A festa da Relva da Asseiceira é um fenómeno de adesão (interna e externa) e longevidade (19 edições) que não deixa ninguém indiferente!

Já o ano passado aqui comentei este evento, tendo alvitrado alguns possíveis factores para o seu sucesso: o local aprazível, o tempo de verão, os bons petiscos, o bom vinho, a simpatia dos festeiros e o conceito “à espanhola” de não cobrar entradas, fazendo a receita no “comes e bebes”.

Na semana passada falava com alguém, profundo conhecedor de outra das festas populares do nosso concelho, que, perante estes factores por mim apresentados e a preocupação de muitos dos festeiros já estarem com uma “idade avançada”, comentava que, em sua opinião, as principais razões do sucesso desta festa eram a união entre os festeiros e as “contas claras”.
Concordei!



Começa pela liderança que parece ser partilhada por três ou quatro elementos, os quais demonstram grande espírito de equipa, amizade, cumplicidade e capacidade para envolverem as pessoas, visto que partilham “a estratégia”, as regras e os processos com as mesmas. Depois, existe uma perfeita conjugação entre objectivos pessoais dos vários elementos com os objectivos do grupo e, finalmente, diria que todo o evento é organizado e implementado com um grande “prazer” pessoal, o que é, também, fundamental

A boa liderança e o “gozo” pessoal individual permitem ultrapassar, facilmente, eventuais conflitos e vão atraindo mais colaboradores que, de certa forma, vão regenerando e enriquecendo o grupo.
Acrescentaria, ainda, que outro factor muito importante é que esta festa envolve gente boa, humilde, persistente e muito trabalhadora (factor crítico de sucesso em qualquer actividade)!
Portanto, com a conjugação de todos estes factores, o resultado só poderia ser um: O sucesso!
Grande Abraço
Bonito Dias
3 comentários:
Estas Festas da Asseiceira trazem-me cá umas recordações...
Bonito, dás autorização a que eu use as fotografias? Estão soberbas.
Uma vénia para a Santa Isabel e um abraço cheio de saudades para todos.
Usa-as à vontade, amigo Jaime!
Abraço
Bonito
Eu cá acho que não é nada disso. Não são necessárias boas nem más lideranças para fazer uma festarola de sucesso como é a da Relva.
A receita é a seguinte:
Juntam-se uma dúzia de homens com os tomates pretos, com uma dúzia de mulheres com os ovários no sítio, acrescenta-se uma dose bem servida de amor a esta festa, mexe-se bem, varrem-se as influências políticas até à estrada e está pronto a servir.
Fácil, barato e de certeza que até dá lucro.
Boa noite e portem-se bem.
Postar um comentário