sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vale a pena acreditar...

Sou daqueles que crêem no método, na persistência, no planeamento, na honestidade, na frontalidade, e, já agora no trabalho. Estes valores acompanharam-me quase sempre na minha vida, mas foi sobretudo, quando brincava aos treinadores de futebol, que mais os usei e quase sempre com bons resultados.

Quando me empenhei na criação deste espaço, Fórum Marvão, nunca acreditei que durasse tanto tempo e que até tivesse algum sucesso. Está quase a atingir os 4 anos. Sei que um dia há-de morrer, como todas as coisas. Mas até lá, vamos insistindo.

Quando vi tantos e tão ilustres colaboradores a quererem participar, cheguei a julgar que este espaço poderia representar um oásis de criação e de crítica num concelho individualista, do diz que disse, do falar pelas costas; e, pouco dado à critica frontal, ao associativismo, ou à cultura do conjunto e do bem comum.

Com o tempo, muitas das minhas esperanças foram-se esfumando e, infelizmente, dos 20 Colaboradores que têm o seu nome na coluna do lado direito e que foram grandes entusiastas do projecto, sem que se saiba muito bem porquê, têm vindo a escassear ou esquecer a sua colaboração. É pena, porque todos sairíamos enriquecidos, é na pluralidade e diversão de opiniões, para além do sonho, que o mundo pula e avança.

Cheguei a ouvir da parte de quem detém o poder autárquico em Marvão, nomeadamente, o Vereador José Manuel Pires (por ser o único que ainda me merece algum respeito), que este espaço presta um mau serviço à comunidade e não promove o concelho. Eu respondi-lhe: são opiniões, eu creio que não!

Mas em cada dia que passa, quer localmente ou mesmo regionalmente, o Fórum Marvão é hoje um Blog conhecido e respeitado e um sítio de visita diária de muita gente no concelho de Marvão, por toda a sua diáspora, mas também por muita gente anónima. Uns gostarão, outros não. Tudo na vida assim é.

Mas o que me surpreendeu hoje foi ver o nosso Fórum, referido num dos Blogues mais importantes da blogosfera nacional, o “Delito de Opinião”, como se pode ver aqui. Não sei como lá chegámos, mas, certamente, é porque existimos.

Ao Pedro Correia, obrigado pela referência. Por aqui, vamos pagando com a mesma moeda.

Já agora, não posso deixar de Postar aqui 2 comentários que acompanham essa referência:

“ Bartolomeu a 22 de Fevereiro de 2012

Marvão é um dos locais do nosso país onde gostaria de viver. Outros há de igual beleza mas, sem o mesmo ambiente místico que nos envolve, desde que franqueamos o arco de entrada na muralha e somos tomados por uma energia inenarrável, que desconfio, nasce do fundo dos tempos. De Marvão, podemos ver o mundo em redor, podemos descer as escadas da cisterna, junto à água, sentar-nos no último degrau e esperar que a iluminação automática se apague e que tão depressa, não apareça outro visitante. Se aparecer... basta fazer aquilo que já fiz; usando um tom de voz cavernosa, perguntei: ao que vens simples mortal?
A resposta foi um bater de pés atabalhoados, nos degraus, e um rápido retrocesso do intruso!...”

“Pedro Correia a 22 de Fevereiro de 2012:

Também gosto muito de Marvão. E já tive a ocasião de expressar essa opinião aqui na série '20 motivos para amar Portugal`.”


Isto prova que o Fórum também ajuda a promover Marvão e sem cutos...

3 comentários:

nando disse...

Claro que o Vereador José Manuel Pires não gosta do Fórum. É que aqui no Fórum há quem pense pela sua própria cabeça, há quem ouse criticar quando énecessário

Numa terra onde não há jornal local, não há rádio, onde o povoamento é disperso e as pessoas vivem em comunidades muito reduzidas, um espaço assim é indispensável, tal como é a oposição indispensável em democracia.

Quem não entende isso é porque só gosta de olhar para o seu próprio umbigo, e no caso, ainda pior, os seus próprios interesses

Garraio disse...

Enquanto for permitida a entrada a anónimos cobardes que não têm tomates para associar o focinho aos comentários que aqui vomitam, este blog, com muita pena minha, será sempre um antro em potência.
Disse isso desde o primeiro momento e continuo a manter a mesma silenciosa opinião.

Helena Barreta disse...

Eu venho aqui diariamente e se não comento mais vezes é porque como não sou residente, nem eleitora no concelho de Marvão, silencio-me perante palavras e factos que não conheço.