terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fórum Marvão e o mundo…

O Fórum Marvão é já hoje uma realidade que a comunidade marvanense tende a reconhecer. E a par do “Vendo o Mundo de Binóculos do Alto de Marvão”, são por estes dias, certamente, as maiores fontes de notícias do concelho.

Em cerca de 3 anos de vida (lembremos que nasceu em Maio de 2008), o Fórum Marvão tornou-se uma referência para muitos marvanenses. Não apenas dentro do concelho, mas em todo o país e, para surpresa de muitos, o Fórum é consultado com frequência apreciável nos “quatro cantos do mundo”, como abaixo se demonstra.

E podemos até afirmar, com certa seguridade, que não se trata de consultas ocasionais, pois todos os dias nos aparecem referências, das mais longínquas paragens, como é o exemplo dos Estados Unidos da América, que é agora o 2º país que mais nos consulta, ultrapassando, em pouco tempo, a nossa vizinha Espanha.

Bem sabemos que nem sempre somos agradáveis a todos, isto é um espaço de opinião, não é um qualquer magazine cor-de-rosa. O poder (qualquer poder), como é lógico, porque são eles que têm a função de governar, são aqui muitas vezes visados, umas vezes elogiados, outras vezes criticados pela sua governação, mas sempre com respeito e lealdade, e com o objectivo para que façam cada vez melhor.

Pena é, que as pessoas que gravitam à volta desse tal poder instituído, não enxerguem neste espaço algo de positivo, uma forma de incentivo ao seu desempenho. E miram-nos, frequentemente, como se fossemos seus verdadeiros inimigos, contribuindo assim para que alguns de nós, porque deles dependem, a calar a sua voz, não contribuindo para tornar este espaço mais plural e mais rico em ideias e sugestões para Marvão. É assim o Poder!

Seremos no entanto, enquanto pudermos, fiéis aos nossos valores e princípios, e não nos moverão os caminhos mais fáceis.


Como podemos verificar no Quadro 1, desde que estas Estatísticas se iniciaram em Julho de 2010, o Fórum teve um total de 47 954 visualizações. Maioritariamente, 88,1% dessas visualizações tiveram como país de origem Portugal.


No entanto, e para surpresa nossa, os países onde a seguir somos mais consultados, são 2 países americanos: Os Estados Unidos e Brasil.

Se em relação ao Brasil não nos surpreende, pois liga-nos uma língua comum, já o segundo lugar dos Estados Unidos é uma verdadeira surpresa. E temos dados que nos apontam, para não serem visualizações ocasionais, pois a sua média ultrapassa as 6 visualizações/dia e são fixas. De seguida aparecem-nos diversos países da Europa encabeçados pela Espanha, que até há bem pouco tempo ocupava o 2º lugar.

No Quadro nº 2, podemos verificar que o Post mais visualizado da história do Fórum, foi o do Título “II Fórum Marvão”, da autoria do Tiago Pereira, o que se torna óbvio, já que a palavra-chave mais usada para nos procurarem é “fórum marvão”, visualizando o sistema imediatamente esse Post.

Seguem-se depois dois Títulos dedicados ao desporto, da autoria do João Bugalhão: “O dia da Inauguração: Como ele está bonito…” (tema dedicado ao campo de futebol dos outeiros), e “Fim de Época” (uma reportagem fotográfica dedicada às classes infantis de futebol do GDA). Referência ainda, como os mais visualizados, para a fábula do “Velho, o menino e burro…”, em versão do António Garraio; e as “Festas do Porto da Espada” da autoria da Adelaide Martins.


Finalmente, no Quadro nº3, podemos verificar que média de visualizações do Fórum, ronda as 216 visualizações por dia, e que sabemos de outro Contador, representam cerca de 150 visitantes diferentes diariamente, sendo que, como é lógico, muitos deles consultam mais que uma vez o nosso espaço, certamente em busca de novidades.


Podemos ainda concluir da análise destes dados do Quadro 3, que apesar de, ultimamente, os nossos colaboradores se terem esquivado a participar com a frequência inicial, os visitantes continuam a procurar-nos, ao que parece cada vez mais! Que isto sirva incentivo.

Este é o Fórum Marvão, e aqui ficam alguns dados sobre nós, para vosso conhecimento…

Em nome do Fórum Marvão, 0brigado a todos.

3 comentários:

Felizardo Cartoon disse...

Excelente este trabalho em forma de balanço! Ao que parece o fórum continua bastante participado.

parabéns:
Hermínio Felizardo

zira disse...

O balanço é excelente. Dá com perfeição a análise dos visitantes, o que não me admira, porque os blogg são muito bem escritos e além do mais fazem uma catarse sucinta do concelho. Estão de parabéns os intervenientes.Nós os leitores agradecemos.

Robson Lima disse...

Parabéns por manterem este espaço onde podemos acompanhar de perto os acontecimentos de Marvão, mesmo quando acessamos de outros lugares,como no meu caso, que estou em Castelo do Piauí / Brasil.