(clicar para ampliar)
Na última edição do jornal “Alto Alentejo” surgiu este artigo sobre as próximas autárquicas em Marvão que alvitra alguns cenários que destaco:
1 – António Raposo vai pelo PS, ocupando um lugar diferente daquele que aspirava à partida!
2 – Mena Antunes é o candidato do CDS-PP!
4 – Mau estar no CDS, que adjectiva o comportamento de António Raposo de: “pouco ético e politicamente reprovável” e que critica, igualmente, o PS!
4 – Vítor Frutuoso será o recandidato pelo PSD!
5 – Apesar de pouco provável, poderá surgir uma lista de independentes, com origem nos descontentes do PS e (ou) PSD!
6 – Surgirá, seguramente, uma lista da CDU!
7 – Provavelmente, surgirá uma lista do BE!
8 – Outras personagens do CDS-PP talvez possam fazer acordo com o PSD para uma candidatura conjunta!
Parafraseando um amigo, diria:
ISTO PROMETE!!!!!
Grande Abraço
Bonito Dias
7 comentários:
Um pouco de “politiquice”… nunca fez mal a ninguém!
Em resposta a uma questão posta pelo Luís Bugalhão lá atrás, convém responder, para quem não saiba, que a delegação autárquica que se deslocou ao Brasil, para assinarem a proposta de Geminação foi constituída por dois representantes do PSD (Carlos Sequeira e Pedro Sobreiro uma representante do PS (Madalena Tavares) e uma Técnica Superior da Câmara (que nas últimas eleições foi candidata pelo PS).
Foi assim uma representação “centrona”!
Garanto-te que se fosse poder a oposição, não sei se assim seria…
Não foi ninguém do PC, porque esse Partido tem tido para com o concelho de Marvão uma política vergonhosa, ao apresentar Listas aos Órgãos Autárquicos de Marvão, constituídas por gente que ninguém conhece por estas bandas. Certamente, algumas, nem sabem onde isso fica, a maioria das vezes sem qualquer respeito, pelos seus militantes e simpatizantes que residem no concelho. Os pedagogos da política, nem sempre utilizam a pedagogia que apregoam.
Em relação ao artigo agora publicado pelo jornal “Alto Alentejo” e ao nascimento de candidatos como “tortulhos”, (e ainda não estamos no Outono), não deixa de ser jovial, como se perfila tanta gente para dirigir um concelho, a maioria deles, sem nunca se lhes ter conhecido uma acção de preocupação na causa pública, nomeadamente, nas diversas associações do concelho. Mas que se apresentam como catedráticos a representar os marvanenses, certamente, mais preocupados com os 400 ou 500 contos ao fim do mês e arranjar alguns empregos para os seus familiares, do que com os verdadeiros problemas do concelho.
Se esses candidatos de “meia-tigela” querem mostrar trabalho e competências, passem primeiro pelo movimento associativo e façam um “tirocínio”!
Só que aí não há “dinheirinho”. Quando muito, só para porem lá algum, garante-vos eu que já experimentei.
Para esses candidatos “entortulhados”, têm uma primeira oportunidade na próxima segunda-feira 4/8, no Grupo Desportivo Arenense, vai ter Assembleia. Garanto-vos que ainda estão a tempo, porque conheço os Estatutos.
Sabem quantos lá estarão?
jbuga
Estou a gostar muito deste forum Marvão, permite dar opinião e tenho verificado com muita lisura na composição dos textos.O que interessa neste momento é comentar as próximas autarquicas e as pessoas que se perfilam para a Presidência do nosso tão flagelado concelho.Na realidade como já disse noutro comentário os eng.os que vem para a camara ´só para estagiar para presidente.João a minha candidatura é mesmo por isso,como e muito bem dizes o PC irá também apresentar um candidato de fora.Sinto vergonha que não haja um natural a candidatar-se á
Camara, é o sinal da pobreza do nosso concelho.Eu não me candidato aos 500 contos porque se fosse eleito eles seriam para destribuir mensalmente pelas instituições do concelho.No entanto fiquei triste quando da ultima assembleia, quando o Sr. Antònio Raposo se dirigiu a mim para me comunicar a sua decisão
eu lhe disse exactamente isso.O sr. não vem para servir o concelho, mas para se servir a si,
e ele respondeu :É natural que tenha ambições para a minha vida:! Isto significa que primeiro está a
realização pessoal depois o Concelho.Por outro lado que sensibilidade tem o cabeça de lista do PS para as gentes de Marvão principalmente na componente social.Vamos estar com mais promessas e viver no mesmo marasmo que temos vivido estes anos.Espero não ver nas promessas a mesma ladainha que depois nada se faz.Espero coisas palpaveis e que se realizem , não promoções pessoais em vez da libertação do Concelho que se encontra preso por lutas estúpidas que não vão a lado nenhum.Sei que vai ser uma luta muito grande as próximas eleições, mas que orgulho sinto em ser o único Marvanense nessa luta,saberei
tansmitir aos verdadeiros Marvanenses essa diferença.Mena Antunes
Este comentário tinha-o colocado noutro post, mas penso que devido à sua actualidade deveria relembrá-lo aqui no post do Bonito.
Temos assistido nos últimos dias, a uma verdadeira sessão de treinos livres para a grelha de partida que serão as próximas eleições municipais, e ainda falta um ano…
Como por magia, lembramo-nos de valores que durante muito tempo estiveram guardados no baú, mas que ao aproximar-se esta época festiva (eleições) são essenciais recordarmos.
Desculpem o desabafo, mas por vezes dou por mim a pensar (sim às vezes também penso), esta politica municipal lembra-me aqueles Prefeitos brasileiros, género coronel das cidades do interior, sem ideias, sem rumo, mas com uma vontade indómita de se perpetuarem no poder.
Como diz o Bonito, apresentem programas, discutam ideias, não tenham medo ao dialogo, façam uma pré campanha se necessário, mas por favor, a todos os que vão ser intervenientes, não nos deixem continuar nesta mediocridade que tem sido a politica no concelho ao longo de 34 anos de democracia.
Jorge Miranda
Tem toda a razão Jorge.Não sei se o conheço pessoalmente, mas estou de acordo com o que diz.Marvão tem sido penalizado pelas lutas intestinas dos componentes das facções politicas. Marvão deveria ter só uma lista de consenso com todos os Marvanenses que gostem da sua terra com paixão, e não daqueles que buscam promoção á custa de sacrificar o próprio concelho.A grelha de partida é feita por simbolos que no poder local deveriam ser banidos, mas infelizmente isso não pode ser e as pessoas geralmente votam por amor clubista e nada mais.Marvão tem que fugir dessa situação. Mena Antunes
OPINIÃO
O que temos vindo a assistir nos últimos anos nas eleições autárquicas começa a cheirar a esturro.
Sobretudo desde que apareceu uma Lei, que passou a permitir aos Funcionários dessas Instituições candidatarem-se aos cargos de Dirigentes, através de eleições (muitas vezes por falta de competências e mérito nas suas carreiras) e com os votos dos munícipes leigos, mas também, dos seus “correligionários” de serviço.
Em Marvão, essa situação começa a ser chocante.
Mena Antunes já aqui a abordou pela rama, mas ela é mais profunda, merece reflexão no futuro e certamente tomada de posição.
Senão vejamos os Candidatos anunciados:
PS:
1º - Nuno Lopes (Funcionário da CMM)
2º - Luís Costa (Funcionário da CMM)
3º- António Raposo (Funcionário da CM Portalegre)
PSD:
1º - Vítor Frutuoso (Funcionário da CMM)
2º -??? (“Consta” que Funcionário da CMM)
3º-??? (“Consta” que Funcionário da CMM)
E não me venham argumentar que todos os cidadãos têm de estar em situação de igualdade perante a Lei! Porque essa mesma Lei não permite, por exemplo, aos Chefes de Serviço de Finanças, serem Candidatos Autárquicos no concelho onde prestam serviço, nem dos concelhos limítrofes.
A continuarmos assim, não tardará que a nossa “democracia”, pára mais uma originalidade, com rotação permanente, entre “patrões e empregados”!
Isto é: “o dirigente de hoje, será o dirigido de amanhã, e, vice-versa”
Marx, não idealizaria melhor…
jbuga
Para já estas pessoas não dizem nada ao concelho, mas temos que ficar já com o pé atrás em virtude daquilo que se passou na ultima assembleia, em que os senhores que representam o PS na dita assembleia, vieram com problemas que só funcionarios da camara tinham conhecimento, portanto pessoas que não sabem ser solidarias é de desconfiar.Por outro lado a capacidade destes senhores nunca foi demonstrada, portanto não me venham com fazer algo por Marvão que isso é uma rotunda mentira.Promoção pessoal sim.O PS já nos habituou a trazer pessoal de fora que ninguém conhece,e segundo consta este tal Nuno Lopes é pessoa de dificil relacionamento e os outros de espirito vingativo.Espero pois que o Sr.Presidente da Camara não nos venha fazer essa desfeita de mais funcionários públicos a candidatos, não é que eu tenha qualquer coisa contra eles, mas por favor deixem também as outras pessoas competentes fazer parte do sonho.dois mil e novecentos eleitores dos quais 80% desconfia destes senhores os outros 20% são os pseudo politicos que com ganância tentam chegar onde a sua capacidade nunca lhes daria possibilidade de chegar. MENA ANTUNES
Primeiro abriram a caixa de Pandora e agora estavam á espera do quê? Que eu saiba, o primeiro funcionário da Câmara a ser eleito Presidente da mesma, foi o actual.
Todos sabemos ou deveríamos saber, salvo honrosas excepções (que existem), a maioria das pessoas que têm representado o nosso Município procuram apenas duas coisas; uns, uma reforma dourada, outros, uma via para a promoção balofa em termos sociais.
O mais grave num concelho em que a Câmara funciona como o maior empregador, ora quem conhecer ou dominar a engrenagem, mais facilmente chegará ao poder ou poderá mantê-lo.
A forma como se vão ocupando cargos com pessoas de confiança dentro de estruturas empregadoras, o tráfico de influências, é fácil dominar quem já pouco tem… é uma cultura do medo.
Concordo com a opinião do Buga, mas acho que não devemos colocar essas hipóteses só para nós, porque parece-me que à 3 anos o discurso não era o mesmo…
Jorge Miranda
Postar um comentário