O tempo não perdoa. No entanto, este post tinha que ser feito, independentemente do passar dos dias e da falta de disponibilidade para o mesmo. Marvão além de ser um sítio único tem, apesar de tudo, uma enorme oferta comunitária, de convívio e interacção, isso tem que ser dito e enaltecido, não importa o dia.
Estes pontos de encontro da vida associativa, social e cultural serão o garante para permanecermos unidos no futuro, enquanto Concelho, como Marvanenses. São as tradições, as festas (mais ou menos religiosas) e todas as outras formas de reunião que me fazem acreditar no nosso Concelho, bem como as pessoas, mais ou menos jovens, com uma capacidade incrível de mobilização que tornam este desiderato numa realidade atingível.
Não é necessário serem as Juntas de Freguesia, a Câmara e o seu executivo - que sabem que tenho criticado construtivamente pela sua falta de pró-actividade - a promover a totalidade dos eventos, encontros, passeios ou convívios. As associações do nosso Concelho, as pessoas (per si), os restaurantes/cafés/bares sabem fazê-lo, dinamizando a comunidade, fazendo com que se conviva e discuta (n)o Concelho.
Este post não vem de um mero acaso, o facto que é que dei por mim a pensar no sábado passado (6/3/2010) que: ainda há coisa de um mês fazia o debute no tradicional jantar dos compadres em Marvão e naquela precisa hora estava a iniciar um torneio de Pro Evolucion Soccer (playstation 3) na Portagem. Veio-me à cabeça, em jeito de brincadeira, um conhecido slogan publicitário: “Se eu podia viver sem o Concelho de Marvão? Podia. Mas não era a mesma coisa!” A sério, apesar de todas as adversidades, o nosso Concelho consegue ter uma abrangência comunitária admirável. Não sei se isto é um pensamento insensato ou despropositado, mas quem vive o território deve sentir aquilo que isto representa. Uma ressalva: não quer isto dizer que se adopte uma lógica bairrista, até porque acredito que o sucesso para o nosso desenvolvimento passa pelas sinergias geradas com toda região, e sobretudo com os nossos irmãos espanhóis.
Assim, invoquei estes dois casos como podia invocar outros tantos que são desenvolvidos por outras entidades em Marvão. Estes dois acontecimentos têm como particularidade terem nascido de uma forma não institucional, visto que o primeiro caso foi da responsabilidade dos compadres de Marvão com a ajuda do Restaurante Casa do Povo e o segundo do Xalipas Bar na Portagem – que se diga de passagem deve ser reconhecido aqui neste espaço como um dos poucos sítios do nosso Concelho onde se pode conviver até um pouquinho mais tarde, justiça lhe seja feita.
São, exactamente, este tipo de actividades que tornam o Concelho de Marvão único, que nos obrigam a viver intensamente cada dia em Marvão e fazem com que o Concelho seja cada vez mais atractivo. Eu cá continuo a ACREDITAR em Marvão e nos Marvanenses!
Viva Marvão todo.
Aqui vos deixo algumas fotos que ilustram esses momentos:
Jantar dos Compadres - Restaurante Casa do Povo Marvão
1º Torneio Pro Evolution Soccer - Xalipas Bar Portagem
2 comentários:
Q belo torneio e q bela final!
Tive o privilégio de estar presente em ambas ocasiões, e realmente foram momentos bem passados. Esperemos que de Futuro ainda haja mais eventos do género, pois este convívio e este tipo de relacionamento são sempre positivos. Um Grande Abraço para os Intervenientes e Organizadores, assim como, para o Tiaguinho que teve a excelente ideia de colocar este artigo! É pena é o mau fotografo, a ver se para a próxima se arranja um melhor. :)
Postar um comentário