segunda-feira, 1 de março de 2010

BORA AÍ LIMPAR MARVÃO!!!



Ora aqui está outra das coisas que me dará muito gosto fazer, e na qual o Fórum Marvão deve participar MUITO activamente, sob pena de eu levar o resto da vida a vociferar que isto não passa de uma cambada de teóricos com a mania que são os salvadores do mundo, mas quando toca a chegar-se à frente, rien de rien.

O projecto Limpar Portugal é muito ambicioso, e consiste numa ideia que eu sempre tive e quis por em prática no concelho de Marvão. Trata-se de localizar e classificar as lixeiras, e organizar meios humanos e materiais, para, no próximo dia 20 de Março, ir para o campo recolher toda a porcaria que tanto javardo (de duas patas) por aí deixa a solta.

Nós por cá, que podemos fazer? Podemos criar um grupo de voluntários, ou podemos entrar no grupo já existente no concelho, cujo trabalho me parece estar bastante atrasado, já que, por exemplo, poucas são as lixeiras indicadas até à data, sendo esse provavelmente o primeiro passo a dar.

Independentemente de quererem participar activamente no projecto, agradecia que todas as pessoas que tenham conhecimento de locais onde há lixos e entulhos acumulados, que nos deixem aqui essa informação para depois ela ser devidamente tratada.

Se quiserem saber mais informação sobre este projecto entrem em:

http://limparportugal.ning.com/

7 comentários:

Petra disse...

Boa noite. É natural que o trabalho do grupo em questão esteja atrasado, pois são os alunos da escola da Portagem que estão a fazer, sozinhos, de bicicleta, o levantamento das lixeiras!! Estes garotos criaram o grupo em Outubro, quando mais ninguém se interessou. E, convém acrescentar, são uns valentes por andarem por aí, com todas as intempéries. Atenciosamente. Fernanda Gomes Rosa.

Unknown disse...

" cambada de teóricos com a mania " ? teóricos ? mania ? se todos as pessoas tivessem a mesma opinião da pessoa que fez o post , nunca ideia como esta iria a avante , pois teóricos com a mania , são aquelas pessoas que falam falam e falam de tudo mal , mas no final são as que menos fazem , pois tanto interesse com isto o porque da inscrição apenas recentemente ? porque não se inscrever quando o grupo foi formado ? porcos de duas patas ? até ao senhor ao acampar pode deixar fica para trás ! pois se não houvessem ideias como estas o nosso conselho o que seria ? um monte de lixo mais do que já tem ?!
Atenciosamente .

Garraio disse...

Exma. Srª. Fernanda Gomes Rosa:
Apesar de V. Exª. ter aqui colocado dois comentários, eu (atenciosamente), vou “esquecer” que parte desse comentário vem de um anónimo e vou-lhe responder aos dois como de um só se tratasse. Espero que não se importe.
Começando pela parte final, quando digo no meu post:
“…o Fórum Marvão deve participar MUITO activamente, sob pena de eu levar o resto da vida a vociferar que isto não passa de uma cambada de teóricos com a mania que são os salvadores do mundo, mas quando toca a chegar-se à frente, rien de rien…”
estou-me a dirigir à maioria dos habituais colaboradores do Fórum Marvão, entre os quais a D. Fernanda não se encontra (porque assim não o deseja, obviamente). Aos dirigir-me eu aos colaboradores do Fórum, a cuja maioria me une uma grande relação de amizade, confiança e até laços familiares, não entendo que se dê por aludida, nem lhe revejo autoridade para opinar sobre o modo como a eles me dirijo, já que isso é algo que só a mim e a eles (restantes colaboradores) nos diz respeito. De todos os modos, e só a título informativo, refiro-lhe que o “tom” usado foi deliberadamente forte, para ver se os consigo espicaçar e que participem activamente no projecto.
Passado este pequeno preâmbulo, vamos falar um bocadinho (porque muito haveria para falar, e tenho a certeza que o faremos em sede própria), sobre o assunto que aqui nos trouxe e que não é outro que a campanha VAMOS LIMPAR PORTUGAL e a recolha de lixo que pode ser feita, no âmbito deste projecto, no concelho de Marvão.
Acho a ideia extraordinária na sua globalidade e estou disponível para a levar até ao fim, colocando nela todo o meu empenho. No entanto, não considero que seja com miúdos a passear de bicicleta, para identificar possíveis pontos negros, que cheguemos a lado nenhum. O problema dos lixo no concelho de Marvão, não é nenhuma aventura dos Cinco e tem de ser abordado com outra seriedade, agora que surge a oportunidade. É necessário envolver a sociedade civil e as instituições públicas. Mas envolvê-las A SÉRIO. E peço desculpa se estou enganado, mas não me parece que as coisas estejam para aí encaminhadas, já que a quinze dias do dia L não encontro informação que me indique que essas demarches se estejam a executar…
Agora uma coisa lhe garanto: oxalá as coisas corram bem, e todas as forças vivam se envolvam e participem, porque se assim não for, cá estaremos para fazer o balanço final.
Existem vários tipos de intervenções completamente distintas que podem e devem ser feitas: algumas podem ser levadas a cabo por miúdos das escolas e outras não. Algumas podem ser feitas sem necessidade da intervenção da autoridade de segurança rodoviária, outras não. Algumas podem ser feitas só com meios humanos, outras não. Algumas requerem equipamentos adequados para a recolha dos detritos, outras não.
Apesar de ainda não estarem registadas no mapa criado para o feito, estou plenamente convicto de que conhecerá as situações de que estou a falar, verdade?
E não me alongo mais, logo, às 22 horas, colocarei um post com fotos de um dos crimes ecológicos que se estão a registar no concelho de Marvão. TODAS as autoridades na matéria têm conhecimento dele, mas continuam a ignorá-lo. Pode ser que o VAMOS LIMPAR PORTUGAL possa acabar com ele.

E já agora, termino dizendo que me inscrevi nesta iniciativa dez minutos depois de ter conhecimento dela através de uma reportagem na televisão. A título de divulgação, parece ser que também não fomos grande espingarda…
Atenciosamente.

Petra disse...

Sr. Garraio, pele tipo de escrita, vê-se que o segundo comentário não é meu. Também não costumo esconder-me atrás do anonimato. Bom dia. Fernanda Gomes Rosa.

Miguel disse...

Garraio, alguns apontamentos:
1 - A agressividade com a Fernanda Rosa é descabida, e contrasta com tons muito cerimoniosos que já te vi usar aqui.
2 - Pensar que ela é autora do 2.º comentário, aliás, pertinente, não se faz.
3- Ao longo da minha vida, aprendi a desconfiar daqueles que dividem a nossa espécie em "teóricos" e "práticos", com nítido sentido pejorativo para os primeiros; normalmente, não são nem uma nem outra coisa.
4 - Este espaço é público, o que nele se escreve está sujeito ao escrutínio de todos e diz respeito a toda a gente. Não há aqui salinhas particulares. Ninguém carece de autorização de ninguém para expressar a sua opinião.
5 - Desvalorizar o trabalho dos "miúdos" nesta questão é pura insensatez; por duas razões: porque NUNCA se deve desvalorizar o empenho de "miúdos" em questões de interesse geral, e porque, a menos que se pense que Portugal, e o concelho, vão mesmo ficar limpos e assim permanecer, é fácil constatar que o principal mérito desta iniciativa é de ordem pedagógica.
6 - Dada a "seriedade" com que pretendes abordar esta questão, envolvimento de entidadees, etc., fico na expectativa de, finalmente, ser denunciado o escândalo que é a lixeira municipal mais conhecida por "parque de máquinas" e a ilegalidade em que vive, com afronta violenta à saúde pública.
Abraço

Miguel Teotónio Pereira

Garraio disse...

Peço desculpa mas não estou para andar com respostas e réplicas, diálogos de surdos não são o meu hobby favorito.

Está agendada uma reunião do grupo para Domingo, às 14 horas, na casa da Cultura. É lá o sítio para esclarecer este imbróglio.

Maria da Horta disse...

Concordo vivamente com campanha "VAMOS LIMPAR PORTUGAL" mas já agora,vejam lá se conseguem tambem incentivar os donos dos amiguinhos de quatro patas à utilização dos saquinhos de plástico para apanharem os dejectos dos seus animaizinhos de estimação, pois não têm que ser os que não são donos deles a limpar, eles não sabem onde lhes fica o "WC" mais próximo, são os donos os responsáveis, assim PORTUGAL ficaria mais limpo.
Os meus agradecimentos.