quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A Cooperativa Agrícola e Florestal (CAF) de Porto de Espada (Marvão) acusou hoje o município de a "penalizar", ao reduzir a compra de castanhas para a Feira do Castanheiro

Marvão, 07 nov (Lusa) -- A Cooperativa Agrícola e Florestal (CAF) de Porto de Espada (Marvão) acusou hoje o município de a "penalizar", ao reduzir a compra de castanhas para a Feira do Castanheiro, no fim de semana, mas a autarquia refuta as acusações.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a cooperativa justifica a acusação alegando que o município de Marvão tinha acordado "verbalmente" com a instituição a "intenção" de adquirir seis toneladas de castanhas, mas apenas vai comprar, "quanto muito, dois mil quilos".

No documento, a CAF relata que, quando foi interpelada para fornecer as castanhas, lançou a campanha "Feira da Castanha 2012" junto dos produtores associados com o objetivo de conseguir fornecer o produto para o certame, que decorre este fim de semana, em Marvão.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cooperativa-acusa-camara-de-marvao-de-a-penalizar-ao-reduzir-a-compra-de-castanhas-autarquia-refuta=f765300#ixzz2BZqD9L6J


E hoje no Portal da Cidade de Elvas:

A Cooperativa Agrícola e Florestal (CAF) de Porto de Espada (Marvão) acusou hoje o município de a "penalizar", ao reduzir a compra de castanhas para a Feira do Castanheiro, no fim-de-semana, mas a autarquia refuta as acusações.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a cooperativa justifica a acusação alegando que o município de Marvão tinha acordado "verbalmente" com a instituição a "intenção" de adquirir seis toneladas de castanhas, mas apenas vai comprar, "quanto muito, dois mil quilos".

No documento, a CAF relata que, quando foi interpelada para fornecer as castanhas, lançou a campanha "Feira da Castanha 2012" junto dos produtores associados com o objectivo de conseguir fornecer o produto para o certame, que decorre este fim-de-semana, em Marvão.

A quantidade pretendida pelo município foi alcançada pelos produtores. Mas, segundo a CAF, "chegados a uma semana da feira e decorrendo a normal negociação acerca do preço final a pagar pela câmara, esta informa-nos, através do vereador do Turismo, que comprará, quanto muito, 2000 quilogramas, uma vez que já adquiriu a restante".

A direcção da CAF afirma que "estranha esta atitude" por parte do município, que, ao mesmo tempo que "regateava" o preço com a cooperativa "adquiria castanhas a fornecedores privados" e que "estranhamente" detinham tal quantidade de castanha armazenada.

No documento, a CAF alerta que a castanha adquirida pelo município a fornecedores privados não oferece "garantia" aos consumidores que seja de Marvão e diz sentir-se "duplamente penalizada" com esta "insólita atitude" do município.

Contactado pela Lusa, o vereador do município José Manuel Pires refutou as acusações, explicando que, há "três semanas", alertou a cooperativa para a necessidade de castanhas para a feira, sublinhando que, na altura, solicitou cerca de seis mil quilos e o respectivo preço.

"De há três semanas até à última semana nunca nos disseram nada. No princípio da semana passada contactamos a cooperativa para saber se arranjavam a castanha e os preços, quando fomos informados que ainda não havia preços, nem que estava assegurado o fornecimento", explicou.

José Manuel Pires garantiu que voltou a contactar a instituição, por diversas vezes, mas "até à última hora" não houve resposta.

Por último, segundo o autarca, chegou uma proposta que referia que o preço da castanha seria de "2,45 euros mais IVA o quilo", quando, garantiu José Manuel Pires, a cooperativa estava a pagar aos seus produtores a "1,50 euros".

O autarca afirmou que a "disparidade de preços" lhe fez "confusão", tendo contactado outros produtores do concelho para confirmar o preço da castanha de Marvão calibrada.

"O preço que eu consegui foi de 1,65 mais IVA e 1,80 euros mais IVA", disse.

José Manuel Pires assegurou que "toda" a castanha consumida na feira será de Marvão, considerando ainda que a "disparidade" de preços praticados pela cooperativa seria um "negócio ruinoso" para o município.

"Nós só recebemos a proposta da cooperativa no dia 5 de Novembro e depois de recebermos aquela proposta, com preço extremamente caro, informámos que àquele preço não conseguiríamos pagar a castanha", disse.

http://www.elvas.com.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2517%3Amarvao-cooperativa-acusa-camara-de-a-penalizar-ao-reduzir-a-compra-de-castanhas&catid=3%3Adestaques&Itemid=78

2 comentários:

Jorge Miranda disse...

À coisas que eu tenho muita dificuldade em perceber, já sei que sou uma pessoa limitada...


Mas não foi o Município que comprou o edifício da cooperativa, que o ofereceu e ainda lhes deu cerca de 54 mil euros em dinheiro, há uns anos para a salvar de entrar em insolvência?

Não quero acreditar que seja pelo facto do actual presidente da cooperativa não fazer parte dos amigos mais chegados ao Município.

A ser verdade o que é reportado pelo Sr. Vereador (e por vezes devemos usar alguns filtros),isto seria a lei da oferta e da procura a funcionar em pleno, o mercado é isto mesmo,dentro do parâmetro preço qualidade...mas.

Ou teremos apenas mais uma zanga de comadres?

E com isto tudo a oposição(?)continua a assobiar para o lado...

Jorge Miranda

Tiago Pereira disse...

Mais uma trapalhada à Moda de Marvão!

Constitui já uma regra, para os processos onde entra a Câmara Municipal de Marvão, gerarem polémica, para isto não é preciso dar exemplos, os posts deste Blog falam por si.

Se por um lado defendo que a Câmara deve ser criteriosa no seu aprovisionamento, também sustento, de forma acérrima, que neste tipo de aquisições, mesmo que a um preço mais caro, se deve optar por produtos de Marvão. Mas a questão aqui é a forma leviana como estes processos são tratados pelos Responsáveis Autárquicos. Isto é que deve ser posto em causa.

Quanto à oposição a assobiar para o lado, não me parece Jorge. A oposição, ou se quisermos aqueles que se preocupam com Marvão, aqui e noutros espaços dão a cara e lutam contra este tipo de situações.

Já agora, a montagem da Feira está muito atrasada, vamos ver se estará tudo pronto até amanhã; assim espero!

Cumprimentos Marvanenses