terça-feira, 27 de setembro de 2011

Porquê e para Quê?

De acordo com Vítor Frutuoso, presidente da Câmara Municipal de Marvão, as imagens dos terrenos que se seguem, serão “futuras pistas de turismo aventura, e pistas para BTT”.

O que chamamos a atenção dos visitantes do Fórum, é se estas imagens, estarão de acordo com essas declarações.

Cada um que julgue por si, mas no futuro, ninguém poderá dizer que desconhece a realidade que se está a passar nas freguesias de Beirã e SA das Areias.




(Para ver melhor carregue opção ecrã inteiro)

Ainda de acordo com noticias da Rádio Portalegre:

Grupo Cívico SOS São Mamede alerta para impacto negativo na paisagem e flora de vedações no PNSSM

O Grupo Cívico SOS São Mamede denunciou hoje a colocação de vedações em arame farpado, com mais de dois metros de altura, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede(PNSSM), com “impactos negativos” sobre a paisagem e fauna.

Segundo o porta-voz do Grupo Cívico SOS São Mamede, Miguel Teotónio Pereira, que falava em conferência de imprensa as vedações começaram a ser colocadas há cerca de dois anos e “invadiram toda a zona norte do concelho de Marvão, numa extensão de muitos quilómetros”.

Miguel Teotónio Pereira afirma desconhecer para que efeitos é que as vedações estão a ser colocadas, mas desconfia de “motivações económicas” que estão a transformar a paisagem do PNSSM num verdadeiro “campo de concentração ou zona militar”.

A altura das vedações, com cerca de 2,45 metros e o facto de estarem vedados alguns cursos de água e de não estarem garantidas passagens para a circulação da fauna e de carros de bombeiros em caso de incêndio, são alguns dos problemas identificados pelo Grupo SOS São Mamede, nesta intervenção que está a ser feita no PNSSM.

O Grupo SOS São Mamede, apresentado hoje, conta com mais de uma centena de subscritores entre os quais a Quercus, que também criticou a colocação das vedações numa extensa área do PNSSM.

Segundo o dirigente distrital daquela associação ambientalista, José Janela, os impactos são “extremamente negativos”, ao nível da paisagem e da fauna.

“A paisagem na zona norte do concelho de Marvão está a ficar completamente retalhada e no que concerne à fauna estamos muitos preocupados porque as vedações construídas em arame farpado, junto ao solo, e com uma altura muito elevada, vão provocar a morte de muitas aves e impedir a circulação de mamíferos de grande porte”, disse.

2 comentários:

Miguel disse...

Imagens de autoria do Grupo Cívico SOS São Mamede, apresentado em 27.9.11 numa conferência de imprensa, em Portalegre,promovida em conjunto com a QUERCUS

(enquadramento que falta no corpo do post)

http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1189135.html

http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=1043&c_id=1&dif=radio&idpod_audio=96836&idpod

Miguel Teotónio Pereira

Zé Domingos disse...

Como é possivel delimitar uma zona protegida com materiais que mais se assemelham aos utilizados nos campos de concentração Nazis? "Será que essa gente pensa que os Marvanenses são alguma especie inferior e perigosa que deve ser colocada num gueto para depois ser extreminada?"
Eu ainda sou do tempo em que as propriedades estavam delimitadas, mas as barreiras eram erguidas utilizando apenas o nosso granito e a sabedoria dos nossos antepassados.Por favor deixem os Marvanenses calcorrearem as suas "veredas, pedras, atalhos e caminhos de vento"como sempre o fizeram e como eu próprio fiz na minha meninice.