sexta-feira, 31 de outubro de 2008

BALANÇO DE SETEMBRO E OUTUBRO DE 2008

Após dois meses desde a apresentação do último Balanço, o Fórum Marvão volta a apresentar o resumo dos últimos dois meses: Setembro e Outubro.

Neste período foram apresentados 27 Posts, num total de praticamente uma centena (97), que levamos publicados desde o nosso nascimento há 6 meses atrás.

Estes 27 Posts tiveram 92 comentários, numa média de quase 4 comentários/Post, o que atesta o interesse que os vários temas aqui trazidos pelos nossos colaboradores.
O Fórum cresceu, cresceu muito, surpreendendo até os seus próprios criadores.

O Fórum é, hoje em dia, um local de visita diária para muitos marvanenses, dentro e fora do concelho, como o atestam, as 150 visitas diárias.

Mas o que cabe mais realçar, tem sido o grau educacional e civismo que tem prevalecido em todas as intervenções. Sem que, até agora, se tenha resvalado para a crítica ou ataque pessoais. O Fórum está grato a todos vós.

Contraditório é de ideias e opiniões. Bem hajam pela vossa participação.

Durante este período realizámos 3 sondagens: Uma em Setembro e duas em Outubro.

Na primeira quisemos saber a opinião nos nossos visitantes acerca da possível adesão do Município de Marvão ao Projecto NaturTejo/Geopark.
Este Projecto que tem como finalidade associar um conjunto de municípios, que têm em comum o Tejo por vizinhança, com vista a agirem em conjunto, para uma possível candidatura a reconhecimento deste território a nível mundial como Geopark, tem deparado com algumas dificuldades, nomeadamente pela rejeição de algumas AM (como C. de Vide) e recuo de outras como Gavião e Marvão, devido às suas elevadas quotas financeiras.

Como se pode verificar no Quadro 13, apenas 31% dos nossos visitantes concordam com a adesão de Marvão a este Projecto, 44% referiram “Discordar” e 24% referiram que desconheciam o Projecto.


A segunda sondagem que efectuámos, dizia respeito à possível primeira Candidatura Independente à CM de Marvão, protagonizada por Madalena Tavares, actual vereadora pelo PS e ex. Vice-Presidente do anterior executivo liderado por Manuel Bugalho.

A exemplo do que já havíamos feito com Nuno Lopes, quisemos saber, qual a opinião dos nossos visitantes a respeito desta candidatura.
Assim, como podemos observar no Quadro 14, a maioria dos nossos visitantes 57% são de opinião que se trata de uma “Má” candidatura, em oposição a 43% de visitantes que acha que é uma “Boa” candidatura.

É de realçar o elevado número de votantes nesta sondagem, que pela 1ª vez ultrapassou as duas centenas.

Relembra-se aqui, que Nuno Lopes tinha recolhido 71% de opiniões favoráveis.
Daqui a um ano se verá…

Na terceira sondagem, procurámos saber a opinião dos nossos visitantes, acerca do desempenho do actual executivo, liderado por Vítor Frutuoso, na CM de Marvão, que segundo este painel “parece não estar muito bem na fotografia”.

No Quadro 15 podemos verificar, que apenas 18% tem uma opinião positiva sobre o desempenho do actual executivo marvanense, com a grande maioria, 82% dos visitantes do Fórum (230 votantes) a emitirem uma opinião “Negativa” e mesmo “Muito Negativa” do desempenho de Vítor Frutuoso, Pedro Sobreiro e José Manuel Pires.


Se bem que saibamos que estas “sondagens” não têm qualquer valor científico e são meros indicadores, talvez não fosse má ideia que às mesmas fosse dada alguma atenção por parte dos visados, já que como diz o povo: “homem (ou mulher) prevenido (a) vale por dois”!

Por fim, queremos realçar uma das última rubricas que por aqui tem aparecido, procurando apurar os gostos musicais dos nossos visitantes, através de alguns temas musicais que vos propomos para vossa escolha e preferência, a que denominamos: “em defesa do que é nosso” e da música portuguesa.

Até agora os grupos ou cantores eleitos foram os seguintes:
- Projecto Deolinda
- Os Perfume
- Os o-i-o-a-i
- Os Donna Maria
A estes quatro, juntaremos, de acordo com as vossas preferências mais dois. E depois, de entre esses seis procederemos à eleição do “tema do ano” do Fórum Marvão.

Contamos sempre com a vossa colaboração.

10 comentários:

Felizardo Cartoon disse...

um dia numa conversa informal, o Bugalhão falou da importância que este fórum pode ter para Marvão e para os marvanenses; à laia de desabafo afirmou que como tudo na vida, o fórum um dia vai acabar .

nesse dia, talvez se pudesse pensar numa iniciativa editorial , uma revista ou um livro em forma de resenha, dos artigos ou posts mais pertinentes aqui apresentados .

os participantes deste fórum não são intelectuais consagrados no universo das artes e das letras nacionais; têm todos uma profissão e têm que colocar o pão na mesa das respectivas famílias .

No entanto, sem falsas modéstias, considero que temos apresentado aqui um trabalho bastante sério e sóbrio quanto baste, baseado nas experiências e opiniões pessoais, tendo sempre como pano de fundo e como horizonte, aquilo que aqui nos traz e que é Marvão .

Unknown disse...

Caros foristas,
À semelhança da sondagem que foi feita sobre a candidatura do Eng. Nuno Lopes pelo Partido Socialista, e da candidatura independente de Madalena Tavares, parece-me que seria conveniente, e para que não exista nenhum tipo de discriminação partidária, efectuar também uma sondagem em relação à candidatura (já oficial) do CSD,protagonizada por Mena Antunes.

José Boto disse...

Gostava de aproveitar a ocasião para fazer uma sugestão aos responsáveis pelo Fórum.

Sugiro que seja o próprio “Fórum Marvão” como “marcador” a apresentar à discussão os temas que depois coloca a votação, como é o caso do projecto Natur Tejo / Geopark. Como os organizadores do Fórum têm acesso a informação privilegiada (por serem membros da Assembleia Municipal / …), sugiro que se preocupem em apresentar os temas devidamente caracterizados e da forma o mais isenta possível

Só assim será viável uma discussão aprofundada e com alguma seriedade acerca dos projectos como o referido, ou como o que o Bonito lançou recentemente sobre o “Turismo do Alentejo, E.R.T.”.

Não sendo assim, vamos quase sempre parar às opiniões por simpatia política ou pessoal pelas pessoas que dão a respectiva opinião, não conduzindo a discussão a grandes conclusões.

No referente ao tema do Natur Tejo / Geopark a pouca discussão que houve centrou-se à volta do custo da participação sem atender aos benefícios que daí poderão advir e sem caracterização do projecto.

A votação em minha opinião nem permite tirar nenhuma conclusão séria. Primeiro porque o universo de votantes é muito baixo comparativamente ao das outras 2 sondagens, o que indicia, em minha opinião, que muitos visitantes viram a sondagem mas não se sentiram motivados ou suficientemente informados para dar a respectiva opinião.

Mesmo dos que deram a opinião 24% afirmaram “não conhecer” o projecto; e a diferença entre os que afirmaram discordar ou concordar com o projecto é de apenas 11 votantes; tendo eu inclusive dúvidas sobre se as opiniões dos 63 votantes que revelaram concordar ou discordar, têm um suporte de informação adequado para expressarem a respectiva opinião.

Espero que interpretem correctamente esta minha opinião/sugestão, pois concordo integralmente com os objectivos e interesse da existência do Fórum. Apenas considero que se poderá melhorar a respectiva intervenção.

João, disse...

Meu caro José Boto, penso que tens alguma razão na maneira como te referes ao Projecto NaturTejo/Geopark.

No entanto penso que o problema e o seu esclarecimento, não passa só por nós, colaboradores do Fórum. Nem nós somos tão privilegiados no conhecimento como possa parecer.

O esclarecimento deveria vir das entidades oficiais e isso nunca foi feito. Aliás, suspeito que nem “eles” estejam muito convictos dos benefícios que tal projecto represente para o concelho.

E meu amigo, um Projecto que nos leve 40 000 contos para nos inscrevermos, mais 5 contos por ano de quota…, tem de ser algo de muito importante para o concelho, e não ficar fechado nos “gabinetes e gavetas”. Deveria implicar toda uma comunidade, pelo menos os mais interessados, como suponho deva ser o teu caso e as empresas que representas.

E, deduzo, que o pouco que saibas, o devas ao Fórum, senão talvez nem te desses conta disso.

No entanto a tua crítica não deixa de ser pertinente. Eu, pela parte que me toca, tentarei no futuro ser o mais claro possível.

Por agora aqui ficam algumas opiniões sobre o tema e escritas no passado aqui no Fòrum e ao longo destes 6 meses, que convém relembrar:


João Bugalhão 9/5/2008

"...se não formos ao âmago da coisa e nos ficarmos mais uma vez pela superficialidade, por um sacudir de responsabilidades, pelo esquecimento, pelo “não luto”…, estaremos a contribuir para passarmos, rapidamente, para outra aventura. Correndo-se o risco, de mais uma vez, desbaratarmos os escassos recursos que vamos tendo, com poucos ou nenhuns proveitos, como parece ser o caso do actual Projecto de adesão à Natur Tejo/GeoPark."


Bonito Dias 10/5/2008

"...relativamente à comparação do J. Buga entre a Candidatura a Património Mundial e o Geopark da Naturtejo, ao qual vamos aderir, considero que está completamente errada!
É verdade que têm em comum o serem, ambas, iniciativas que visam atrair turistas a Marvão. Mas, enquanto aquela foi feita isoladamente, sem apoios regionais e com grandes incerteza na sua concretização, esta trata-se de uma parceria numa situação praticamente concretizada.
Considero que as parcerias são fundamentais nesta matéria. Apesar das suas potencialidades, com o seu exíguo orçamento, o Concelho de Marvão tem grandes dificuldades em concretizar,isoladamente,grandes iniciativas promocionais eficazes."


João Bugalhão 23/5/2008

"...Geopark (adesão que nos custará até dois mil e dez, 200 000Euros): Processo muito interessante do ponto de vista filosófico e dos princípios (como aqui foi apresentada pelo Bonito Dias). Do ponto de vista prático, cuido, que mais uma vez não dê em nada e que a montanha vai parir um rato.
Antes de acabar esta legislatura autárquica, irei questionar sobre os resultados desta adesão. Nomeadamente, sendo um parceria “públicoprivada”, quem foram os privados ou as empresas de Marvão que aderiram e quanto investiram? Ou será que mais uma vez andam os contribuintes a pagar para os privados arrecadarem lucros e quando toca à sua participação, primam pela ausência.
A propósito, alguém investigou ou inquiriu se os privados marvanenses estão interessados? Ou as decisões tomam-se com base na percepção (esta sem acordo ortográfico)?
Será que estes 200 000 Euros (e mais 25 000/ano) não teriam outras prioridades em Marvão?"

Luisa Garraio 23/5/2008

"...não sabia nada desse tal Geopark…até aqui, o que prova alheamento de muitas coisas…e outras coisas mais.
Sei que não deve ter muito a ver, mas há poucos dias, passeava por uma serra de nome Montemuro, situada no distrito de Viseu, onde existe um “centro “ – parque eólico povoado de “ventoinhas gigantes”, que poluem a paisagem e pelos vistos a relação entre o investimento feito e os benefícios daí resultantes deixam um pouco a desejar…
Isto para dizer, que se nos lamentamos tanto com orçamentos muito limitados então, mais temos de reflectir sobre o modo de aplicação das ditas verbas sempre escassas…
Mas como disse, não sei do assunto o suficiente, apenas opino que no que se trata de grandes projectos, já estamos um tanto ou quanto desconfiados…. E com alguma razão…"

João Bugalhão 22/8/2008

"...o Projecto de adesão à NaturTejo/Geopark, pensado como alternativa ao falhanço de reconhecimento de Marvão como Património Mundial, parece estar comprometido, devido ao não assentimento por parte de Castelo de Vide, e, à descontinuidade territorial provocada por esse facto.
Este Projecto, será levado de novo à discussão da Assembleia Municipal e será curioso verificar o que irá acontecer nessa altura. Entretanto não se conhece qualquer iniciativa pública, de forma a esclarecer e motivar os marvanenses sobre este Projecto, com vista a conseguir a sua aderência e integra-los. Pelo menos aqueles que mais directamente estariam interessados numa “aventura” desta envergadura. Mais uma decisão, unilateral, de mentes iluminadas."

Bonito Dias 23/5/2008

"...sobre o Geopark terei muito gosto em continuar a falar, até porque sou apoiante da ideia.

Mas não agora. Quando eu quiser!"

Talvez fosse uma boa altura para o Bonito fazer o gosto à escrita e nos dar a sua visão da cousa...

Pelos vistos os Bloguistas agradeceriam.

jbuga

João, disse...

Errata:

Em cima no 4º paragrafo, onde se escreve "5 contos", deve ler-se 5 mil contos/ano de quota..."

jbuga

Bonito disse...

O que o José Boto referiu é bastante pertinente e concordo que, para existirem opiniões fundamentadas, deveremos aprofundar os temas com a disponibilização de toda a informação importante. Contudo, não são apenas os membros da Assembleia a terem acesso a informação “privilegiada”. Nós temos acesso, digamos, à informação oficial e, por vezes, a oficiosa é ainda mais “privilegiada”.

Por isso é que o Fórum tem tantos colaboradores e está aberto a todos os interessados…

Qualquer um pode e deve apresentar temas aprofundados, para discussão. É, aliás, isso que falta no concelho: debate sobre as diversas temáticas!

A inexistência de publicações e do hábito de debate (até promovido pela câmara) foi, aliás, uma das principais motivações para o aparecimento do Fórum Marvão.

É que o esclarecimento, o debate e o contraditório são muito importantes para o “andamento” do concelho…

Relativamente à temática do Geopark, devo relembrar o amigo J.Buga que já dei a minha visão da coisa neste Fórum:


“A Naturtejo – Empresa e Turismo, E.I. M. é uma parceria público-privada, de capitais maioritariamente públicos, dominada pelos municípios que constituem a Associação de Municípios Natureza e Tejo (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão).

A Naturtejo criou, em 2006 o Geopark da Meseta Meridional, o qual foi reconhecido e integrado na rede mundial de Geoparks da UNESCO. Este reconhecimento tem por base as características geológicas e naturais desta região.

A Naturtejo e o Geopark dedicam-se a transformar este território num destino turístico, alicerçado numa marca com a garantia de qualidade da UNESCO. Fazem o levantamento dos monumentos e do outro património natural e histórico-cultural e promovem as suas melhores paisagens, a gastronomia, os produtos tradicionais, os percursos pedestres anteriormente organizados, o alojamento, etc. Elaboram, também, pacotes turísticos para a região. Tudo isto no âmbito do turismo de Natureza. (consultar jornal Fonte Nova de 2008/04/15)

Agora, será proposto à UNESCO, numa reavaliação deste Geopark, a integração dos Municípios de Marvão, Portalegre, Mação, Gavião e Castelo de Vide. Naturalmente, após estes concelhos integrarem a Naturtejo.

Marvão terá um custo para a adesão à Naturtejo de €150.000,00, desembolsados por três anos, e uma quota anual de € 25.000,00 a iniciar-se em 2009.

Este custo de €50.000,00 anuais representa cerca de 1% do orçamento anual da Câmara.

Esta integração foi um assunto que despertou grande e interessante debate na Assembleia Municipal, originando votações diferentes dentro de cada partido.

Na minha perspectiva esta adesão é importante porque nos integramos numa organização reconhecida pela UNESCO (única em Portugal e uma da cinco da Península Ibérica) que tem como objectivo promover o turismo de Natureza, onde Marvão é forte.

Bonito Dias
12 de Maio de 2008 22:33”

Em primeiro lugar, devo corrigir o J.Buga, relembrando que o custo de adesão é 150.000,00 Euros e não 200.000,00 Euros… De facto, o J.Buga tem tanta aversão a esta adesão que até lhe empola o preço, o qual já é bastante “pesado”…
Considero o preço desta adesão alto, contudo concordo com ela porque entendo que sós não temos dimensão/orçamento para fazer uma promoção turística do concelho eficaz. E com a ineficácia da Região de Turismo e o não funcionamento do Triângulo Turístico do Nordeste Alentejano parece-me que virarmo-nos para Norte seja uma boa ideia.
Depois, a promoção desenvolvida pelo Geopark incide sobre o turismo de natureza que deverá ser o nosso “core business” .
E finalmente, o argumento que apresentei na Assembleia e que, de certa forma, “convenceu” a maioria dos seus membros, em detrimento da oposição veemente do J.Buga e mais um ou dois à adesão: Se a câmara não gastar estas verbas com a adesão à Naturtejo, irá gastá-las em coisas que, de facto, não se “notam”. Isto é, as verbas orçamentadas vão-se gastando e sem se saber bem onde…
Naturalmente, com a não adesão de Castelo de Vide e com a questão do urânio em Nisa esta adesão pode estar em causa, o que até se pode compreender!
Sublinho, ainda, alguma incoerência do executivo nesta matéria, visto que a levou à aprovação da Assembleia, onde demonstrou alguma insegurança na defesa da mesma e, agora, Já parece recuar não se percebendo qual é a sua posição…

Acresce-se, ainda, nesta matéria, como noutras, o facto da câmara não fazer um bom esclarecimento à população, seguido do sempre profícuo debate…

Grande Abraço
Bonito Dias

João, disse...

Obrigado Fernando, por este esclarecimento que mais uma vez aqui deixaste sobre o tema.

Apesar de ter uma opinião diferente da tua sobre esta adesão, sabia que tu serias capaz de a defender e, simultaneamente, esclareceres as dúvidas aqui trazidas pelo José Boto.

Depois desta intervenção do Bonito, penso que o Fórum cumpriu o seu papel e, na minha modesta opinião, bem. Aliás, como muito maior profundidade do que na AM e mesmo na Câmara (pelo menos a julgar pelo que nos chegou publicamente).

Gostaria de ter a opinião do José Boto, pois parece-me que, independentemente da opinião de cada um, legítima, o que aqui trouxemos a debate, dá para se ter algum conhecimento de uma temática onerosa (é a minha opinião) para os marvanenses.

Jbuga

Garraio disse...

Às vezes dou comigo a rir sozínho...

Acho essa cena da Naturtejo uma parvoíce qualquer que só servirá para nos afastar daquilo que nós realmente somos: ALENTEJANOS.

Para além disso, pagaremos imenso dinheiro para algo que não se sabe muito bem o que é, a não ser tacho para uma série deles.


A adesão do Município à Naturtejo foi aprovada em sede de Assembleia Municipal com nove votos a favor, sete abstenções e um voto contra.

Quem votou contra?

Mena Antunes, é claro. Porque terá sido a única pessoa que votou contra????

Beijinhos e abraços.

Bonito disse...

Ó amigo Garraio…

falas de alentejanos e tachos…

e por isso é que a mim me apetece que nos veremos para norte…


Grande Abraço
Bonito Dias

Bonito disse...

digo: viremos