segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O PEDRO SOBREIRO

Não vou escrever um texto análogo ao anterior, pela simples razão de que não sou tão amigo do Pedro como o é o João Bugalhão.
Com efeito, pertenço ao grupo de convívio do seu pai João e tive ocasião de assistir ao casamento com a Alzira em Fátima.

Porém, gostava de acrescentar ao conhecimento geral o que sinto, já que, aquando das minhas estadas na Beirã e concelho ouço falar muito do caso e constato que muitas vezes é só ruído.

O que me apraz registar nas poucas deslocações ao Hospital, é que o Pedro está francamente a recuperar. Agora tenhamos em conta que a situação é delicada e que como dizem os mais ligados ao desporto da bola, «os prognósticos, são só para depois do jogo».

O que eu constato é que no aspecto geral mostra estar a perder massa muscular, não apresenta qualquer escoriação, não denoto falta de dentes e a queixada está firme. O braço direito foi intervencionado porquanto a ossada não estava no lugar. Senta-se com alguma regularidade mas o andar é coisa que terá que ser com o tempo.

E que mais dizer.
Depois de semanas em que não o vi abrir olho, lá me reconheceu, levantando o polegar como os romanos faziam quando classificavam a situação de positiva. Por ter a traqueia furada (para facilitar respiração ou ventilação forçada) não fala, mas os lábios descrevem as palavras e, para quem é visita corrente, se torna perfeitamente perceptível.

Os sinais mais positivos, para mim, foram expressos por gestos, brejeiros (porque não dizê-lo) contra os assistentes que por ali andavam. É que o nosso amigo já se começou a aperceber como as coisas funcionam e queria outro tipo de apoio para a sua locomoção e afins. E isto por si só mostra que há uma reacção ao que o rodeia, o que é bom. É óbvio que os enfermeiros recebem orientações e não se está em momento de arriscar o que quer que seja.
Também ouvi falar na deslocação para Portalegre, mas ... penso que ali estará em boas mãos.

É tudo uma questão de tempo, já que o tempo resolve muita coisa.

E apesar de não me debruçar sobre as origens do problema, gostava de alertar os pais e demais familiares do nosso concelho, para que sejam redobradas as cautelas com o meio de deslocação que é a moto, motorizada e também o automóvel. Infelizmente já temos casos que bastem e urge que todos pensem bem antes de dar aos mais novos estas possibilidades de deslocação.

Faço coro com os demais, nos votos de recuperação deste nosso conhecido e amigo, assim ele volte o mais rapidamente ao nosso normal convívio.

3 comentários:

nando disse...

alguém me pode dizer qual é o email para onde se enviam notícias para serem publicadas no fórum?

Bonito disse...

Pode enviar, por exemplo, para bonitodias@gmail.com que serão colocadas na rubrica: “por mail”.

Goyi disse...

Iremos este fin de semana a la Almossasa, a tu tierra bonita, la más bonita del mundo, Pedro, pero voy a sentir tanto tu falta!... no estarás allí para ser nuestro anfitrión, pero serás la más persona más presente dentro de todos los que tenemos la suerte de conocerte y nos cruzamos un día por tu vida.
Agradezco a ese amigo, que no conozco, su relato sobre tu situación actual, me da tranquilidad saber que ya puedes "protestar" aunque sea por señas y rebelarte si quieres, que eso indica que estás cada vez más entre nosotros.

El año que viene quiero que estés en Marvao, esperándonos y tomemos un copinho de bom vinho da terra, o lo que tu quieras......aunque sea un sumol..
He estado dudando hasta última hora si ir o no a Marvao, en el fondo soy una sentimental y un poquito cobarde al enfrentarme a sentimientos dolorosos.... aunque parezca que me como el mundo, no es verdad...

Será un día duro, de sentimientos encontrados, pero quiero pisar esas calles bonitas y cuidadas, estar con esa gente fantástica, que son tu "gente" y sentir que andas por algún lado espiandonos tras la ventana.

No te olvides que guardaré unos días de mis ferias para ir a Fátima contigo... así pues : ponte las pilas, perezoso!!!.

Muchos besos a Cristina y las princesas de tu casa.