terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Do pouca-terra à pobre Terra...



Caros Amigos,

O “Fórum Marvão” pode e deve ser um espaço de luta contra os problemas da interioridade, de defesa dos serviços públicos na nossa região, pugnando igualmente pela discussão de perspectivas de desenvolvimento para o território.

Como disse o João Bugalhão a 4 de Janeiro, este portal que em tempos serviu para acalentar fervorosas discussões, agora parece algo moribundo; e estou completamente de acordo com ele quando diz que se assemelha à situação do Concelho. Antes de ir de encontro ao assunto que me trás por cá, queria deixar um enorme abraço de felicitação, enquanto colaborador do Fórum, ao João Bugalhão, pela sua energia inesgotável nesta forma de cidadania do Séc. XXI, pelos reptos que constantemente nos vai lançando, e pela vida que dá a este espaço. Obrigado.

Ora aqui está um tema, que tenho a certeza, que reúne consenso entre os colaboradores e visitantes do Fórum: o Ramal de Cáceres não pode encerrar!!

O plano de actividade da CP para 2011 prevê o fim das ligações regionais no ramal de Cáceres, mais concretamente a ligação entre Torres das Vargens e Beirã. Não podemos aceitar que uma empresa pública se baseie em dados econométricos para retirar o principal serviço de mobilidade para as populações desta região. Eu pelo menos não aceito. Se não qualquer dia, o nosso Concelho e, a nossa região fica sem comboio, sem correios, sem Guarda…sem nada!

Vamos mobilizar-nos em torno desta causa, vamos utilizar este espaço para debater formas de protesto e actividades a desenvolver. O tempo urge, mas eu sou daqueles que ainda acredito no valor da cidadania activa, e por isso se todos congregarmos esforços podemos travar este processo.

Deixo aqui, também, dois contributos importantes na defesa do Ramal de Cáceres:

- em cima, uma nota de imprensa divulgada pela Junta de Freguesia da Beirã (a qual felicito no pessoa do seu presidente);

- e uma petição que está a decorrer on-line, e que será entregue ao Presidente da Assembleia da República Portuguesa e Governo da República Portuguesa ( NÃO CUSTA NADA ASSINAR E DIVULGAR).

Vamos lá participar!


PELA MANUTENÇÃO E MELHORAMENTO DOS COMBOIOS REGIONAIS NO RAMAL DE CÁCERES from Tiago Moura on Vimeo.

9 comentários:

Pedro Sobreiro (Tio Sabi) disse...

Tá feita! Já assinei.

Excelente iniciativa, Tiago. (Embora tema que seja infrutífera mas isso não impede que nos mexamos).

Tiro o chapéu à Junta, ao João Bugalhão (certeira, a tua homenagem, à qual me associo) e claro, a ti, pelo gesto.

Forte abraço a todos

Garraio disse...

Eu tamem já assinei, mas não acredito no Pai Natal.

Só acredito na força das armas, e já falta pouco.

José Coelho disse...

Assinado. A esperança será sempre a última a morrer.

Felizardo Cartoon disse...

Para quem usufruiu daquele Ramal, durante tantos anos como eu, a caminho do Algarve, de lisboa e do Porto é doloroso saber que poderá encerrar.
Tenciono assinar também!

Hermínio.

Ilda disse...

Também já assinei!

Luísa Garraio disse...

Também já assinei...

Tal como o Hermínio, as recordações da utilização daquele ramal são muitas...

Mais uma vez o "pior" chega ao

" nosso" interior...

...desconfio se fosse uma melhoria não chegava tão rápido...

nuno mota disse...

Tambem já assinei, prontos!!! Se todos assinarmos e viermos aqui dizer que o fizé~mos, gastamos asfolhas da internet rsrsrsrsrsrs Abraos e beijos pa todos ( Os beijos são para as senhoras ) não se vá dar o caso de me mandarem algum saca rolhas .... rsrsrs

Unknown disse...

Olá boa noite!
Quero em primeiro lugar agradecer ao Movimento por Marvão por se ter associado a esta causa, e em particular ao Tiago…obrigado!
Não nos parece justo e correcto que o estado mais uma vez descrimine o Alentejo para baixar o endividamento público, é preciso não esquecer que o Nordeste Alentejano é das regiões mais pobres e sacrificadas em termos de investimento público.
“ A união faz a força!”
Já agora…não é por acaso que a povoação escolheu uma locomotiva para símbolo do brasão da freguesia.
Cumprimentos,
Tó-Mané.

luis miguel disse...

Já assinei.

Ou não fosse eu um Beiranesse

Ainda Hoje quando vou á Beirã sinto alguma tristeza e
fico, alguns minutos a olhar para estaçao e a lembrar me d, aquelas linhas todas cheias de comboios,de dia e de, noite em manobras.

um abraço a todos