sexta-feira, 20 de março de 2009

INFORMAÇÃO FÓRUM


Discurso de apresentação da candidatura a Canditada à Presidencia da Câmara de Marvão Dra. Madalena Tavares
(Extraído do sítio da Candidatura)
Exmo. Sr. Mandatário Caros colegas de candidatura Exmos. Srs. da Comunicação Social Amigas e amigos:
Sr. Mandatário, agradeço sinceramente as palavras simpáticas que proferiu e, acima de tudo, a sua disponibilidade e empenho em apoiar a candidatura “Juntos por Marvão”, o que muito nos orgulha.
Quero também agradecer à Cristina Anselmo, o facto de ter aceite a responsabilidade como mandatária financeira desta candidatura.
Ao longo destes últimos 4 anos, muitos foram aqueles que me abordaram no sentido de apresentar disponibilidade para vir a ser Presidente da C.M. Marvão. Por isso, é com muita alegria que hoje confirmo essa disponibilidade e me apresento a todos vós como candidata à Câmara Municipal de Marvão. Grande parte dessa responsabilidade deve-se ao senhor que está ao meu lado e que também nos acompanha nesta caminhada, encabeçando a lista à Assembleia Municipal de Marvão, José Gomes Esteves.
A todos os presentes, desde já o meu muito obrigada.
Quero agradecer também às pessoas, e são muitas felizmente, que já fazem parte desta lista e cujos nomes serão dados a conhecer publicamente numa fase posterior. Devido à grande aceitação pública do projecto “Juntos por Marvão”, aproveito para informar que todos os que ainda gostariam de se juntar a esta equipa o podem fazer, uma vez que esta candidatura é de todos e para todos. E todos juntos faremos certamente ainda melhor!
É um percurso árduo e difícil para quem não vai ter uma máquina partidária a trabalhar toda a burocracia inerente a este processo; para quem não tem os meios materiais e financeiros que são sempre necessários para estes combates.
Mas, acredito que temos algo mais importante:
Temos força, temos garra, temos vontade e destreza necessárias para vencermos. Acima de tudo, temos gente interessada em servir Marvão. E, é com base em todos e no trabalho conjunto, que hoje apresentamos a candidatura: “Juntos por Marvão”.
Como sabem, tenho um passado ligado à gestão do município de Marvão. Um passado que me deixa orgulhosa do que fiz e confiante no que posso ainda vir a fazer com toda esta equipa.Confesso que tenho um desejo:
Um desejo tremendo de fazer renascer Marvão!
Marvão é um concelho com uma história magnífica e infindável. Como tudo e todos, de momentos bons e menos bons. É meu desejo que Marvão passe agora por um bom momento. Um momento de união, de agregação e de projecção, como o nosso símbolo e logotipo, tão bem, representa: JUNTOS POR MARVÃO!
Como devem perceber, não é um desejo meramente pessoal, é de uma equipa e de um projecto que hoje se apresenta. Um desejo justo, livre e não condicionado por outros interesses político-partidários. Não que sinta necessidade, mas devo esclarecer que nunca fui filiada em partido algum, embora tenha ajudado e participado em alguns projectos políticos e partidários para Marvão. Como já disse, muito me orgulho de tal e o meu muito obrigada a todos aqueles que comigo trabalharam nesses projectos. Mas achei que era altura de ir mais longe. Achei que era altura de dar continuidade a esse sonho que trago dentro de mim. Achei que era o tempo certo de implementar um projecto que pudesse integrar todos os marvanenses, sem ter de olhar à sua cor partidária. Um projecto onde todos se sintam bem, onde todos possam trabalhar sem ter de pensar em servir os partidos políticos.
Aqui só servimos Marvão e os Marvanenses!
E uma coisa vos posso garantir, como futura Presidente da Câmara Municipal de Marvão, se for esse o desejo dos Marvanenses, não me cansarei de servir Marvão. Desde a Pitaranha à Ramila, dos Barretos à Escusa, dos Alvarrões aos Galegos, do Monte Baixo aos Cabeçudos, Juntos por Marvão conseguiremos alcançar e realizar o desejo de crescermos num futuro mais ambicioso e próspero para o nosso concelho, num ambiente mais justo, livre e não oprimido por politiquices que, muitas das vezes, só souberam servir interesses pessoais e partidários.
Marvão tem futuro, porque tem oportunidade! Essa oportunidade não deve ser desperdiçada, principalmente numa altura de crise. Por isso, tenho grandes preocupações quanto ao desenvolvimento económico do concelho. Marvão deve aproveitar de forma mais positiva os seus recursos naturais e aliá-los ao seu passado, construindo, assim, um futuro de desenvolvimento turístico e financeiro para o concelho. Não podemos mais continuar agarrados a um hipotético reconhecimento de Património Mundial que nunca mais chega. Trabalhou-se para isso e não se conseguiu. A forma, o meio e o que foi feito e conseguido para tal já não interessam. Tem de se colocar uma pedra sobre o assunto e remar ao futuro.
Património sempre o fomos! E isso ninguém no-lo tira!Porque está escrito, porque está erguido fisicamente, porque Marvão tem as suas gentes, a sua cultura, os seus costumes e os seus saberes. É daqui que, com orgulho, iremos prosseguir e trabalhar, para que as próximas gerações de Marvanenses possam também um dia orgulhar-se do património que lhes deixamos.
É esta a minha forma de estar em sociedade e na política. Comigo estão mais pessoas que partilham esta forma de ver o nosso concelho. Uns que nunca estiveram ligados a partidos políticos, outros que, por o terem estado, querem e desejam agora servir sem compromissos com os interesses desses mesmos partidos e os tradicionais jogos de poder.Os nossos interesses são as pessoas, são os Marvanenses, a prosperidade dos seus projectos e o seu bem-estar social.Seremos diferentes por isso mesmo. Acreditamos que as pessoas estão primeiro, bem como as suas necessidades, não olhando a qualquer cor partidária. Obrigada a todos!
Madalena Tavares

Um comentário:

Bonito disse...

As matérias deste post e do anterior podem ser consultadas nos respectivos sites dos movimentos independentes:

- www.movimentopormarvão.com

- www.juntospormarvao.org

Esta é uma inovação nas eleições em Marvão: as candidaturas criaram sites onde se dão a conhecer e, esperemos, darão a conhecer as suas ideias e propostas.

Nesta matéria como noutras, os movimentos independentes estão, de facto, a tomar a dianteira relativamente aos candidatos suportados por organizações partidárias.


Grande Abraço
Bonito Dias