sexta-feira, 7 de maio de 2010

2 ANOS!...

É verdade meus amigos, faz hoje precisamente 2 anos que nasceu o FÓRUM MARVÃO.

Foi no dia 7 de Maio de 2008 que abrimos este espaço dedicado ao “nosso” Marvão.




Num concelho sem qualquer órgão de informação, e com poucos espaços de debate, o Fórum pretendeu e pretende minimizar um pouco essa lacuna.

Numa breve avaliação a estes 730 dias de vida, podemos dizer que somos como todos os projectos, uns dias melhores outros piores, teremos tido com certeza alguns momentos brilhantes e outros nem por isso, mas cá continuamos, acima mesmo das expectativas dos seus criadores. Pena é, que alguns dos colaboradores, não se tenham até hoje implicado mais, para que este espaço fosse mais abrangente e o mais plural possível.

Felizmente, temos mantido “o nível” que esteve na sua concepção, e por aqui, as pressões do “poder” não se têm feito sentir. Claro que agradaremos a uns e desagradaremos a outros, é natural. Também um dos princípios em que acreditamos “… é que aqueles que agradam a toda gente, é porque não servem a ninguém!”

Ao longo destes dois anos publicaram-se aqui 457 Posts, muitos e muitos comentários dos cerca de 100 000 visitantes, numa média de cerca de 140 visitantes por dia, o que para uma comunidade pequena como a marvanense, podemos classificar de extraordinário.

É para toda esta comunidade, Visitantes e Colaboradores, que aqui deixamos como “prenda de aniversário” um poema da autoria de Luís Bugalhão, que por aqui surgiu, logo nos primeiros dias de vida do Fórum, e que sem desrespeito para qualquer dos Colaboradores aqui trazemos renovado. Pena que este nosso amigo tenha sido como os “cometas” que só aparecem uma vez na vida!

"Por ti Marvão

Ah Marvão, terra agreste,
dos canchos e das tapadas,
dos caminhos, das levadas,
tanto de bem me fizeste!
Por entre folhagens perenes,
com montanhas e com flores,
até com imberbes amores,
doados pelos meus genes...

Ah, altaneiro Marvão!
No meu sangue tuas gentes.
Azinhos, sobros, pingentes,
domados p'lo gavião,
fazem de ti raiano,
(entr'olivais e vimeiros,
lidados por jornaleiros)
gelado, frio, magano!

Quanto de ti Marvão,
da Asseisseira ao Pereiro,
da aloja ao palheiro,
te resta sem ser no chão?
Que padrinhos, manageiros,
que novos velhos-patrões,
donos teus e dos ganhões,
colhem ora teus castanheiros?

Velho e alto Marvão...

Que é feito dessa raça,
dessa mulher, desse homem,
desses que da terra comem,
p'la tenrura da rabaça?
Que é feito dessa casta
qu'a linha tomou d'assalto,
levando ovos, café, tabaco,
e agora, velha, se arrasta?

D'aqui saiu o grão-mouro,
p'r'áqui chegou o cristão.
Mas então, porque razão,
não te agarras ao touro,
não esmagas o texugo,
não sufocas a toupeira,
não repousas da canseira,
não desprezas o verdugo?

... que é feito de ti Marvão,
que não sais d'onde eles'tão?

Lisboa, 15MAI08 "


Já agora, aqui deixamos também o nosso 1º Post, uma espécie de Editorial de compromisso ou cartão de apresentação, que hoje, tal como nesse dia, convém sempre relembrar e ter presente:



AÍ ESTÁ O FÓRUM...

O “Fórum Marvão” é um espaço de debate livre e independente, criado por um grupo de amigos, que têm como ponto de partida Marvão e vão por aí…

O “Fórum Marvão” tem como principal finalidade, estimular o debate em torno do conceito “Marvão” em todas as vertentes, num concelho e num país, caracterizados por défice de análise e crítica social sérias, centradas na “coisa pública”.

O “Fórum Marvão” pretende assim, debater ideias, opiniões e fazer o seu contraditório, com base no respeito e na tolerância. Aqui haverá lugar para todos os temas: da política ao desporto, da poesia à musica, da vida em sociedade à sexualidade, da saúde ao consumo de drogas, do amor à felicidade, da televisão à literatura, etc., etc. A excepção, será o “ataque ou ofensa pessoal”.

O “Fórum Marvão” é um espaço de Liberdade, um dos valores que consideramos fundamentais, apenas superado pelo da Justiça. Sem Justiça a vida em sociedade não faz sentido e uma sociedade sem Justiça, torna-se uma sociedade ao sabor dos mais fortes e dos mais poderosos. Os outros valores que aqui gostaríamos de ver estimados são: o respeito pela Pessoa Humana, como valor em si mesmo; a Dignidade; a Tolerância; a Igualdade; a Amizade; a Fraternidade; a Coragem; e alguma Democracia.

O “Fórum Marvão” não pretende ser um espaço de intelectuais perfeccionistas, aqui todos poderão entrar desde que se identifiquem e respeitem as ideias dos outros, mesmo que com elas não concordem. Pretende-se, essencialmente, um espaço aberto e de troca.

O “Fórum Marvão” não pretende roubar, copiar, nem fazer mal a ninguém. Este espaço, embora simples, terá que valer por si. Ou então morrerá, tal como nasceu, sem deixar bens nem dívidas aos seus herdeiros.

O “Fórum Marvão” não se identifica com qualquer formação política e a responsabilidade das opiniões aqui expostas serão dos seus autores.

O “Fórum Marvão” brinda ao futuro…


UM ABRAÇO A TODOS!

3 comentários:

Jorge Rosado disse...

Aos Colaboradores do Fórum:

Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo a todos aqueles que de forma voluntária colaboram com este "nosso" espaço de debate, criado para colmatar uma lacuna no nosso pequeno/grande concelho:

A falta de um espaço de debate moderado.

Tenho a certeza que dois anos depois, os marvanenses são pessoas mais informadas.

Acredito também que todos aqueles que colaboram com Forúm Marvão, no seu interior queiram transmitir através das suas opiniões/análises algo construtivo que possa ser útil para o futuro de Marvão.

Por tudo isto, deixo uma palavra de agradecimento e de incentivo para o futuro !!!

Bem haja a todos,

Jorge Rosado

Pilole disse...

Felicidades el el segundo aniversario del blog de Marvao. Bonita tierra, que aquí en Valencia de Alcántara, queremos tanto, al menos yo. Un saludo

Garraio disse...

Tú como tantos otros, tú bastante más que otros.

Gracias por, a través de tu sensibilidad, hacernos sentir orgullosos de lo nuestro, que, por supuesto, también es tuyo.


Saludos para tí y para el amigo Félix.