sábado, 1 de maio de 2010

Ausência!


Em 21 de Julho de 2009, no âmbito da apresentação oficial da candidatura do PSD às eleições autárquicas de Marvão escrevi aqui:

“Pela primeira vez vi e ouvi o candidato do PSD à Assembleia Municipal. Apresentou-se com um discurso muito bem estruturado e incisivo. Tem um curriculum valioso. Mas, teve a necessidade de afirmar e reforçar que é da Beirã; informar de quem é filho, sobrinho, etc…

Sintomático!

Sem ter como objectivo desprestigiar uma personalidade com um percurso profissional tão notável, e com quem até simpatizei, diria que ainda não entendi a necessidade das candidaturas insistirem em procurar, reiteradamente, cabeças de lista para a AM que, apesar de ostentarem um grande curriculum, não têm “vivido” Marvão…”


Infelizmente, lembrei-me novamente, agora, dessas minhas palavras…

Isto porque, segundo “rezam as crónicas”, o sr. presidente da AM de Marvão tem-se pautado pela ausência.

Não compareceu na penúltima sessão da AM, realizada em 26 de Fevereiro, não compareceu na sessão solene das comemorações do 25 de Abril, onde é tradição o presidente da AM discursar e, ontem, mais uma vez, esteve ausente na sessão da AM.

Não tendo sido apresentadas razões de saúde, diria que estas ausências do presidente da AM chamam a atenção… por serem várias e sequenciais!

Provavelmente, factores como o “grande curriculum” e “não ter vivido Marvão” terão alguma responsabilidade nestas ausências.

Julgo que o facto do presidente da AM estar ausente é grave. É grave porque considero que a AM tem um papel fulcral na política do concelho. Dá suporte (ou não) ao executivo, deliberando sobre matérias com bastante impacto nos destinos de Marvão.

E o presidente é o líder deste órgão!

No entanto, “ausência” parece ser o termo mais aplicado às AM agora que o seu horário foi alterado para as 18 horas. O público, naturalmente, escasseia e alguns membros terão até alguma dificuldade de pontualidade (eu, se ainda o fosse, não poderia, certamente, cumprir esse horário!).

Será que existirá aqui uma acção deliberada para desprestigiar este importante órgão autárquico(AM) e, desta forma, diminuir o seu poder de fiscalização e escrutínio ao executivo?

Não acredito…


Cumprimentos

Bonito Dias

Um comentário:

casa da carapeta disse...

Mais uma vez se prova que as listas para as campanhas eleitorais estão cheias de grandes nomes, grandes currículos, mas pessoas com vontade de trabalhar e fazer alguma coisa pela população, essas têm de ficar fora das listas porque não são conhecidas ou têm um currículo pouco preenchido. Por temos pessoas com currículos invejáveis e de nome da ribalta é que temos um concelho cada vez mais desertificado e com poucos projectos para mudar isso, não se aposta no turismo que na minha opinião é a parte que pode dar algum desenvolvimento ao nosso concelho e que se deveria apostar. Para isso temos de por os grandes currículos e os ditos grandes nomes de lado e pormos pessoas com vontade de trabalhar e com vontade de fazer alguma coisa pelo concelho, porque se continuarmos por este caminho não chegaremos a lado nenhum, com o poder central apenas interessado em TGV e aeroporto e com o poder local apenas interessado em tacho, qualquer dia o concelho de Marvão é apenas constituído por pequenas aldeias da terceira idade.