terça-feira, 5 de agosto de 2008

BALANÇO DE JULHO DE 2008


Meus caros amigos visitantes do Fórum Marvão, chegou ao fim o nosso 3º mês de existência.

Até agora, e de acordo com alguns retornos que nos têm chegado, podemos considerar que esta tem sido uma iniciativa positiva, ultrapassando, inclusivamente, as nossas expectativas. Pena que, alguns dos colaboradores que se comprometerem a contribuir, até agora não o tenham feito, porque poderiam, com a diversidade das suas opiniões, enriquecer este espaço, que é de todos.

Não podemos deixar de realçar, um “toque positivo” que nos chegou por parte do Director dum jornal distrital – O Alto Alentejo, ao comunicar-nos, que nos considerava um espaço diferente no universo dos Blogs regionais, e, uma forma diferente de participação na vida pública. Oxalá, no futuro, consigamos manter esta linha.

Julho foi o mês de “explosão” deste espaço, cerca de 3 150 visitantes (a juntar aos 2 700 dos dois primeiros meses), numa média de 100 visitantes/dia. Estamos no entanto conscientes, que actualmente, o nosso crescimento, estará a atingir o seu limite, já que estas coisas da NET, não estarão ainda tão generalizadas, como seria o objectivo no nosso governo central.

Este mês, ficou marcado pelos temas da politica caseira do nosso concelho, com o aparecimento dos primeiros Candidatos às próximas eleições autárquicas, mas sobretudo, pelas polémicas existentes dentro do actual executivo, nomeadamente, ente o Vice-Presidente e o Presidente da CMM.

No espaço que dedicámos à auscultação dos nossos visitantes realizámos 3 sondagens. Queremos alertar os nossos visitantes, que não concedemos a estas pesquisas qualquer valor científico, já que existem diversas variáveis informáticas, que não podemos controlar e disso temos consciência. No entanto iremos continuar com este espaço, sobretudo, para nos servir no futuro, como meio comparativo.

Assim, as duas primeiras questões que pusemos tiveram a ver com a temática do desenvolvimento económico do concelho de Marvão, nomeadamente, as tão debatidas “Zonas Industriais” e a animação da Zona de Lazer da Portagem como espaço ligado ao Turismo.

No Quadro 8 podemos verificar, que cerca de 82% dos nossos visitantes consideram a Criação de Espaços para a Implantação das tais Zonas, importante, com a grande maioria (62%) a considerar que é mesmo muito importante.
Tem a palavra o actual executivo, em demonstrar esse seu objectivo. Para já têm a opinião aqui do Fórum: venha de lá esse trabalho!


Em relação à Opinião sobre a Dinamização do Espaço de Lazer da Portagem, podemos verificar no Quadro 9, que a maioria (63%) tem uma opinião Negativa dessa dinamização. Com apenas 10% a manifestar que tem “Boa” opinião dessa animação. Mais um recado para o executivo e a sua vertente de animação e cultura, mas também para os empresários da zona: qual a vossa participação nesta actividade, estão à espera apenas da intervenção pública e do dinheiro dos contribuintes? Então vocês não são os principais beneficiados? Vamos lá pensar a coisa, unam-se e deixem-se de “competições bacocas”.




A terceira questão lançada aos visitantes do Fórum, teve a ver com o modelo organizativo da 10ª Feira de Gastronomia e a 1ª Feira de Artesanato Urbano do Concelho de Marvão. No Quadro 10 podemos verificar, que a grande maioria dos nossos visitante que responderam a esta questão preferiam os modelos organizativos do passado. Das 96 respostas recebidas, 24% referiram que preferiam o “modelo” dos dois últimos anos, com a Feira a ser realizada na Portagem e a Gastronomia a ser fornecida pelos restaurantes da região. Apenas 10% das respostas, referiram preferir o “modelo” deste ano (ter em conta que a sondagem esteve à disposição dos visitantes, três semanas após a sua realização). No entanto, a grande maioria (66%) das respostas recebidas, referiram a sua preferência pelo “modelo” anterior a 2006 (Local de realização a vila de Marvão e Gastronomia no Castelo).




Fica pois a explicação para quem de direito, sobre o porquê das diversas mudanças efectuadas, já que explicações públicas, são muito pouco conhecidas dos marvanenses.

Até lá, apesar do tempo de férias, o Fórum Marvão não deixa de “rodar” e o Agosto aí está, bom para “banhos”!

Para quem pode…

Nenhum comentário: