sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Para os mais distraídos.

Notícia extraída da Rádio Portalegre de 15/02/2011

“A Escola Secundaria de S. Lourenço representou Portugal em Estrasburgo no Euroescolas.
Imagem Activa

O Hemiciclo do Parlamento Europeu, recebeu no dia 10 de Fevereiro, 500 jovens de 21 países da União Europeia. Os alunos da Escola Secundária de S. Lourenço, foram Eurodeputados por um dia.

O EUROESCOLA traduz-se na realização de diversas sessões de um dia no hemiciclo, em Estrasburgo e pretende familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias, consciencializá-los sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa e oferecer-lhes uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões pessoais e valorizar o seu envolvimento no projecto europeu.

Os jovens que participam neste concurso integraram-se em seis comissões multilingues fazendo uso dos seus conhecimentos linguísticos e trocando experiências, pontos de vista e expectativas. Os alunos puderam discutir e apresentar moções de entre 6 temas:

- Papel dos valores da Europa no mundo;- 2011 Ano Europeu do voluntariado; - Ambiente e energias renováveis;- Liberdade de informação e cultura da cidadania; - Democracia e cidadania;- Futuro da Europa.

A fase final desta iniciativa europeia terminou com o Concurso Eurogame onde esteve presente a aluna Mónica Lança(Santo António das Areias-MARVÃO). Na final deste jogo, quatro equipas, com alunos de várias nacionalidades, confrontaram-se, respondendo a perguntas que lhe foram dirigidas, alternadamente a elas e ao hemiciclo. A sua equipa terminou em primeiro lugar.

Paralelamente, os professores tiveram oportunidade de partilhar entre eles as diferentes realidades de cada país e no periodo da tarde participaram numa reunião de onde resaltou o facto de Portugal ser o unico país com blocos de aula de 90 min. e em que os alunos estão mais tempo na escola.

No fim, os alunos portugueses foram unânimes em que a experiência tinha sido muito gratificante, afirmando que “Nós os jovens somos o futuro da Europa.

A delegação oficial da Escola Secundaria de S. Lourenço, incluiu 24 alunos Madalena Luis, Catarina Oliveira, Luis Almeida, Catarina Marmelo, Raquel Miranda, Tiago Rosa, Ana Neves, José Constantino, Andreína Esteves, Inês Pereira, Rodrigo Roque, Miguel Marques(Santo António das Areias-MARVÃO), Cátia Neto(Santo António das Areias-MARVÃO), António Moura, Susana Pacheco, Luís Barata, Ana Lucindo, João Durão, Petro Savchyn, Andreia Sequeira, Danilo Candeias, Monica Lança (Santo António das Areias-MARVÃO), Pedro Elvas, Cecília Cruz e dois professores Jorge Vilhais e Luísa Moreira (coordenadores do projecto na escola).

A esta Delegação e a convite do Parlamento Europeu, juntou-se a reportagem da Rádio Portalegre que registou a excelente participação da escola neste programa.

José Nabo”

Fotoreportagem

http://fotos.sapo.pt/radio_portalegre/albuns/?aid=1&slideshow

2 comentários:

zira disse...

Parabéns aos três.É um orgulho ver os jovens de Stº António brilhar num evento de tal envergadura. Afinal é nestes jovens que colocamos a bitola de um futuro diferente, onde os temaa debatidos e em destaque poderão fazer a diferença.Eu acredito. Tenho esperança. Afinal... por serem desta terra, deste concelho, por os conhecermos de pequeninos, por "arrasto"...todos nós estamos de parabéns.Então não?!!!

Catarina disse...

Nos finais dos anos 90 também fui vencedora do Euroescola em representação da Secundária de São Lourenço.
Foi uma experiência maravilhosa, a semana que passei em Estrasburgo.

Espero que a Mónica, a Cátia, o Miguel e todos os outros tenham conseguidos viver este "prémio" ao máximo, principalmente tomando consciência da diversidade e da real dimensão do mundo. É assim que se cresce!