terça-feira, 5 de junho de 2012

Uma colaboração mais

Embora não de forma activa lá venho, mais lendo do que colaborando neste espaço, que urge preservar com a sua autonomia e que merece todo o nosso aplauso.A matéria que aqui me trás hoje é o dos investimentos autárquicos.

Por certo que assistiram ao programa da Sic-Notícias Expresso da Meia Noite, último.Aí encontrei diversos Presidentes de Câmara, para lá do famoso Fernando Costa das Caldas da Rainha, também estava a Adelaide Teixeira de Portalegre.E entre a muita afirmação pronunciada, ressalvo para vós, duas que achei o máximo:

- pelo presidente das Caldas ali foi dito que havia construído 4 piscinas, mas usando de hombridade ali disse que 2 lhe chegava e que agora se vê em apuros com a administração da coisa pública;

- pela presidente de Portalegre se ouviu que a dívida da Câmara era de 17 milhões de euros e que havia prazo para a sua liquidação.

Há tempos atrás me questionei sobre a afirmação comum de que 'o povo português gastou acima das suas possibilidades'. Mas como?

Estudando o caso pessoal, não encontrei justificação para sustentar a afirmação. Agora que o tempo correu é que me apercebo de onde é que vem tal afirmação.

Os portalegrenses dirão: 'Ah! mas ele há obra feita'. Pois, pois, mas ... agora vamos ter de a pagar.

Muitos recordarão como foram criados com uma farinheira e uma couve cozida. Que não a rapaziada dos Fóruns e dos Grandes Centros Comerciais, que só sabe exigir aos permissivos e condescendentes pais, que no seu interior recordam as privações passadas e querem o melhor para os filhos.

Muita obra está feita pelo país fora só porque era preciso deixar uma marca da governação. Não está isenta o nosso Concelho. O pior é que, quer-me parecer, que alguns ainda não aprenderam a lição e prosseguem. É claro que são julgados em urnas de 4 em 4 anos, mas ... o mal já está feito e aí, a maioria deles, já se 'colocaram ao fresco'.

E que podemos fazer? Estamos por certo adormecidos e, a postagem anterior, disso nos dá conta. E agora que sei da não realização, mais um ano, da Festa da Relva, ainda mais triste fico.

As forças são cada vez menores para uma reacção consentânea, mas ... assim também não vamos lá. É preciso reagir e eu estarei pronto para os efeitos.

Nota: Aqui fica para quem quiser rever todo o programa.

Um comentário:

Helena Barreta disse...

O que eu sei é que não fomos ouvidos nem achados nas construções megalómanas e no gastar e esbanjar de dinheiros públicos, mas agora, para pagar já nos ouvem, ou não.