quarta-feira, 27 de outubro de 2010

FIM DE LINHA...

Carta Aberta aos Sócios do GD Arenense, População de SA das Areias e Forças Vivas do Concelho.


Meus caros amigos,

Em Setembro de 2008 o Grupo Desportivo Arenense viveu uma crise de continuidade, com a realização de 3 Assembleias-Gerais, sem que se encontrasse uma solução Directiva, para que o Clube evitasse a sua extinção.

Na altura, enquanto sócio, apesar de não viver em SA das Areias, e de, nem sempre no passado, ter sido bem tratado por uma comunidade que sempre servi sem qualquer interesse pessoal, achei que não devia deixar morrer o nosso Clube, e convidei mais “meia – dúzia” de sócios, para me ajudarem a formar Corpos Gerentes para gerir o biénio 2008/2010.

Tal veio a concretizar-se, embora dos que se comprometeram para a Direcção, o Vítor Bernardo nem chegou a tomar posse, o Clarimundo Lança nunca apareceu, e o José João Nunes e o António Raposo Machado demitiram-se 1 ano depois, sem que se soubesse de qualquer razão interna.

No entanto, os que restaram o João Bugalhão, o Rui Boto, o João Manuel Lança e a sua equipa da Secção de Futebol (sem esquecer, claro, todo o apoio dos membros do Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia), lá conseguiram chegar até ao fim do mandato, e parece-me que de uma forma honrosa e digna para o GDA.

Para além desta equipa Directiva, não posso deixar de referenciar aqui o apoio de diversas Entidades, nomeadamente, a CM de Marvão e as 4 Juntas de Freguesia do concelho, como reconhecimento do GDA como Associação concelhia, muito mais que um clube de SA das Areias; e ainda, o apoio com alguns Donativos de amigos do Clube.

Se bem que alguns objectivos não tenham sido inteiramente cumpridos, nomeadamente, o processo de legalização da Sede, a participação no Campeonato de Futebol Sénior, e alguma falha organizativa na cobrança de Quotas aos associados; a finalidade principal, que era o Clube não acabar, fazer o seu saneamento financeiro, e devolver o “bom-nome” de uma Associação honesta e de “cara lavada”; esses foram inteiramente cumpridos e até superados, deixando para o futuro tudo em aberto para aqueles que virão.

Do conjunto de Actividades desenvolvidas não posso deixar de salientar, entre outras, as seguintes:
- Participação nas 3 Épocas nos Campeonatos de Futebol Infantil da AFP
- Reorganização do Projecto de Velhas Guardas do GDA
- Organização do Torneio Nacional de Ténis-de-Mesa em 2009
- Actividades diversas da Secção de Malha
- Abertura diária da Sede aos Sócios e restante população
- Organização e Participação em Festas e outros Eventos Culturais
- Abertura da Sala 2/Discoteca em datas festivas estratégicas
- Colaboração com todas as Entidades do concelho em diversas Actividades.

Não posso deixar de referir ainda, que foi durante este mandato que se procedeu à instalação do piso sintético do Campo dos Outeiros. Obra da responsabilidade da CM de Marvão, à qual aqui deixo o meu agradecimento a todo o Executivo actual, sem esquecer o anterior Vereador do Desporto, Pedro Sobreiro, que esteve na génese desta iniciativa.

A nível Financeiro, herdámos das Direcções Anteriores uma divida de cerca de 19. 500 Euros (cerca de 3 900 contos em moeda antiga), dos quais pagámos, aproximadamente, 12 000 Euros.

O restante, segundo a Direcção que nos precedeu, não foi reconhecida como sendo do Clube, mas sim, da responsabilidade pessoal do Tesoureiro da Direcção do biénio 2004/2006, quando era Presidente da Direcção Mena Antunes, sobre o qual, nos foi referido ter recebido as verbas em causa e nunca as ter pago aos credores.

Como se pode verificar no Quadro 1, durante este biénio, as Receitas foram de 51. 215,88 Euros, e as Despesas de 41. 360,95 Euros, das quais, cerca de 12. 000 Euros foram de pagamento de dívidas antigas, transitando para aos próximos Corpos Gerentes um Saldo Positivo de cerca de 10. 333,99 Euros.

Quadro 1 - Balancete do Biénio 2008 - 2010

(Clicar para ampliar)


Chega assim ao fim este mandato, em que muito me orgulho de ter liderado estes 2 anos da vida do GDA, a juntar aos outros 4 entre 1996 e 2000, e, mais 20 anos noutras funções.

Em contextos muito diferentes, penso que os resultados, que é o que interessa, falam por si.

No próximo sábado, 30 de Outubro, às 15 horas, na Sede do GDA, irá realizar-se-á uma Assembleia-Geral, para apresentação de contas e eleição dos próximos Corpos Gerentes.

Espero que os Sócios e as forças vivas do concelho estejam atentas e dêem a sua participação ao Acto, para que se encontre uma solução de continuidade, e, não se repita o impasse de há 2 anos atrás.

A desculpa de dificuldades financeiras..., parece que não existe! E que o seu equilibrio, é apenas uma questão de gestão. Já foi assim há 10 anos quando se liquidou um passivo de 4.000 contos, e no final ficou o Saldo Positivo de 500 contos; foi assim agora, e fica um saldo de 10.000 Euros.

É tempo das pessoas boas, que ainda restam no concelho não se refugiarem; que os mais jovens assumem que chegou o seu tempo na roda da vida; ou ainda, que aqueles que sempre estão disponíveis para cargos remunerados, assumem as suas responsabilidades sociais e provem, no movimento associativo, as suas competências e as suas preocupações com os outros.

Não vale a pena fazer discursos inflamados de amor platónico ao Clube, ou bater com a mão no peito…, é necessário, às vezes, assumir responsabilidades e ir aos "cornos" do bicho (rabejador qualquer é...); e não fazer como aqueles “pais” que andam sempre aos “beijinhos” aos filhos, mas nunca mexem um dedo para lhes dar uma fatia de pão.

Deixo ainda aqui o alerta, para os representantes autárquicos, nomeadamente, os da Câmara Municipal de Marvão e Junta de Freguesia de Santo António das Areias a estarem atentos, e implicarem-se de uma forma positiva e preventiva, para que o único Clube do concelho em competições associativas, não tenha uma morte antecipada. Custa sempre mais fazer de novo que preservar o já feito.

Se o não fizeram, não haverá desculpas, para que mais uma vez, os “xicos-espertos”, vejam ali uma porta para os seus devaneios e “aproveitanços”.

Por mim, garanto, será o último dia. Quando a Assembleia terminar, toda a Documentação ficará na Mesa, assim como as respectivas “chaves” que carrego.

Chegou a hora de acabar este meu ciclo de vida.

Obrigado a todos pela colaboração.

João Bugalhão

Nenhum comentário: