sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Seminários “Pensar Marvão”




O Movimento por Marvão (MporM) anunciou a organização de dois Seminários denominados “Pensar Marvão”, sendo o primeiro realizado antes das eleições autárquicas e o segundo, já em Novembro, após este acto eleitoral.

Nos mesmos são propostos diversos temas sobre as principais matérias da vida e desenvolvimento do nosso concelho. Nomeadamente: sociais, económicas e culturais.

Nesse anúncio o MporM afirma que “Numa altura em que importa discutir os problemas do Concelho, o Movimento por Marvão, entende que a organização dos Seminários sobre o lema “Pensar Marvão” são um contributo para encontrar novas soluções e novas políticas que conduzam o Concelho a níveis de desenvolvimento mais elevados, que permitam a fixação da população jovem.”

Julgo que o MporM surpreende com esta iniciativa!

Num concelho onde não existe qualquer órgão de comunicação social e, talvez por isso, onde não é hábito a organização de certames que promovam a reflexão sobre as políticas e estratégias a seguir é, na minha opinião, positivo que surja alguém com este tipo de iniciativa.

É claro que é uma iniciativa que não pode ser dissociada da campanha eleitoral deste Movimento. Contudo, se os promotores apresentarem painéis compostos por pessoas sem ligação ao MporM estes Seminários serão mais abrangentes e terão, naturalmente, um interesse alargado, já que, assim, ultrapassarão claramente a barreira do simples combate eleitoral.

Sublinho, ainda, o facto do II Seminário se realizar após as eleições!

Em conclusão, diria que, independentemente do MporM conseguir formalizar ou não a sua candidatura oficial às autárquicas (e se sim, independentemente dos resultados obtidos nessas eleições), se este movimento continuar, posteriormente, activo no concelho, organizando este tipo de iniciativas, a sua simples existência já é bastante positiva.

Para quem tem apontado “a falta de debate em Marvão sobre as ideias, políticas e estratégias a seguir” como uma factor negativo para o seu desenvolvimento (e sendo até este um dos argumentos para a existência do Fórum Marvão) qualquer outra opinião sobre esta acção do MporM não seria espectável.


Grande abraço
Bonito Dias

Nenhum comentário: