quarta-feira, 25 de maio de 2011

Em quem votar? O meu contributo...

Opinião

Há dias o meu amigo Pedro Sobreiro, no seu Blog “vendo o mundo de binóculos do alto de marvão”, dizia sentir-se confuso, e com dúvidas sobre a quem “dar” o seu voto no próximo dia 5 de Junho, chegando ao ponto de pedir ajuda!

Claro que ele a mim não me engana! Eu sei que ele sabe muito bem em quem votar, e mesmo que não soubesse, certamente, também não seria eu que o iria influenciar, pois se outro motivo não houvesse, pelo menos sei que ele não gosta, e é rapaz para decidir por si. Mas acredito que andem por aí muitos portugueses confusos, a quem o Pedro não fez mais do que dar voz, e ainda bem, porque me permitiu a mim esta reflexão.

Vem esta “cantilena” a propósito, da personalização, por ele invocada (Sócrates, Louçã, Portas, Coelho, Jerónimo, etc.); em detrimento de Programas ou Projectos apresentados.

Ora em minha opinião, esse tem sido um dos grandes erros da política nos últimos tempos. Têm-nos “vendido os figurões”, em vez das ideias e das políticas, e é tempo dessa estratégia ser posta de parte. Essas aparências maquilhadas, quase sempre bem-falantes, e com culto da imagem não valem nada, até porque o “marketing” impinge tudo, até o diabo, se preciso for.

Bem sei que isso não se consegue de um dia para o outro, pois prende-se com a mudança de mentalidades e paradigma. Mas alguém tem que começar, e nada melhor, do que neste momento de decisão, invocar o Diagrama apresentado nos últimos dias de vida por Ernâni Lopes -“Onde está por...”; e que deveria, a juntar ao Programa do Triunvirato (porque este não nos podemos ver livre dele), constituir um verdadeiro Programa Político a implementar em Portugal na próxima década.

Merece a pena analisar e reflectirmos, muito simples:




Se o não fizermos, daqui a três anos, ou menos, estaremos muito pior do que estamos hoje, independentemente do "figurão" escolhido.

Nenhum comentário: