quinta-feira, 30 de julho de 2009

Brinde à AMIZADE!

No domingo realizou-se o 1º Quadrangular de Futebol das Tertúlias de Santo António das Areias. Este certame reuniu a “Associação de Caçadores Fonte da Viola”; os “Duros de Domingo”, as “Noites de Sexta – Amigos da Fonte de Souto”; e a “Real Tertúlia do Camarão de Marvão”.

Sendo que somente os “Duros de Domingo” praticam com regularidade, o futebol não foi mais que um pretexto para reunir algumas dezenas de convivas, num grande “comes e bebes” que se poderia adjectivar de “brinde à AMIZADE”.

Registe-se, aliás, que entre este quatro grupos há muitas relações cruzadas, havendo vários elementos que pertencem a mais do que uma das referidas tertúlias.

Eu gosto muito de ser de uma aldeia!

Um convívio destes só seria possível acontecer numa aldeia. Tenho amigos na cidade. Mas, na cidade a vida é muito mais individualista. Há grupos que vão beber um copo e cada um para o seu…; há casais que vão beber café e cada um paga o seu…

São apenas alguns exemplos!

Nós, os da aldeia, fazemos convívios alargados. E genuínos. Há mais teias sociais verdadeiras. Há mais sentimento de pertença. E não há nada como isto!

Convivemos com amigos; convivemos com conhecidos que simpatizamos; e convivemos com conhecidos que nem simpatizamos particularmente, ou até com desconhecidos. Enfim, convivemos. Verdadeiramente!

É claro que “o copo” tem uma posição central nesta dinâmica social. Mas não é só isso. “Os copos” são apenas os “danos colaterais”… que podem e devem ser minimizados.

É muito mais que isso!

Eu, quando encontro alguém da minha aldeia por aí… fico sempre contente… mesmo que seja um conhecido com quem até nem simpatize particularmente!

Início da 1ª parte do convívio

1ª Meia Final


Expectativa na bancada!


Bonita camisola!


Jogo em bom ritmo!

Os do Camarão eram poucos mas bons!

Doping para a 2ª Meia Final!


O Doping continua, sob o olhar atento do árbitro... para que a medida permitida não seja ultrapassada!


"Mas vamos jogar com Doping?"


2ª Meia Final


A 1ª lesão e a respectiva entrada do massagista!

A disputa do 3ª lugar

A Grande e "renhida" Final"


O "Bomba" em grande velocidade!


Mais lesões. Muito trabalho para o massagista!


Início da 2ª parte do convívio, nas extraordinárias instalações da Abegoa!


Todos ao ataque!
(Agora com a mesma camisola)


Todos ao ataque!


Agora sim: Todos ao ataque!


Belas, fresquinhas e servidas com requinte!


Sempre ao ataque!

Um grande brinde dos "Duros de Domingo"!
(era o seu dia!)

Este já está!. Venha outro, depressa!!!!!!


Grande Abraço
Bonito Dias

Um comentário:

Pedro disse...

Que saudades tenho dete pessoal...
Eu também pertenci durante muito tempo a esse maravilhoso grupo dos domingos de manhã, aliás, talvez tenha sido dos primeiros "jogadores" a alinhar nas manhãs desse dia de semana. Lembro-me bem de sairmos da Cave e ir direitinho para a pavilhão para o respectivo encontro desportivo. Depois, os encontros começaram a levar mais gente (felizmente) e começou a criar-se o actual "Duros de Domingo", no qual eu ainda tenho o meu equipamento original e religiosamente guardado. A vida dá muitas voltas e já há algum tempo que não participo nas jogatanas, mas estou quase sempre a par das novidades através da amizade do pessoal.
Mas, ao ler este teu artigo, tenho que discordar quando fazes referência na frase, cito: "Um convívio destes só seria possível acontecer numa aldeia.".
Claramente falsa esta afirmação e porquê? Porque eu os meus últimos 5 anos da minha vida resido na cidade de Setúbal e já participei em encontros idênticos, mas idênticos mesmo com o mesmo espírito de família que há na nossa terra, a sério.
É verdade que por ser um meio mais pequeno, é mais facil arranjar um espacinho para toda a gente conviver, mas o que conta para mim nestes encontros é a Amizade e o convívio que neles se vive e isso aqui também é possível, mesmo.
Bonito, grande abraço e dá saudades ao pessoal.
PS - um dia vou escrever no meu blogue sobre estes nossos encontros cá por Setúbal e quem sabe que se possa fazer intercâmbio para um peixinho assado, eheheheh.