segunda-feira, 4 de julho de 2011

Assembleia Municipal de 30/6 (Parte 2)

Análise Crítica

Este Post é a continuação do anterior sobre este tema. Para esse não se tornar demasiado extenso, decidi dividi-lo em duas partes, mas aconselho os visitantes do Fórum a ler primeiro a Parte 1.

Esta Assembleia Municipal (AM) ficará na minha memória como uma das mais tristes. Não apenas por ter sido a última em que participei, mas por uma série de ocorrências que aí se passaram pouco dignificantes para a política autárquica, e que passo a descrever:

1 – Faltas do Presidente da Assembleia

Durante o actual mandato realizaram-se 10 AM, e o seu Presidente Luís Catarino faltou a 5 delas.

Em minha opinião, é inqualificável o comportamento ético no desempenho deste cargo por uma pessoa que não honra com a sua presença o lugar para o qual foi eleito pelos marvanenses, e que, pelo menos “moralmente”, já deveria ter perdido o mandato.
Não se percebe porque se quer perpetuar no cargo.

Há dois grandes responsáveis por esta situação: o próprio, que já se deveria ter demitido, por impossibilidade de exercer o cargo; e a maioria PSD na AM bem como a sua Concelhia, que há muito deveriam ter resolvido esta situação que nada honra (e até envergonha) o exercício do poder local.

2 – Desorganização no PSD de Marvão

A desorganização interna do Partido que suporta o executivo (PSD de Marvão), ao não providenciar para que estivessem presentes a totalidade dos seus membros, correu sérios riscos de sofrer um dissabor. Pois nem o Presidente da AM houve a capacidade de substituir.

Sabendo que iam a votação 2 Projectos importantíssimos para a vida do município - O Empréstimo e o Protocolo para Construção de Habitação Social; e sabendo-se antecipadamente, por minha comunicação ao Partido, que por uma questão de coerência e de consciência individual, que eu iria votar contra essas duas propostas; permitiu que a Oposição pudesse estar em maioria, arriscando-se a perder as duas votações.

Tal só não sucedeu, porque Isabel Ludovino do Movimento “Juntos por Marvão” faltou, e os seus dirigentes não a substituíram. Senão, o actual Executivo teria uma derrota vergonhosa por desorganização. Chegou-se ao cúmulo dos dirigentes do PSD, só darem pela falta de um dos seus membros quando se procedeu à 1ª votação.

Para que servem então um Assessor e 2 Vereadores profissionais?

3 –... e do Movimento “Juntos por Marvão?

Não ficou também nada bem na fotografia a estrutura dos dirigentes do Movimento “Juntos por Marvão”, que não providenciaram para a presença da totalidade dos seus 3 representantes, da qual a Oposição ao executivo de Vítor Frutuoso tiraria uma vitória política jamais prevista.

A juntar a esta situação na AM, já se tinha verificado a ausência da Vereadora Madalena Tavares na Reunião de Câmara quando este assunto foi votado, sem que se tenha procedido à sua substituição.

A partir de agora, este Movimento perde alguma legitimidade para reclamar estas e outras opções do executivo, e terá que carregar, para o bem e para o mal, o ónus por esta aprovação.
Não vale a pena andarem a fazer reuniões conjuntas de Oposição para dar notícias para os Jornais, e na prática, as coisas funcionarem assim. A política é para fazer a sério, estavam em jogo mais de 3 milhões de euros, que irão ser pagos no futuro pelos marvanenses.

4 – Exercício de lugares para que se foi eleito

Estes dois Projectos que aqui refiro, foram aprovados por um número mínimo de elementos presentes quer em Reunião de Câmara (Apenas presentes 3 Vereadores dos 5 em exercício), quer na AM (Presentes apenas 16 dos 19 eleitos), faltando e sem que se façam substituir, o que representa a desorganização reinante nas forças políticas que nos representam.

5 – Democracia e respeito pelas pessoas

Foi inqualificável o comportamento e atitude, durante quase toda AM, por parte de alguns elementos que compõem esta Assembleia, bem expresso na intervenção do Professor José Garraio no final da mesma.

Esta situação é tanto mais lamentável, na medida em que foi protagonizada por profissionais da política (mas não só), que até têm “telhados de vidro” no desempenho de cargos públicos, e que deviam ter um pouco de respeito por aqueles que estão ali, eleitos pelos marvanenses, para contribuírem para o desenvolvimento do concelho de Marvão de uma forma tão ou mais empenhada que eles, que só têm é opiniões diferentes das opções tomadas pelo executivo, que não vivem da política nem nunca viveram, e merecem um pouco mais de respeito e dignidade, por parte de alguns rapazolas armados em “yuppie`s" em versão rústica.

Que analisem o vosso desempenho enquanto dirigentes autárquicos e partidários. A desorganização que em cima relato é da vossa inteira responsabilidade. E se são assim nas coisas simples, calculo como serão nas complicadas...

Nenhum comentário: