sexta-feira, 4 de junho de 2010

E AGORA? ALGUÉM FICOU MAL NA FOTOGRAFIA...



Aquilo que era previsível, aconteceu. A Cooperativa do Porto da Espada fechou as portas, como noticiou esta quarta-feira o Jornal Alto Alentejo.

Era há muito tempo do conhecimento geral, que esta Associação, a exemplo de todas as outras no concelho, não atravessava os melhores dias. Mas quando em Maio de 2009 a Câmara Municipal, por proposta do Vereador José Manuel Pires, resolveu injectar 90 000 euros, através da aquisição do edifício da Cooperativa, (o que levantou na altura as maiores dúvidas a muitos dos que acompanharam o processo), longe estava de se prever que seria essa mesma aquisição que daria a estocada final na Cooperativa, como afirma agora o Presidente António Vaz.

Bem poderão agora surgir todas as explicações, aliás vivemos num país em que tudo se explica e ninguém se responsabiliza, mas neste caso, pelo menos, os responsáveis não se podem queixar de não ter sido avisados de que não seria um bom “negócio”, como se mostra nos documentos que em baixo se publicam. Pena é, que ao nível das Actas da Assembleia Municipal, não sejam exaustivas sobre o que na altura aí se discutiu.

Em minha opinião algumas questões se podem por neste processo, sumariamente:

- A atribuição de cerca de 47 000 euros, em mais valias, o que levará a um pagamento de impostos de cerca de 7 500 euros, é motivo para a “falência”? Mas ainda há 9 messes a Câmara Municipal lá injectou 90 000 euros?

- E porque é que a Câmara Municipal que ainda há pouco tempo considerava a Cooperativa, uma Associação estratégica para o desenvolvimento do concelho a deixa agora “cair”, por uma verba ridícula, inferior a 10 mil euros?

- Quem foram os técnicos envolvidos no “processo” que não previram que o “negócio” tinha de pagar impostos?

- A Câmara Municipal pode não ter perdido dinheiro, pois adquiriu património, mas que vai fazer agora com esse património? Como vai rentabilizar as verbas aí investidas?

- Os dinheiros públicos deverão servir para pagamento de dívidas de privados?

- Será que os únicos responsáveis deste processo são as Finanças e o anterior Presidente João Batista, como nos querem fazer crer?

Muitas mais questões se levantam, mas fico-me por aqui…

Em baixo se publica um resumo da Acta da Reunião de Câmara de 6/5/2009, em que se decidiu a aquisição do Edifício Sede da Cooperativa, e das várias posições dos Vereadores da altura. Chama-se especial atenção para a Declaração de Voto de Pedro Sobreiro, que aqui reproduzimos na íntegra.







(Clicar para ampliar)

Um comentário:

Gato Preto disse...

A verdade vem sempre ao de cima.
Gostei da chamada de atenção para a posição do antigo Vereador, terá sido, com certeza, uma das muitas razões que levaram à sua saída.