segunda-feira, 7 de maio de 2012

Parabéns a você: Quatro anos!!!

É verdade meus amigos o Fórum Marvão faz hoje 4 anos que foi a primeira vez para o espaço, que é com quem diz, nasceu.

Podemos hoje dizer, com alguma segurança, que nunca se escreveu e leu tanto sobre Marvão, as suas coisas e as suas gentes. Assim o atestam os cerca de 1 000 Posts e os 2 000 Comentários aqui publicados, bem como os mais de 200 000 visitantes e as cerca de 400 000 visitas a este espaço. Se compilássemos para papel todos estes conteúdos, certamente, não chegariam mil páginas.

Ao longo destes 4 anos muita coisa boa aqui deverá ter sido escrita, embora tenhamos a certeza que nem sempre havemos de ter tido razão e, alguns erros hão-de ter sido cometidos. Sobretudo porque este espaço não serve apenas para falarmos das coisas ou materiais, sobre essas quase todos somos unânimes em que Marvão será, pela certa, uma das mais bonitas obras da natureza; só que este espaço, existe para falar das pessoas, nas suas relações públicas (jamais este espaço pretende imiscuir-se no domínio do privado ou do pessoal), e esse domínio será sempre controverso e de opiniões diversas.

Manter e alimentar um espaço destes durante tanto tempo, com cerca de 200 visitantes/dia, não é tarefa fácil. E não sejamos totalmente modestos, com alguma QUALIDADE, tantas vezes reconhecida.

No entanto, relembremos aqui uma opinião de Maria Filomena Mónica, sobre o debate de ideias em Portugal: “...sempre foi péssimo, continua péssima e possivelmente será sempre péssimo. As pessoas debatem tudo em termos pessoais, não são treinadas para organizar um pensamento racional, dedutivo, calmo. Isto treina-se na escola desde pequeninos. Interrompem-se todos, tudo muito emocional. E os portugueses não são bons a debater, também porque acham que há sempre interesses ocultos por trás. Se disser que não gosto de futebol, vão pensar “Ah, isto deve ser porque ela tinha um pai que era futebolista” ou “Ela está ligada a um clube”. A ideia de que alguém pode genuína e independentemente ter uma opinião é difícil de aceitar para os portugueses.”

Quanto mais num concelho do interior do interior, pequeno e rural como o nosso, em que as pessoas vêem as opiniões dos outros sempre como questões pessoais e não como diferença de caminhos para conseguir objectivos idênticos.

Fica mais uma vez postado o nosso Editorial, assim como uma espécie de “caderno de encargos” dos economistas e dos gestores,  hoje como há quatro anos:

O “Fórum Marvão” é um espaço de debate livre e independente, criado por um grupo de amigos, que têm como ponto de partida Marvão e vão por aí…

O “Fórum Marvão” tem como principal finalidade, estimular o debate em torno do conceito “Marvão” em todas as vertentes, num concelho e num país, caracterizados por défice de análise e crítica social séria, centrada na “coisa pública”.

O “Fórum Marvão” pretende assim, debater ideias, opiniões e fazer o seu contraditório, com base no respeito e na tolerância. Aqui haverá lugar para todos os temas: da política ao desporto, da poesia à música, da vida em sociedade à sexualidade, da saúde ao consumo de drogas, do amor à felicidade, da televisão à literatura, etc., etc. A excepção, será o “ataque ou ofensa pessoal”.

O “Fórum Marvão” é um espaço de Liberdade, um dos valores que consideramos fundamentais, apenas superado pelo da Justiça. Sem Justiça a vida em sociedade não faz sentido e uma sociedade sem Justiça, torna-se uma sociedade ao sabor dos mais fortes e dos mais poderosos. Os outros valores que aqui gostaríamos de ver estimados são: o respeito pela Pessoa Humana, como valor em si mesmo; a Dignidade; a Tolerância; a Igualdade; a Amizade; a Fraternidade; a Coragem; e alguma Democracia.

O “Fórum Marvão” não pretende ser um espaço de intelectuais perfeccionistas, aqui todos poderão entrar desde que se identifiquem e respeitem as ideias dos outros, mesmo que com elas não concordem. Pretende-se, essencialmente, um espaço aberto e de troca.

O “Fórum Marvão” não pretende roubar, copiar, nem fazer mal a ninguém. Este espaço, embora simples, terá que valer por si. Ou então morrerá, tal como nasceu, sem deixar bens nem dívidas aos seus herdeiros.

O “Fórum Marvão” não se identifica com qualquer formação política e a responsabilidade das opiniões aqui expostas serão dos seus autores.

O “Fórum Marvão” brinda ao futuro…

Até quando? Pois não sabemos...

3 comentários:

Helena Barreta disse...

Muitos parabéns.

Com a leitura diária deste espaço, sinto-me mais perto de Marvão, por isso, agradeço-lhes a partilha.

Um abraço

Fórum Marvão disse...

Por outras vias:

Tiago Pereira: Parabéns ao Fórum Marvão, aos seus fundadores e aos seus "destemidos" colaboradores (nos quais não me incluo).
Há quatro anos a agitar consciências em Marvão!


Nuno Frade: Parabéns ao Fórum Marvão, que aqui em casa, faz parte do Plano Regional de Leitura!

Graciete Bugalhão: Parabéns.

Fórum Marvão disse...

Alzira Sobreiro: Muitos parabéns! A informação sobre o que queremos saber sobre o concelho está sempre por aqui. Bem hajam.