terça-feira, 18 de outubro de 2011

Extensões do Centro de Saúde encerram

A partir de 1 de Novembro as extensões do Centro de Saúde em Arez, Monte Claro, Pé da Serra, Salavessa e Velada vão encerrar e o horário de funcionamento do Centro de Saúde de Nisa vai sofrer alterações, passando a estar aberto apenas entre as 8h e as 20h, nos dias úteis, e entre as 8h e as 14h nos sábados, domingos e feriados.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), reunido a 3 de Outubro, e comunicada aos Centros de Saúde dos concelhos afectados pela desactivação de extensões, nomeadamente, Nisa, Marvão, Avis, Campo Maior e Crato.

Nas circulares enviadas, a ULSNA esclarece que a aplicação destas medidas tem “em conta o preceituado no Despacho nº 7/2011 de Sua Excelência o Ministro da Saúde que determina que sejam elencadas medidas no sentido da racionalização das estruturas e controlo da despesa, garantindo o direito à protecção da Saúde” e argumenta que as deliberações vêm “no sentido de racionalizar e rentabilizar os recursos humanos disponíveis, melhorando os Cuidados de Saúde prestados à população” e “de uma efectiva racionalização da carga horária”.


para ler em JORNAL DE NISA

Um comentário:

João, disse...

No concelho de Marvão serão encerradas as extensões de saúde de Escusa, Galegos e Alvarrões e no concelho do Crato é afectada a extensão de Pisão. Já Campo Maior ficará sem a extensão de Ouguela e o concelho de Avis sem as extensões de Maranhão, Valongo e Alcórrego.


Os centros de saúde estão a ser aconselhados a iniciar um trabalho de "afectação" dos utentes a outras extensões, tendo por base critérios de "proximidade" e de "facilidade de acesso", uma vez que a circular produz efeitos a partir do dia 1 de Novembro.

Os autarcas da região estão contra o encerramento de extensões de saúde nas aldeias e também contra a redução dos horários nos centros de saúde das sedes de concelho, prometendo "lutar" para inverter a medida do Ministério da Saúde.