domingo, 5 de outubro de 2008

AlMossassa 2008

















(clicar para ampliar)

Eu gosto da “AlMossassa”!

A 3ª edição da “AlMossassa”, com a ajuda do bom tempo e apesar da crise económico-financeira instalada, está a ser, conforme anos anteriores, um êxito. Ainda não tenho informação sobre o número de visitantes deste ano mas também não é essa vertente que me leva a escrever sobre o evento.

Trago-o aqui porque gosto da “AlMossassa”… e pronto!

Gosto… porque este evento cria um ambiente extraordinário em Marvão. Tão, ou mais, extraordinário que a Feira da Castanha. Com a particularidade de, ao contrário daquela que já é bastante conhecida, ter o condão de surpreender os visitantes forasteiros e locais.

Ontem observava uns visitantes a almoçar, o saboroso porco assado, numa mesa mesmo junto à muralha, com toda aquela envolvência e paisagem deslumbrantes, e pensava que aquelas pessoas só poderiam ficar arrebatadas por este lugar. E que serão excelentes veículos publicitários desta terra.

A “AlMossassa” é um exemplo pragmático de como, mesmo sem grandes orçamentos, se podem fazer coisas positivas por estas paragens, aproveitando as características naturais existentes.

E, é de toda a justiça afirmá-lo, este evento/sucesso tem um responsável… tem um rosto: Pedro Sobreiro!

Como noutras iniciativas do passado e do presente nota-se nesta, também, o fraco envolvimento das gentes do concelho. E esse envolvimento seria muito importante para a grandeza dos eventos, para o seu êxito e para a sua continuidade. Não sei se esta lacuna é da responsabilidade dos promotores, se é dos marvanenses ou se é de ambas as partes. Mas ela existe e é lamentável.

Por exemplo, ouvi ontem, em tom sarcástico, um ilustre residente na vila de Marvão dizer: ...Sim, vim até aqui à … “esta coisa”…

E fiquei triste!

É nisto que reside também a nossa pobreza…

Mas vi, também, além dos que faziam negócio, alguns (poucos) marvanenses imbuídos no espírito da festa, vestindo túnicas ou turbantes…

Neste e noutros eventos é por aí o caminho: o envolvimento da população, independentemente da sua maior ou menor simpatia pelos dirigentes de cada momento!


Grande Abraço
Bonito Dias

2 comentários:

Felizardo Cartoon disse...

é bom ver Marvão assim engalanado e cheio de gente !

Luís Bugalhão disse...

vi na rtp uma peça sobre a almossassa '08 e gostei do que vi. o pedro esteve, cm de costume, à altura. parabéns marvanenses e... ainda não foi desta que aí pude ir. inveja, inveja.

abraço

lbugas