Pousada de Santa Luzia, em Elvas.

A mais antiga unidade da rede das Pousadas de Portugal viu assim o seu percurso interrompido, com a Cidade de Elvas e o Alentejo a ficarem mais pobres em termos de turismo. Em muitas regiões, as Pousadas eram os maiores empregadores e muitas tiveram como objectivo ajudar a desenvolver certas localidades.

A Comissão de Trabalhadores entende que a primeira responsabilidade pelo seu encerramento deve ser assumida pelo Grupo Pestana Pousadas, que foi incapaz de dar uma nova dinâmica a esta unidade, mas nesta hora é preciso perceber que foi a privatização, em 2003, do capital social das Pousadas em 49% pelo Governo PSD/CDS de então e a entrega da gestão total ao Grupo Pestana Pousadas que está na origem do encerramento definitivo das Pousadas de Elvas e Sousel e da saída da rede de Vale do Gaio, Quinta da Ortiga, São Brás de Alportel e do Marão, entre outras, pois tal é permitido pelo "Contrato de Cessão de Exploração da Rede de Pousadas".

O referido contrato foi assinado em 08 de Agosto de 2003 entre a ENATUR – Empresa Nacional de Turismo, S. A., e a República Portuguesa, através da Direcção-Geral do Património, com o Grupo Pestana, SGPS, S. A., e a empresa criada especificamente para a exploração das Pousadas, a Grupo Pestana Pousadas – Investimentos Turísticos, S. A.

Pese embora o encerramento, a maioria dos trabalhadores chegou a acordo com a Empresa, ou para serem transferidos para outras unidades da Rede ou através de rescisões amigáveis.

O encerramento de algumas das Pousadas é também um dos sinais dos tempos que vivemos. Nas décadas anteriores, muitas autarquias lutavam com os Governos e com a ENATUR para serem construídas Pousadas nas suas localidades, como forma de criar emprego com vista ao desenvolvimento dessas regiões. Hoje não se ouve nenhuma voz nem de autarcas, nem de deputados, pela manutenção das Pousadas.

Os poderes políticos deixaram de proteger as suas localidades, deixaram de proteger os seus cidadãos.

Lisboa, 14 de Maio de 2012

A Comissão de Trabalhadores

Um comentário:

Helena Barreta disse...

Coragem e força para todos os empregados que viram o seu posto de trabalho fechar portas.

Esta é uma notícia triste.