segunda-feira, 5 de novembro de 2012

29ª Festa do Castanheiro e Feira da Castanha





(Para ler melhor: clicar no botão direito do"rato" e "abrir hiperligação")


Nota de Imprensa do Gabinete de Comunicação da CM de Marvão

"A vila medieval de Marvão, com as ruas ingremes e tortuosas, pela sua preservação e autenticidade, faz-nos recuar no tempo. O seu castelo altaneiro, a 900 metros de altitude implantado numa escarpa rochosa, importante praça-forte de outrora mostra-nos hoje paisagens invulgares, terras de Espanha e em dias de grande visibilidade a serra da Estrela.

Nos próximos dias 10 e 11 de Novembro, vai realizar-se a 29ª edição, a “Festa do Castanheiro / Feira da Castanha” hoje unanimemente reconhecida, aquém e além-fronteiras, como um dos eventos mais genuínos e aclamados em solo português, tendo atingido o estatuto reservado a um número muito reduzido de romarias que o povo soube elevar a expoentes máximos da portugalidade. Aqui pode encontrar os produtos, as pessoas, os elementos decorativos, os azeites, os vinhos, as compotas, a doçaria tradicional e conventual.

Sempre no segundo fim-de-semana de Novembro, a aura mística da vila de Marvão ganha contornos de verdadeiro postal vivo. As vielas sinuosas, as praças, travessas e escadarias íngremes acolhem a partir das 10h de Sábado com a abertura dos magustos e provas de vinho, o artesanato ao vivo, a tenda dos produtores, a doçaria com castanha, a zona das tasquinhas, mantendo-se esta oferta nos dois dias da feira.

Numa perspetiva cultural, este evento é um dos melhores cartões-de-visita de Marvão e de toda a região. Das 10.30h ás 18.30h dos dois dias da feira pode encontrar, bailes populares, teatro de rua, ranchos folclóricos, bombos e gigantones, gaitas de foles, grupos de cantares alentejanos e muita musica popular, por todas as ruas e praças da vila de Marvão. Pelo palco principal vão passar nomes como José Cid, Voodoo Marmalade, Cant’areias, Grupo Coral da Granja, Chumbo Torto e DJ Hell (anos 70,80 e 90).

Apostamos na promoção e na divulgação do que aqui se faz bem, na inovação e na incorporação de novas receitas, através da Quinzena Gastronómica da Castanha que se inicia já no dia 1 de Novembro em todos os restaurantes do concelho de Marvão e do Concurso da Doçaria com Castanha. Os 4 showcookings em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, serão decisivos para explicar ao publico que a castanha pode ser cada vez mais utilizada na gastronomia do dia-a-dia, nas cozinhas em nossas casas.

No seguimento da sessão inaugural ás 10.30 será feita a apresentação publica do calendário formativo da produção de castanhas e cogumelos. A castanha é uma fonte de rendimento importante para esta região e obter formação ao nível da produção, só contribui para o aumento em termos da quantidade e da qualidade deste produto nobre e do cogumelo como produto complementar dos nossos soutos.
Sendo Marvão como um destino turístico invulgar, a Festa do Castanheiro- Feira da Castanha é motivo de sobra para um fim de semana diferente!

Fica o convite… esperamos por Si!"

Nenhum comentário: