quarta-feira, 27 de abril de 2011

Velhas Guardas

Embora com algum atraso, não resisto a trazer-vos aqui uma pequena crónica sobre o jogo de futebol de Velhas Guardas do GDA, que se disputou no passado dia 22 de Abril, integrado nas Festas de S. Marcos, com a congénere de S. Mamede de Portalegre.





E faço-o por duas fundamentais razões: uma para dar conhecimento a todos os visitantes aqui do Fórum, sobre este projecto “futeboleiro”, que com os seus 2 anos de existência, se apresenta com todo o vigor, pelo menos a julgar pela comparência dos seus membros às convocatórias, que bateram, nesta data, o recorde de presenças (30); por outro lado, para vos dar conhecimento como os outros nos vêem, em crónica muito elogiosa que encontrámos no sítio da equipa de S. Mamede, que me sensibilizou e em nome do GDA agradeço.

Como informação suplementar aqui vos deixo alguns dados de avaliação sobre este projecto do GDA:

Em 2 anos disputámos 13 jogos com 6 equipas diferentes; a média de presenças foi de 20 elementos por jogo; ganhámos 4 jogos, 4 empates e 5 derrotas (sendo que 4 delas, foram com a S. Mamede, a nossa “besta negra”); mas o que mais destacamos não são os resultados, mas sim o grande convívio em que todos decorreram, em que o último foi um bom exemplo.

Estiveram presentes desta vez: João Bugalhão, Fernando Bonito, Rui Felino, Luís Barradas, Joaquim Chaparro, João Vitorino, José Domingos, José Vaz, João Paulo Ginja, Nuno Macedo, Luís Miguel Macedo, João Sequeira, João Carlos Bolou, Mário Bugalhão, João Freire Carlos, Luís Reis, Luís Costa, João Trindade, João Carlos, João Ginja, Paulo Jorge Andrade, Pedro Sobreiro, Peixe, Tó Zé Freire Carlos, Antunes, Domingos Sanches, João M. Lança, Pedro Graça, Nuno Pires, Miguel Sabi.

Quanto a este jogo, e para não haver “clubite”, nada melhor que dar a palavra aos nossos opositores. Aqui fica a “crónica” de Valério Gandum, elemento das Velhas Guardas de S. Mamede:

"Grande Convívio e Vitória em S. António das Areias

Sexta – feira santa, dia 22 de Abril de 2011, deslocámo-nos a S. António das Areias para defrontarmos os nossos amigos dos veteranos do GD Arenense em mais um jogo de convívio.

Apesar da chuva que caiu durante esse dia jogámos no excelente sintético do Campo dos Outeiros em S. António das Areias, foi um excelente jogo bem disputado e com muita correcção em que os ainda bons jogadores das duas equipas fizeram boas jogadas, para gáudio da enorme assistência que se apresentou para ver o jogo e que bem que sabe ver tanta gente com os olhos postos no que se passa dentro de campo.

A equipa do Arenense começou melhor o que a levou a marcar um golo de ressalto na marcação de um canto. Com a entrada do escrivão de serviço (Valério), o rumo do jogo tomou a direcção da baliza dos veteranos do Arenense, mas chegou o intervalo a perdermos por 1-0.

Na segunda parte os veteranos do Arenense apresentaram outra equipa, o que por vezes nos veteranos é mau porque se perde o ritmo. O nosso maior número de jogos veio ao de cima e assim, conseguimos passar de 1-0 para 1-3, em rápidos contra-ataques em que a classe dos executantes veio ao de cima, e ganhámos por 3-1 com golos de Costa (2), e Kevin (1).

Estiveram presentes neste convívio: Beto, Delgado, Adriano, Boto,”Deco”, Caixeiro (Cap.), Costa, Luís Barreto, Cissé, Kevin, Paulo Dias, Ernesto, Valério, Correia, Vitor Silva, o Mister Belo Gonçalves, Carlos Rodrigues, Hélder Silva e o Prof. Du, com a presença do nosso lesionado “levezinho”, António Rodrigues.

Na 3ª Parte excelente ambiente. Boa comida, boa camaradagem, dois bonitos e excelentemente bem cantados hinos dos grupos intervenientes, e após muitos brindes e com a sala aconchegadinha o ambiente ficou óptimo durante a noite. São dois grupos com muito bom espírito esperemos que seja um convívio para manter ao longo dos anos.

A 4ª parte iniciou-se em S. António, nas festas de S. Marcos, e acabámos em Portalegre. É este o ambiente que temos que manter nos nossos veteranos.

Um aparte, sobre a equipa do Arenense: é muito difícil gerir cerca de 30 elementos, o que torna a missão do “Mister” muito difícil. Mas é uma honra para os veteranos de S. Mamede ver que na outra equipa há muita gente a querer jogar connosco.

Até ao próximo jogo.

Valério Gandum"

Um agradecimento especial ao árbitro do jogo Ricardo Batista e sua equipa, uma missão sempre difícil, que o diga o João Carlos.


Nota: As minhas desculpas pela desactualização das fotografias, mas o fotógrafo estava de greve.

Nenhum comentário: