quinta-feira, 26 de abril de 2012

I Congresso Internacional Sobre Arqueologia de Transição – Évora – Marvão


De 3 a 5 de Maio decorrerá na Universidade de Évora e em Marvão o I Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição: “Entre o Mundo Romano e a Idade Média”. Promovido pelo Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) e pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade de Évora este congresso acolherá os maiores especialistas de vários países que irão discutir as transformações ocorridos com o fim do Império Romano.

A escolha de Marvão para acolher o último dia de sessões prende-se com a presença na área do seu concelho de um assinalável conjunto de vestígios arqueológicos desse período, que em breve começarão a ser objeto de estudo, no âmbito do Projeto de Investigação Arqueologia Rural do Sever, apoiado pela Câmara Municipal de Marvão e já aprovado pelo IGESPAR.



A expressão: “do pó vieste, e ao pó voltaras”, encontra neste congresso o seu máximo sentido, pois iniciar-se-á com um painel dedicado as mudanças ocorridas entre a cidade e o campo e terminar-se-á com um painel de comunicações dedicado ao mundo dos mortos, onde se pretende explorar a forma como os nossos antepassados (já) celebravam e evidenciavam todo o mundo funerário.

No final do último dia de sessões os congressistas irão visitar alguns sítios arqueológicos da Alta-Idade-Média situados nos arredores de Marvão.

Nenhum comentário: