quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A grande Epidemia dos nossos dias…

(Texto de minha autoria)

Foram hoje divulgados pelo Observatório da Diabetes, alguns dados sobre a actualidade da Doença em Portugal. E digo-vos meus amigos e amigas, os números são assustadores.

Numa breve leitura revelam, que a sua prevalência afecta já cerca de 12% da população. Isto quer dizer, que em cada 100 portugueses, 12 são diabéticos, que dá no total cerca de 1.200.000. Isto é apavorante, se tivermos em conta que, a Diabetes é uma doença que afecta quase todas as actividades de vida do portador, assim como da sua família, embora não pareça…

Um outro dado revelado, e não menos grave, é que destes, mais de 400.000 andam a monte, isto é, sem que saibam que sofrem da doença. Mas que a carregam, e quando aparecem, às vezes, é já em situações extremas, com as complicações tardias da enfermidade, como são: a cegueira, as amputações ou a insuficiência renal, e outras.

Outra situação a ter em conta na Diabetes, e talvez a mais importante, é que a grande maioria destes casos, poderiam e deveriam ser evitados, já que o seu aumento galopante, se deve e só, aos estilos de vida que levamos. Lembremos aqui, que no princípio do século XX, a doença era praticamente inexistente (apenas alguns casos de Tipo 1, impossíveis de prevenir), no final do dito século, esses números andavam à volta dos 5-6%, e hoje é o que se vê…

O que mudou então, para que as coisas tivessem esta evolução?

Aqui entram então os Estilos de Vida. Sobretudo duas coisas, que na Diabetes não têm discussão:
- Comemos mais do que gastamos
- Gastamos menos do que comemos
Por isso se conseguirmos controlar estas duas variáveis, a Diabetes poderá ser evitável ou retardada.

Não vos vou hoje dar nenhuma “seca sobre alimentação”, variável onde, incidem, maioritariamente, a maioria dos técnicos de saúde. A mensagem que hoje vos quero deixar, é sobre a Actividade Física, componente imprescindível em qualquer tratamento ou prevenção da Diabetes.

Sem uma Actividade Física diária, de acordo com as capacidades físicas de cada um, não há tratamento da Diabetes. Isto é, não existem Dietas ou Comprimidos que vos valham. Foi o que ensinou a minha experiencia de 30 anos de profissional da saúde.

E não esquecer que este hábito não deve ser exclusivo dos adultos, e apenas quando vêem a “faca apontada”, mas deve ser em criança que o hábito se instala. Se gosta dos seus filhos, não os leve à escola de carro, que vão a pé, para que mais tarde sejam felizes! Embora hoje lhes custe, um dia agradecer-lhe-ão, e vão poder dizer mais tarde: Graças aos meus pais não sou Diabético!

1 Horinha por dia, 10.000 passos! Vai ver que não custa nada!

O seu corpo agradece, a família vai ficar mais feliz e a sociedade poderá poupar tanto dinheiro que dará para pagar a nossa dívida externa.

Mexa-se, que é uma coisa que ninguém pode fazer por si ...

João Bugalhão

Nenhum comentário: