domingo, 10 de julho de 2011

O Falar de Marvão



Foi ontem lançado, no Centro Cultural de Marvão, o livro O Falar de Marvão. Pronúncia, vocabulário, alcunhas, ditados e provérbios populares, da autoria de Teresa Simão.

A sala esteve cheia (que bom!) para conhecer o resultado do estudo e investigação desta jovem marvanense que muito tem feito pela preservação e divulgação do património cultural e identidade regional da sua terra *.

Apesar de não ter tido ainda tempo para uma leitura profunda, não queria deixar de referir o facto de ser uma obra muito completa, ao contemplar uma crítica aos estudos já realizados no Distrito de Portalegre sobre o tema; a caracterização do concelho; os principais aspectos fonéticos e morfo-sintácticos e finalmente o léxico.

Para quem, como eu, entende pouco de linguística e dialectologia, de facto o capítulo mais interessante será mesmo o quinto (Léxico) que contempla um glossário sobre o Homem, Alcunhas e finalmente Provérbios e máximas populares.
Parabéns Teresa, por dedicares tanto tempo e esforço à tua terra e o expressares, não só em bibliografia , mas também no teu trabalho empenhado como professora na EBI Dr. Manuel Magro Machado.

Parabéns Teresa, por esta vitória!

* Teresa Simão é co-autora nos livros São Salvador da Aramenha - História e Memórias da Freguesia e Marvão à mesa com a tradição.

Nenhum comentário: