terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Coisas pequeninas que vale a pena conhecer

O Governo Central enviou esta semana uma carta a todas as câmaras municipais para que até 15 de Março, estas comuniquem o seu total de divida que se estima possa atingir os 8 000 milhões de euros, quase 10% do empréstimo da troika.

Em Marvão, o Presidente, vem-se gabando com frequência que a Câmara de Marvão é das menos devedoras, apesar de, nos seus mandatos, a dita ter passado de cerca de 700 mil euros em 2005, para cerca dos 2 milhões em 2011.

Convirá assim fazer alguma confrontação se estes valores serão assim tão risíveis, como se quer fazer crer, quando comparados com o restante panorama do país.

Os cerca de 3 500 marvanenses representam no universo de 10 milhões de portugueses aproximadamente 0, 0 35 %; e os 2 milhões em divida representam cerca de 0, 025% da divida total estimada.

TA: Em valores reais, podemos constatara, que dívida de cada português em relação às dívidas autárquicas é de 800 euros (8 000 milhões euros/10 milhões de portugueses); se contássemos só com Marvão, cada marvanense deve cerca de 570 euros (2 milhões euros/3 500 marvanenses).

No entanto como a percentagem de pagadores de impostos em Marvão é muito inferior à média nacional, podemos inferir, de grosso modo, que os contribuintes marvanenses estão equiparados aos contribuintes nacionais, mais euro menos euro! Complicado? É uma questão de contas e de pilim....

Como se pode verificar a coisa não é assim tão diferente...

Nenhum comentário: