segunda-feira, 22 de março de 2010

1972 - Marvão Unido

Há meses tive acesso a uma cópia da página nº 3 de um jornal publicado em 15/01/1972, chamado “Marvão Unido”, porque na mesma surgia a notícia da chegada do ultramar de um familiar próximo.

Este fim-de-semana “deparei-me” casualmente com ela, li-a, e penso que tem várias curiosidades que justificam a sua divulgação.

Na mesma, “encontramos” amigos, familiares e pessoas conhecidas que se baptizaram, casaram ou vieram (foram) do (para o) ultramar.

Ficamos a saber, por exemplo, que nessa época se realizavam casamentos na Capela do Pereiro; que o pavilhão gimno-desportivo, que agora a Câmara muito provavelmente irá adquirir, foi construído em 1972; que esse ano iniciou-se em ambiente festivo na discoteca, ao som do conjunto “Os Arenenses”; e que, nesse tempo, os casamentos e baptizados pelo concelho eram “mais que muitos”.

Curiosa é a notícia/crítica sobre a organização das touradas no Largo das Almas, na Portagem. Não era uma organização da responsabilidade do regime, certamente!

O “Marvão Unido” seria, provavelmente, um jornal regional já que, nesta página, surgem notícias da Salavessa e de Montalvão.

Além da curiosidade sentida por alguém que nessa data era bebé, ou das recordações que a outros desperta, esta página de jornal revela, sobretudo, duas coisas fundamentais e interligadas:

a) Em 1972 Marvão tinha um jornal!

b) Em 1972 Marvão era um concelho cheio de vida!




Cumprimentos

Bonito Dias
(bonitodias@gmail.com)

2 comentários:

zira disse...

O engraçado é que esse casamento do Pereiro, era o dos meus compadres,pais de minha Lina.Quem diria não? casamos no mesmo dia. Escrevi as notícias da Beirã muitos anos... até que o muito estimado padre Agostinho se foi embora para Castelo Branco. Sei dele por ler o Jornal a Reconquista online. Sei tantas coisas... pudera já aqui resido desde 1971, e sempre fui uma cidadã activa... sempre de coração dividido é certo, a não saber qual parte tem mais valor se a alentejana se a da Beira da minha Idanha.
Tenho guardados ainda alguns desses jornais, os que traziam os meus contos, apontamentos, e as notícias dos meninos entravam para a escola, os que partiam... etc. etc. e havia muitos assinantes pode crer. Bem haja por me fazer recordar..
Alzira Sobreiro

Garraio disse...

Foi talvez o primeiro jornal que eu li.

Notícias da minha Terra... já que Marvão Unido era o "nosso resumo" sempre na página 3, das seis que normalmente compunham o Jornal.

É claro que o jovem Bonito não se consegue lembrar disso... ;)