Como acho que esta matéria é de especial interesse para os visitantes do Fórum aqui fica o meu humilde contributo para este tema. Mais à frente, quando existirem elementos objectivos, conto fazer outro post com as mudanças no Concelho de Marvão.
Após as eleições de 5 de Junho último, e de acordo com Memorando de entendimento assinado com a União Europeia, BCE e FMI (Maio), desenrola-se o processo de preparação da base para a reforma da administração local. Neste documento pode inclusive ler-se “Reorganizar a estrutura da Administração local. Até Julho 2012, o Governo desenvolverá um plano de consolidação para reorganizar e reduzir significativamente o número destas entidades. O Governo implementará estes planos baseado num acordo com a CE e o FMI.
Estas alterações, que deverão entrar em vigor no próximo ciclo eleitoral local, reforçarão a prestação do serviço público, aumentarão a eficiência e reduzirão custos.”Passado isto, temos a deliberação sobre a reforma da Administração Local Autárquica que decorre de uma resolução do Conselho de Ministros nº 40/2011 de 8 de Setembro de 2011, que no fundo vem legitimar o Documento Verde da Reforma da Administração Local.
– “O Documento Verde da Reforma da Administração Local visa, sobretudo, lançar o debate político, estabelecer os princípios orientadores e os critérios-base, promovendo o estudo e a análise do suporte legislativo em vigor”.
Podemos delimitar e resumir esta reforma em três níveis básicos: uma reforma de gestão, uma reforma de território e uma reforma política do Poder Local. A Reforma da Administração Local terá ainda quatro eixos de actuação, que estão directamente relacionados com os níveis básicos supracitados: o Sector Empresarial Local (Gestão), a Organização do Território (Território), a Gestão Municipal, Intermunicipal e o Financiamento (Gestão) e a Democracia Local (Política).
-
-Ao longo dos últimos meses muito se foi lendo e escrevendo sobre esta Reforma. Muitas vezes o que se disse não foi o mais acertado ou correcto. Importa por isso conhecer os critérios que estão no centro da discussão, relativamente à agregação de freguesias e, mais do que isso, é necessário conhecer o Documento Verde da Reforma da Administração Local, que aqui deixo.
-
-
Quanto a Objectivos (ai o Acordo Ortográfico) chamo a vossa atenção para os “Ganhos de Escala”, um conceito que está geralmente ligado à Economia, e que traduz os "ganhos que se verificam no produto e/ou nos seus custos, quando se aumenta a dimensão de uma fábrica, de uma loja ou de uma indústria" (Seldon & Pennance, 1977). Será que este conceito também funciona com a Organização do Território?
-
-Como critérios foi utilizada a Tipologia de Áreas Urbanas (TIPAU), do INE. Isto é, foram utilizados critérios estatísticos para a Organização do Território. Mais uma vez pergunto, será boa ideia?
-
Esta última frase, que foi tirada do Documento Verde da Reforma da Administração Local está carregada de Contradições e Incertezas. Como é possível reduzir significativamente o número de freguesias e apostar nas políticas de proximidade?
Desculpem a maçada!
Qualquer coisa, comentem...
4 comentários:
Aqui está um tema importante e do qual é urgente saber mais, fico à espera do post sobre as mudanças no Concelho. Parabéns Tiago!
Muito pertinente este tema.
Espero que os nossos Autarcas tragam isto à discussão, e talvez não fosse má ideia, que a exemplo de Lisboa, nos antecipássemos e apresentássemos propostas no concelho de Marvão.
Senão daqui a dias e a exemplo dos serviços de saúde e do golfe, assistiremos ao nosso Presidente de Câmara a chorar “lágrimas de crocodilo” em tudo o que seja entrevista ou reunião pública...
Deixemo-nos de ser reactivos e sejamos proactivos.
Para já, e embora ainda não existam decisões definitivas (o chamado "Documento Verde da Reforma da Administração Local" ainda é "só" uma proposta... em fase de discussão), a aplicação ao Concelho de Marvão dos critérios definidos (sugeridos?) aponta para a manutenção, tal como estão, das Freguesias de Santo António das Areias e da Beirã e para a eventual agregação das Freguesias de Santa Maria de Marvão e São Salvador de Aramenha.
Podem encontrar as FREGUESIAS QUE REUNEM OS CRITÉRIOS DE ORGANIZAÇÃO TERRITORIAL, neste documento:
http://www.anafre.pt/noticias/image
ns/FREGUESIAS_REUNEM_CRITERIOS.pdf
Atenção aos Asteriscos*
Postar um comentário