terça-feira, 3 de agosto de 2010

FALEMOS DE ENSINO NO CONCELHO DE MARVÃO

Aquilo que há muito se previa, parece estar para acontecer finalmente: O concelho de Marvão, a exemplo de todos os outros de igual dimensão, vai passar a ter apenas um Agrupamento Escolar, englobando todo o ensino do pré-escolar ao 9º ano.

Olhando um pouco para trás, o concelho de Marvão, foi o último do distrito de Portalegre, a ter um ensino até ao 9º ano, pois até finais da década de 80, o ensino ia apenas até ao 6º ano de escolaridade.

Optou-se na altura, em minha opinião mal, por instalar duas Escolas, com tudo a duplicar, desde órgãos de gestão, aos corpos de docentes e restantes infra-estruturas, mas com um número reduzido de alunos, que só não se nota mais, porque nos últimos anos houve a integração do pré-escolar. Sendo assim possível, continuar a dizer que não existia diminuição da população escolar.



Escola MM Machado de SA das Areias

Quem tenha o mínimo conhecimento demográfico do concelho, sabe que num futuro muito próximo, a população escolar total do concelho, em pouco ultrapassará os cerca de 200 alunos, pelo que a legitimidade da existência das duas Escolas, há muito que deveria ter sido discutida, com calma, com a comunidade.

Como a nível local, nunca foi possível fazer uma discussão pacífica e planeada sobre esta problemática, devido a alguns “bairrismos bacocos”, e à pouca visão política dos nossos autarcas (e medo de perderem eleições), chega-nos agora, por “decreto” superior, essa decisão. Ao que parece, com algumas “dores de barriga” (e não me refiro aos pais e alunos que possam vir a sair prejudicados).

Escola Ammaia da Portagem

Espero, que tal mudança, possa ser apenas, por enquanto, de redução de órgãos de gestão (apenas um), e do corpo de docentes (um para todo o agrupamento), mas que, ao nível das infra-estruturas, se possam manter os 2 POLOS (Portagem e SA das Areias). Se assim for, porque é mais fácil deslocar professores do que alunos, talvez venha a ser uma boa medida, que há muito deveria ter sido tomada.

Esperemos para ver!...





Nenhum comentário: