segunda-feira, 28 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Marvão

A mais antiga Instituição do concelho de Marvão, parece viver por estes dias alguma agitação interna, já que a maioria dos membros dos seus corpos gerentes pediu a demissão.

De acordo com algumas informações que recolhemos, esta demissão foi originada pela existência de “projectos de poder pessoal” dentro da actual Direcção, e pelo facto de se ter concluído, que a maioria dos seus membros, de acordo com os Estatutos, já havia ultrapassado o limite de tempo para o qual podem exercer os mandatos.

Se bem que consideramos a Santa Casa, uma das Instituições mais prestigiadas de Marvão, também, ao longo dos tempos, esta tem sido uma das mais fechadas ao processo democrático que se vive em Portugal desde 1974. Os seus Corpos Gerentes, quase sempre só têm sido conhecidos da maioria da irmandade, após terem tomado posse.

No entanto, desta vez, fala-se que haverá concorrência, e que se preparam mais do que uma Lista para concorrer ao próximo acto eleitoral, que terá lugar no próximo dia 17 de Julho.

Oxalá que aqueles que se propõem dirigir esta Instituição, o façam, em prol da Missão e das Atribuições desta casa (para servir e não para se servirem), e não, como mais um “jogo” pelo controlo do poder das Associações do concelho.

Deseja-se ainda, que este processo seja claro, que os Serviços dêem conhecimento por escrito e individualmente, a todos os Irmãos, que de acordo com os Estatutos, estejam em situação de poder votar, e assim, podermos exercer o direito de escolha dos próximos Corpos Gerentes.

Nenhum comentário: