domingo, 23 de janeiro de 2011

Necrópole da herdade dos Pombais: testemunhos fotográficos










Na década de 80 do pretérito século XX participei durante três épocas  nas escavações de espólio romano e Visigótico na Necrópole da herdade dos Pombais (Concelho de Marvão).

Aquelas estruturas que tanto trabalho deram a pôr a descoberto... foram todas soterradas por ordem da proprietária dos terrenos às quais pertenciam.

É o destino reservado a grande parte do património de inegável interesse patrimonial e histórico do nosso país. Para memória futura, aqui apresento algumas fotos de alguns momentos de trabalho, de lazer e das estruturas em causa.

Estas escavações eram da responsabilidade da Dª e Historiadora, Cristina Fernandes, coadjuvada pela sua irmã, também professora de História: Dulce Helena Fernandes. É possível identificar aqui alguns nativos marvanenses, muito mais novos e frescos que na actualidade. O tempo “ Esse maganão”, não perdoa.

Hermínio Felizardo

3 comentários:

João, disse...

A identificação dos “nativos”, não está lá muito fácil…

Seria interessante uma pequena legenda com os seus nomes.

Um abraço, muito bom este Post.

jbuga

Felizardo Cartoon disse...

Na foto a cores aparecem entre outros ,dois dos irmãos Marmelo( O João Maria e o Zé Fernando)que já não vivem no Concelho, o Abílio Baldeiras( o camisola amarela) e o Mário, às listas azuis e brancas.

Dos Cabeçudos: os irmãos Felizardo e o Manuel António( com quique à militar de Abril) e a responsável pelos trabalhos, Cristina Fernandes.
O rapaz de boina que está ao meu lado esquerdo, é o Zé Carlos dos Barretos .

Eu sou aquele com barba de 5 dias.
Aquele de cmisola azul em pano de fundo atrás da Cristina, é o Pedro, que na altura vivia no Vale da Escusa e agora vive em C. de Vide.

Nas outras fotos aparecem alguns dos mencionados aqui... e outros, nomeadamente o Joaquim Mateus, o Rui Felino; " O Secreta" o ti Zé "Calhacape", já falecido..etc.

Os restantes nomes ficam para um exercício de memória dos frequentadores do blogue.

Abraço! Hermínio

Unknown disse...

Olá a todos!
Ando a fazer a minha arvore geneológica e descobri ontem que os meus bisavós eram moradores da Herdade dos Pombais. Ela chamava-se Victorina Maria e ele António Pedro Leitão. Só agora ando a descobrir as minhas origens e achei o máximo o vosso blog, sobretudo porque há fotografias da herdade onde moraram os meus bisavos maternos.

cumprimentos


Carla Nascimento Lisboa