quarta-feira, 23 de maio de 2012

Análise política à estratégia de Vítor Frutuoso

Vítor Frutuoso, Presidente da Câmara Municipal de Marvão, sem que nada o fizesse prever ou o justificasse, fez diversas declarações nos últimos dias aos órgãos de informação regionais e nacionais, ameaçando, que devido a alguma contestação da Oposição e da Blogosfera, pode vir a retirar/desistir da Candidatura de Marvão a Património Mundial.

Já o referi noutros Posts, mas volto a afirmar, que nunca vi qualquer contestação que pusesse em causa o Projecto. Nem por parte da Oposição (que me mostrem por escrito onde estão essas referências), nem por parte da Blogosfera, onde o que foi feito, tem mais de 4 anos, em reflexões feitas por parte de diversos colaboradores aqui do Fórum (que estão publicadas em “Comentários” no meu último Post), em que se chamava a atenção para diversos erros cometidos e algumas dúvidas para aventuras de projectos futuros, que estão agora a acontecer, mas cujo conteúdo nunca deve ter merecido a leitura de Vítor Frutuoso e dos seus colaboradores.

A única intervenção pública que constatei foi feita por mim, enquanto munícipe, na última Assembleia Municipal e repetida aqui no Fórum, questionado o Executivo sobre qual o Orçamento total do Projecto e quanto já se havia gasto. Pedir esclarecimentos, não é questionar, e muito menos estar contra, penso eu!

Foi assim, com enorme perplexidade, que assisti às diversas declarações de Vítor Frutuoso, de vir por em causa, ameaçando até com a retirada, um Projecto que até agora, ele próprio e o seu executivo abraçavam como estruturante e dinamizador para o concelho de Marvão. E isto tudo sem que se vislumbre qualquer motivo concreto.

Posto de parte que, não é pelas críticas da Oposição, e, muito menos pela Blogosfera, isso só para quem não conhece a sua personalidade (torto que nenhuma mula), o que pretende então Vitor Frutuoso com esta estratégia?

Em minha opinião adianto 3 hipóteses, que podem até ser complementares, para este injustificável comportamento:

1 – Ou já se apercebeu que o Projecto tem poucas possibilidades de vir a ter êxito, aliás do qual ele nunca foi muito entusiasta (sei do que estou a falar), e pretende sair agora airosamente, quando ainda só gastou 50 000 euros (números dele), do que arcar com os custos totais da derrota;

2 – Ou o problema não é contestação externa (Oposição e Blogosfera), mas sim conflitos internos com os seus Colaboradores ou "conselheiros" mais próximos, e o que pretende é através do povo marvanense legitimar a sua opinião. É muito típico da personalidade de Vítor Frutuoso (sei mais uma vez do que estou a falar, pois dei, noutras circunstâncias, diversas vezes para esses peditórios).

3 – Ou então o que pretende é fazer “render o peixe”, através de pseudo-consultas públicas em Reuniões com a população “tipo PREC”, distribuindo assim as responsabilidades de uma possível derrota da Candidatura pelos marvanenses, tão ao seu jeito de sacudir água do capote, e nunca assumindo culpas pelo que corre mal; e em simultâneo iniciar com estes contactos, através de uma causa consensual, a sua campanha eleitoral para o próximo mandato.

Só que de uma coisa Vítor Frutuoso poderá ter a certeza, aqui neste espaço, de forma responsável, iremos estar atentos a todo o desenvolvimento dessas estratégias.

O primeiro desafio que lhe lanço é que, se de facto quer consultar os marvanenses o faça da forma que a Constituição Portuguesa lhe confere: O REFERENDO. Mas se não o fizer, que ao menos faça uma Listagem das pessoas que vierem a estar presentes nessas Reuniões e se possível qual a sua opinião, para sabermos pelo menos quantos marvanenses participaram e a quem devemos no futuro pedir responsabilidades.

Ou então esteja quietinho com estas manobras e com estas intervenções gratuitas. Desista, ou continue em frente e assuma pessoalmente a responsabilidade dessas decisões. Se queria a Opinião dos marvanenses tivesse-o feito antes de entrar nessa aventura.

Da minha parte se tiver êxito, dar-lhe-ei os parabéns, e, ficará para a história do concelho como o Presidente que conseguiu um objectivo muito difícil, de triunfar onde outros já foram derrotados; mas se o não conseguir, terá de assumir todas as responsabilidades mais os seus colaboradores mais próximos, sobretudo o Vereador José Manuel Pires que tem dado a cara pelo Projecto.

Isso de primeiro comprar o “burro”, e depois vir pedir ajuda para o amansar, não me parece lá muito boa ideia!

3 comentários:

nando disse...

Eu acho que nem mesmo ele sabe qual das hipóteses é a sua...será tipo assim uma mixelania das três

Helena Barreta disse...

Pensava que por Marvão pudessem unir esforços deixando as "guerras" para outros assuntos.

A candidatura de Marvão deveria ser vista, na minha opinião, para unir os Marvanenses e toda a região, só tinham a ganhar.

João, disse...

Nova declaração, novos números...! Já se gastaram 100 000 euros diz Vítor Frutuoso ao Jornal Fonte Nova, como se pode ler aqui: http://www.jornalfontenova.com/fnonline.asp

«Revelando que, até à data, foram gastos neste processo que já dura há três anos "cerca de 100 mil euros", o autarca, apesar de considerar que "todo o dinheiro que se gasta neste projecto vale a pena", defende que "temos de ouvir os que não concordam e se os seus argumentos na realidade são válidos".»

Começa a ficar claro as preocupações do Presidente.