terça-feira, 26 de julho de 2011

Município de Marvão quer juntar produtores e turistas

Da página do Facebook de Celeste Gaio, colhemos a seguinte notícia:

"A vila de Marvão foi contemplada com cem mil euros para a promoção turística, no âmbito do projecto ibérico Arquivia, em torno de cidades e vilas medievais. O valor contribuirá, de acordo com o município, para desenvolver «estratégias que aproximem produtores locais e visitantes».

Sara Pelicano segunda-feira, 25 de Julho de 2011

O Projecto Arquivia, iniciativa desenvolvida pela Rede de Cidades e Vilas Medievais, foi submetido ao programa de Iniciativa Comunitária Interreg IV Sudoe. A candidatura teve resposta positiva e cada um dos 12 municípios da rede ibérica (dez espanhóis e dois portugueses) receberam cem mil euros. Valor que deve ser canalizado para a promoção turística.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Marvão, José Manuel Pires, explica que um dos projectos a desenvolver no âmbito da iniciativa Arquivia é a «aproximação dos produtores aos turistas, permitindo que o produtor local gere mais riqueza».

O objectivo é criar «roteiros turísticos que permitam ao visitantes apanhar a azeitona, conhecer um lagar, apanhar castanha, ver como se extrai o mel, conhecer uma quinta. No final desse dia poderá comprar os produtos que acabou de ver e, mesmo, participar na sua confecção», adianta o mesmo responsável.

«Achamos que pode ser uma boa aposta turística. As localidades que estão em rede estendem-se desde a fronteira de Espanha com a França, até à fronteira com Portugal. As pessoas do Norte de Espanha, que mais dificilmente viriam até cá abaixo, poderão chegar com mais facilidade. Há uma identificação maior, dado estarmos numa rede de vilas e cidades medievais», comenta José Manuel Pires.

Outra localidade portuguesa na Rede de Cidades e Vilas Medievais é Vila Viçosa. O valor de cem mil euros será aplicado «na promoção não só da vila, como da natureza, gastronomia», afirma o técnico superior do município, Licínio Lampreia.

Recorde-se que a Rede de Cidades e Vilas Medievais existe desde 2010. A vila de Marvão integra a iniciativa desde o início. Vila Viçosa chegou a esta rede ibérica há cinco meses. A promoção é uma das mais-valias apontadas pelos municípios para aderiram a esta rede.

Do outro lado da fronteira, aderiram a esta rede localidades como Hondarribia, Laguardia, Consuegra. Olivença. Esta última localidade pretende desenvolver projectos em estreita parceria entre empresas públicas e privadas, com o propósito de desenvolver produtos turísticos inovadores de uma forma contínua. Assim, foi criado um grupo misto que deve debater e discutir a criação de novos projectos de desenvolvimento turístico. Por seu turno, em Consuegra, também junto à fronteira com Portugal, o projecto pretende colocar as novas tecnologias ao serviço da promoção de produtos turísticos.

Entre os princípios do Projecto Arquivia está o de criar no Sudoeste da Europa uma estrutura estável de inovação, de uma nova oferta turístico-cultural que valorize o seu património cultural medieval através da cooperação e da utilização das complementaridades existentes."

Nenhum comentário: