quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Candidatura independente à Câmara de Marvão!

(clicar para ampliar)
Aquilo que há algum tempo se comentava em surdina já é público. O jornal “Alto Alentejo” (AA) de hoje informa-nos que haverá uma candidatura independente nas próximas eleições autárquicas em Marvão.

Madalena Tavares será, então, candidata a Presidente da Câmara de Marvão, tendo Gomes Esteves a encabeçar a lista para a Assembleia Municipal.

O primeiro parágrafo da notícia do AA parece, ainda, sugerir que esta poderá não ser a única candidatura independente em Marvão. O futuro dirá!

Na mesma “caixa” o AA lança alguns nomes como podendo ser os candidatos das listas do PS e do PSD. Se os do PS não serão grande novidade, já o alegado número dois da lista do PSD parece ter surpreendido muita gente! Ou talvez não?

Nesta altura, e antes de outros desenvolvimentos, estes dados levantam algumas interrogações:

1 – O que se passa na governação de Marvão para que apareçam candidaturas independentes?

2 – O que se passa nas estruturas partidárias de Marvão para que apareçam candidaturas independentes?

3 – Esta(s) candidatura(s) indicia(m) apenas problemas internos nos partidos ou, por outro lado, aparece(m) porque os marvanenses a(s) “exige(m)”?

O futuro dirá…


Grande Abraço
Bonito Dias

7 comentários:

298 - Manuel Andrade disse...

Caríssimos (as)

Faz algum tempo que leio as vossas mensagens sem retorquir.

Comentei recentemente o quão útil sería um encontro dos diversos elementos que aqui publicam as suas idéias.
Efectivamente há um défice de discussão e ainda mais uma falta de aplicabilidade. Podemos passar o tempo todo a encher blogs, mas ... está na altura de agir.
Recentemente dei passos muito concretos para o efeito e constatei estar 'tudo muito emperrado'.
Ninguém para lá de vós quer discutir o que quer que seja.
Gostaría pois de poder fazer uma reflexão no vosso seio.

A presente notícia não me surpreende porque a aguardava há algum tempo.

Prosseguirei assim, com a minha postura e espero chegar até vós, brevemente.

Marvão merece melhor desempenho do que o que tem tido.

Um abraço a todos.

Fernando disse...

As eleições de 2009 vão ser muito interessantes. Ai isso vão...

Unknown disse...

Caríssimos,

Em resposta às questões colocadas pelo Bonito tenho a dizer o seguinte:

- provavelmente se aparecem candidaturas independentes é porque os partidos não reconhecem, nessas pessoas, capacidades suficientes para integrarem as suas listas;

- provavelmente essas pessoas já se serviram (bastante) dos partidos políticos para subirem na vida;

- provavelmente se não tivesse sido os partidos políticos essas pessoas não eram conhecidas politicamente e agora não estariam aí;

- duvido muito que estas candidaturas surjam porque os "marvanenses exijam".

Um comentário a uma citação publicada nesse jornal (amigo do blog): "Acreditamos que as pessoas estão primeiro, bem como as suas necessidades".

Acho imensa piada que uma declaração destas possa vir de alguém que esteve 8 anos na Câmara de Marvão com os pelouros mais importantes no que toca às pessoas: o pelouro da acção social e o pelouro da educação.

Agora eu pergunto: o que é que essa pessoa fez em 8 anos nestas áreas?????

O jornal, aliás, refere apenas um dos pelouros - o da cultura -, porque realmente foi o único onde essa pessoa se destacou, no entanto nunca nos podemos esquecer que esse não era, de todo, o único pelouro que tinha!

Por isso, essa conversa da treta não cola. Essa conversa vinda de alguém que teve 8 anos para mostrar o que valia nessas áreas, não tem agora qualquer crédito.

Esteve no sítio certo, no tal "tempo das vacas gordas", quando havia imenso dinheiro de fundos comunitários que poderia ter aproveitado a bem dos marvaneneses, em especial nas áreas referidas, e o que fez??? Absolutamente nada. Só "coltura"...

Unknown disse...

INDEPENDÊNCIA/DEPENDÊNCIA

-Analisemos pois então a candidatura Independente ????? de Madalena Tavares.

Como todos sabemos Madalena Tavares, foi durante 8 anos vereadora a tempo inteiro na C.M. Marvão, para além de outros Pelouros, detinha também o Pelouro da Cultura.
Quem detém esse Pelouro e quer desempenhar esse cargo com elevado esmero tem necessidade de se deslocar por inúmeras vezes para concretização de determinados eventos.
Madalena Tavares elevou essa condicionante a expoentes máximos, abusando claramente das deslocações e em consequência com custos demasiado elevados para a realidade e necessidades do nosso Concelho.
Nunca foi claramente demonstrado o beneficio de tais deslocações.
Continua na mesma senda, enquanto Vereadora neste mandato.( Viagem/passeio para o Brasil ).
A sua candidatura Independente como refere é, sinónimo de uma dependência completa e total.
Dependência da sede do Poder, do Mandar e do
Protagonismo.
Não está claramente na perfeita avaliação da realidade.
Esqueceu-se rapidamente da derrota estrondosa que obteve nas últimas eleições autárquicas e uma das razões foi claramente a sua forma de estar enquanto Vereadora, que o Povo de Marvão de há muito tanto criticava.
O motivo principal desta candidatura não se prenderá com o facto de ir auferir mais uma determinada importância para cima da reforma dos 300 e tal contos mensais, mas para além dos motivos atrás mencionados, o de se vingar claramente num Partido ( PS ) que sempre a acolheu e que tanto lhe proporcionou e que agora não a convidou para as suas listas, porque na vida tudo tem o seu tempo.

Garraio disse...

Permitam-me discordar da opinião do Jaime, nalguns dos seus aspectos:

- Em primeiro lugar, porque se contradiz quando refere que é preciso viajar, mas depois isso ocasiona despesas. Em que ficamos? Viajamos, gastando dinheiro, ou não viajamos, ainda que necessário, para o não gastar? E será gastar, ou será investir?

- Em segundo lugar, era importante referir quais foram os abusos mencionados, porque essa afirmação é demasiado grave para ser tão vaga;

- Em terceiro lugar, gostava de sublinhar que o trabalho de Madalena Tavares, enquanto vereadora da Cultura, foi excelente, sobretudo do ponto de vista técnico (não esquecer a qualidade de tantos e tantos actos culturais que ocorreram nos seus mandatos);

- Quarto, a razão da candidatura independente da actual vereadora não é, de todo, uma razão económica. Afigura-se-me, que não lhe deve fazer falta dinheiro (e ainda bem, para ela);

- Quinto, atribuir a Madalena Tavares a derrota do PS nas últimas eleições, parece-me um exagero de todo o tamanho: o facto do PSD ter apresentado uma lista fortíssima, aliado ao "pequeno pormenor" do cabeça de lista do PS ser um perfeito desconhecido do povo de Marvão também devem ter tido algum peso específico nessa "estrondosa derrota". Ou não?

- Sexto, diz-se que o homem é o único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra. Na noite das próximas eleições, saberemos se o PS local irá ou não fazer juz a esse ditado popular. Cá pra mim, já comprou várias rifas para esse "sorteio".

Unknown disse...

Òh sr. Garraio,

Nem de propósito, o sr. deixa a melhor " deixa " precisamente com a questão das " rifas "....

Então, não terá sido nos últimos tempos o sr. que terá procurado mais ir a jogo???

Só para lhe relembrar algumas das suas jogadas.

Apoiante inicial acérrimo do Executivo PS, presidido e muito bem, deixe-me dizer-lhe pelo Sr. Dr. Manuel Bugalho.

Era vê-lo a si qual "adezivo" sobretudo em eventos culturais.

Foram-lhe dado incubências na C.M. para poder desenvolver um bom trabalho. Resultado fracasso. Consequência voltar ao desempenho das suas funções.

Mais tarde, concorre ao Restaurante do Centro de Lazer da Portagem.
Do júri do Concurso, faz parte a Drª Madalena Tavares.
Como o sr. não ganha o concurso, põe de rastos a C.M., processando-a segundo parece em Tribunal. ( Aí já não foram bons os tais conhecimentos técnicos da vereadora).
Passa para nova jogada - Apoiar a equipa do Psd.
Relativamente, à equipa fortíssima, liderada pelo actual presidente, como o sr. refere, mais um joguinho seu porque de forte e coeso aquela equipa deve dizer-se não tem absolutamente nada.
Permita-me dizer-lhe francamente, tem todo o direito a apoiar aquem a si lhe der na real "gana", mas olhe que em termos de sorteio, não nos sai toda a vida a bola branca.

Garraio disse...

Sr. Jaime: (nome ou nick???)

Parecer ser que o sr se “picou” com o meu comentário anterior, e reagiu da pior forma possível.

Parece ser também que o sr. ainda não leu o lema deste blog,que, uma vez sem exemplo, terei a gentileza de lhe transcrever:


“Este espaço nasce no seio de um grupo de Marvanenses orgulhosos do passado, atentos ao presente e preocupados com o futuro. Aberto a todos os temas, o Fórum Marvão pretende debater ideias e opiniões e fazer o seu contraditório, assente nos pilares do respeito e da tolerância. Este Blog não se identifica com qualquer formação política e os seus autores são responsáveis pelos posts e comentários publicados.”


Como tal convém-lhe seriamente adequar-se aos “estatutos” e não sair muito da “vereda”, porque pode dar alguma queda e magoar-se. Isto para lhe dizer que ainda não percebi o sentido dessa alusão visceral à minha pessoa, num contexto de comentário à aparição de uma candidatura independente à Câmara de Marvão. Se quiser lavar roupa suja, convido-o a visitar outros blogues. Aqui fala-se de figuras públicas, e, de momento, não encaixo nesse perfil. Se tem alguma coisa contra mim, não a tente resolver neste canal. Procure-me e explique-se. Já agora, aviso, aqui não vai haver mais conversa desta. Se o voltar a fazer, serei eu a procurá-lo e a chamá-lo a locais adequados para derimir estas diferenças.

Não me sinto minimamente na obrigação de o fazer, mas a sua escrita foi tão infeliz e eu até estou bem disposto, assim que vou dar-me ao incómodo de replicar aqui alguns dos seus baixos considerandos:

- Se há alguma coisa que nunca fui na minha vida foi adesivo (com “s”); Se me viu em tantos eventos culturais, devo dizer-lhe que pagámos os dois a mesma entrada, sempre. A nossa única diferença foi que eu ajudei a tornar alguns deles possíveis, coisa que da sua parte duvido que tenha acontecido.

- Voto em Pessoas e não em Partidos. Não terei problemas em votar no CDS ou no Bloco de Esquerda, se neles concorrer o meu candidato preferido, que será sempre aquele considerado por mim como o melhor para o desenvolvimento e para o equilíbrio de Marvão;

- Gostaria que entendesse, se for possível, que foi o Sr. Manuel Bugalho que me convidou para ocupar o cargo de secretário, na noite em que ganhou as suas primeiras eleições. Não sou de ficar vaidoseco com essas coisas e aceitei porque era ciente de que poderia fazer um trabalho válido. Coisa que não chegou a acontecer, porque ele não queria um secretário, queria um criado. E eu não sou criado de ninguém, não abro nem fecho janelas, não apago a luz, nem fecho portas. Felizmente, posso e sei fazer outras coisas. E estava-me perfeitamente a cagar para tal cargo. Sei que muitos babosecos me deleitaram com a sua inveja pelo facto de ter estado tão perto do poder. Quer saber a verdade? Foi uma experiência traumática, que muito me prejudicou a mim e às pessoas mais próximas de mim. E lamento informá-lo que o facto de voltar ao meu trabalho normal, só me beneficiou, a todos os níveis. Sinto-me muito mais válido e merecedor do parco salário que cai na minha conta bancária cada fim de mês.

- Eu já percebi que você não gosta de Madalena Tavares. Nem de mim. E intuo que ficou muito zangado com a apresentação da sua candidatura. Porquê? Você vai fazer parte de outra lista, e a candidatura da vereadora incomoda-o? Você tem aspirações políticas? É que isso é uma coisa, mas daí a achar que foi Madalena Tavares que fez a classificação final do concurso do Centro de Lazer, vai uma grande distância. Você desconhece que essa é a deliberação de um Júri e não de uma pessoa? Nem eu próprio, que me considerei lesado, fiz um julgamento tão primário dessa decisão. Acho que você anda um bocado confuso. Já a considerou grande responsável pela derrota do PS nas últimas eleições, agora diz que é a única responsável de uma decisão tomada em grupo… enfim… nada disso corresponde à verdade nem eu tenho que lhe dar explicações nessa área.

- De toda este rol de anedotas com que o Jaime nos brindou no seu último comentário vou agora comentar a que mais graça me deu: foi a da bola branca. Para sua informação, todos os funcionários do meu concurso estão muito melhor colocados na carreira que eu. Todos. E todos ganham umas centenas de euros mais que eu. Esse foi o preço que paguei por nunca me ter vergado ao poder mais do que aquilo que a minha consciência, o meu orgulho e a minha filosofia de vida me marcaram. Já viu? Você deseja que me saia uma bola negra…. E eu desejo que, só uma vez na vida, me saia uma branca. Questão de opiniões…

- Já agora, aproveito para lhe explicar que, quando neste e noutros locais públicos falo de nomes, falo de nomes como figuras públicas, somente. As questões pessoais não podem, nem devem ser abordadas nesta sede. E por isso não o faço.

- No comentário que tanto o incomodou, defendo a obra de Madalena Tavares como vereadora da cultura, porque não acho justa nem razoável a crítica despectiva com que a brindou, resumindo a sua passagem pelo poder municipal à mera realização abusiva de viagens altamente dispendiosas para o município. Essa é uma vil mentira, que eu pedi que justificasse, mas você “esqueceu-se”, investindo contra mim, pela única razão (presumo) de ter manifestado, de forma educada, a minha modesta opinião.
Toda a gente que trabalha, seja onde for, faz coisas bem feitas e outras nem por isso. Ela não foi excepção. Os erros, em política, são, amiúde, questão de critérios que têm que decidir-se à pressa ou de prioridades enquadradas dentro das estratégias pré-definidas, o que lhes retira alguma responsabilidade meramente pessoal ao mesmo tempo que lhes atribui um certo grau de subjectividade. Logo, não podem ser julgados sumariamente por pessoas que não têm competência para isso, como é o seu caso. Menos competência lhe reconheço ainda, para trazer à luz pública juízos de valor sobre as minhas opções políticas, porque não detém nenhum aval para o fazer.



E já agora, nesta maré de confissões, peço-lhe que se confesse também:
Se acha que o actual executivo é tão medíocre e que Madalena Tavares enterrou o PS nas últimas autárquicas, não percebo porque é que manifesta toda essa preocupação. Era para dar saltos de alegria! Em face a tais pressupostos, estão reunidas as condições para que outra força política venha a obter uma fácil vitória. Será? A ver, vamos. E talvez, até o Jaime venha a integrar essa equipa candidata, o que, até seria divertido, pensando eu, desde já em futuros posts para pendurar aqui nesta casinha.

Entretanto, fico por aqui sentado, ouvindo o Jorge Palma... adivinha a música?