quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Castelo de Vide campeão norte alentejano em Funcionários Autárquicos!

Muito se discute actualmente sobre a quantidade de Funcionários da Administração Pública, quer dos Organismos Centrais, quer das Autarquias Locais.

Este Post pretende informar sobre o que se passa nas Autarquias Locais, mais concretamente nas do Norte Alentejano do distrito de Portalegre, tendo por Fonte um artigo do Jornal de Negócios de Agosto de 2011 (http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=501901)

De acordo com esse artigo, as autarquias portuguesas aumentaram o número de trabalhadores nos últimos dois anos. Em 2008, a média de trabalhadores por mil habitantes era de 18,5 e no final do ano passado (2010), já era de 19,6. São muito mais aquelas que estão acima - ou iguais - à média (191) do que aquelas que estão abaixo (117). E vendo o mapa, é no interior e no Alentejo que há um maior número de funcionários por cada mil habitantes.

No continente, as Autarquias com mais trabalhadores por habitantes são encabeçadas pela alentejana Mourão com 78,8 funcionários/1 000 habitantes; seguindo-se a algarvia Alcoutim com 61,5 funcionários/mil Alcoutinenses. Ainda neste Ranking, a grande surpresa vem do nosso vizinho concelho de Castelo de Vide, que ocupa o 5º Lugar com 50,4 funcionários/mil castelo-videnses.

No Quadro 1, podemos verificar que no contexto norte alentejano, a média é de 24,4 Funcionários/1 000 habitantes (muito acima da média nacional dos 19,6); este indicador é fortemente influenciado pelos dados das 3 cidades (Elvas, Portalegre e P. Sôr), que têm rácios mais baixos.

(Clicar em cima para ver melhor)

Marvão, como se pode verificar, com 31,8 Funcionários/1 000 marvanenses, ocupa o meio da Tabela, com 7 concelhos acima e 7 concelhos a baixo, o que parece um indicador equilibrado no contexto distrital.

A destoar no contexto ficam 2 concelhos: um pela positiva Fronteira (sendo um pequeno concelho tem apenas 27 Funcionários/1 000 habitantes; e no pólo oposto Castelo de Vide que precisa de 170 Funcionários para servir os seus poucos 3 376 habitantes.

Podemos assim verificar que, Castelo de Vide tem o dobro de Funcionários que Fronteira (que tem mais habitantes); e comparando com o nosso concelho de Marvão tem, aproximadamente, mais 60 Funcionários. E continuam os concursos de admissão com alguma regularidade!

2 comentários:

Isabel I disse...

E em Marvão continuam os despedimentos com alguma regularidade.

Gato Preto disse...

Seria interessante fazer esta mesma tabela mas realizando a média entre as chefias camarárias por numero de habitantes. Ou seja considerar que Marvão tem três pessoas no executivo a tempo inteiro, um assessor e dois chefes de divisão (não tenho a certeza, corrijam-me se estiver errado) para 3553 habitantes. O resultado é quase uma relação de vassalagem entre o campónio e o senhor feudal. Aposto que neste caso Marvão não ficava a meio da tabela, subiria uns degraus.
Mais vergonhoso é ainda haver quem receba a tempo inteiro numa instituição mas continue a ser empresário a tempo parcial (a carapuça serve a alguém de certeza).
Melhores Cumprimentos

José Manuel Sequeira Gomes